segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Bolo de cenoura com calda de chocolate


De volta ao conforto do blog e da blogosfera… Pode ser virtual, mas a verdade é que sinto algum conforto ao ler alguns e ao saber que alguns me lêem (enfim, até um coração duro como o meu fica lamechas nesta época…).

O bolo de aniversário do meu marido foi de cenoura com cobertura de chocolate. A receita não é minha. Chama-se "Bolo de cenoura da minha mãe Lídia". Vi-a há algum tempo num site, no geocities, mas ainda bem que imprimi, porque já retiraram a página da web. É rápida, prática e resulta num bolo delicioso, e até saudável. Só vantagens ;)
Alterei-a ligeiramente, e leva 3 ovos, 4 cenouras, 1/2 chávena de óleo e 1 pitada de sal, batidos no liquidificador. Esta mistura é adicionada a 2 chávenas de farinha e outras 2 de açúcar, 1 colher de chá de fermento e outra de canela. Coze a 170 ºC durante uns 45 minutos.
Entretanto, fiz uma calda com 1 pacote de natas de soja, açúcar e cacau, para dar um ar de graça, e polvilhei com confettis de chocolate.

Prestes a criar um novo blog, só me falta a fotografia. Não sou bipolar, mas há coisas que sou que não cabem aqui, nem ficam bem com comida.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pudim de laranja e cenoura


Este pudim foi a sobremesa do jantar de sábado. Fi-lo com leite condensado de soja – descoberto em Espanha, muito bom –, 3 cenouras cruas, 4 ovos, sumo de 1 laranja e 1 colher de sopa de Maisena. 



Tudo triturado no liquidificador, cozeu em banho-maria durante 1 hora, e é um pudim a repetir, delicioso!

Aqui a ser degustado por um gentil convidado!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Pão de 3 farinhas


Ah, a Panificadora sempre faz pão! Baseando-me na receita do blog http://ostemperosdaargas.blogspot.com/, aqui misturei 6 copos e meio de 3 farinhas - de trigo, soja e integral -, com 1 colher de sopa de sal e 3 copos de água morna com 2 colheres de sopa de fermento (deveria ter sido apenas 1 e 1/2, mas estava a cismar e enganei-me...).
Levedou numa taça coberta por um pano durante cerca de 1 hora. Depois, moldei os pães, deixei levedar já no tabuleiro durante mais uns 30 minutos e cozi a 200 ºC por 35 minutos. Muito fofinhos ficaram ;)

sábado, 19 de dezembro de 2009

Selo Blog Coração de Ouro


Lindo e muito querido, que recebi da Scaf, do http://scafsky.blogspot.com, uma amiga que está a passar por uma fase de grande luta.

As regras do prémio são estas:
1- Colocar o prémio no blog.
2- Nomear 10 blogs que demonstram Amizade e/ou Gratidão.

E passo o selo
à própria Scaf (http://scafsky.blogspot.com/), porque sei que, apesar das dificuldades, gosta de ajudar os outros;
à Luisa (http://trioderachar2.blogspot.com/), que é uma amiga do coração muuuiiito especial;
à Cláudia (http://buyandhelp.blogspot.com/), outra amiga muuuiiito especial;
à Ana (http://ardegato.blogspot.com/), outra amiga linda;
à Abelha Maia (http://acolmeiadaabelha.blogspot.com/), porque já conheço um pouco o coração dela;
à Sónia (http://cozinhadasalexandra.blogspot.com/), a minha "madrinha" da blogosfera ;);
à Poison (http://poisonnicky.blogspot.com/), cujo coração também já conheço um pouco;
e à Mary (http://saboresdearomas.blogspot.com/), com um episódio de Natal que eu nunca mais esqueci.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Bolo de iogurte e muesli com frutos tropicais


Bom, parece que hoje não janto tão cedo. Homem ainda não chegado... Que desagradável, serei forçada a ir ao frasco da Nutela outra vez...
Se bem que ainda tenho uma grossa fatia de bolo de muesli com iogurte, feito com 2 chávenas de açúcar, 3 ovos, 2 iogurtes de tutti-fruti, 2 chávenas mal cheias de farinha de trigo com fermento e 1 chávena de muesli de frutos tropicais.

Nada fotogénico, mas muito gostoso ;)
Vou aproveitar para trabalhar mais um pouco...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Bifes de atum com molho de cogumelos


Ficou muito apetitoso o almoço de ontem. Tendo ido ao supermercado (de onde trouxe um frasco de Nutela, com a qual, vergonhosamente, já comi 3 pães hoje e pondero agora comer o 4º...), comprei uma base para molho de cogumelos.

Que prático: temperados os bifes com limão, alho, sal e pimenta, alourei-os em margarina quente e, depois, cobri-os com esse molho, feito com o conteúdo da saqueta, leite e mais margarina. Acrescentei, ainda, uns cogumelos pretos desidratados que tinha descortinado em Espanha, e servi com arroz de feijões de soja.

Não posso comprar Nutela….

domingo, 13 de dezembro de 2009

Tarte patanisca de bacalhau e camarão


Uma tarte que fiz para um jantar tardio da semana passada, para aproveitar umas sobras de arroz de bacalhau.
Se bem me lembro, bati 2 ou 3 ovos com uma boa mão cheia de queijo mozzarela ralado, juntei as tirinhas de bacalhau sobejantes, 1 chávena de leite, outra de farinha de trigo integral, um pouco de camarão descascado, 1 latinha de pimento vermelho assado e creio que foi tudo. Sobre uma forma forrada com uma base de massa quebrada, deitei este composto, decorei com umas azeitonas pretas e pimba para o forno, onde cozeu lentamente.

E agora, como ou não como?

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Filetes de peixe-espada recheados com patê de atum


Olá, minhas ricas meninas!
Enquanto o jantar de hoje coze, cá vai uma espreitadela ao de ontem.
Tinha filetes de peixe-espada frescos e, como eram compridos, decidi recheá-los com um patê de atum mais simples do que o que faço como entrada: apenas atum desfiado, temperado com alho picado, um pouco de maionese, mostarda com grãos, pimenta branca e ketchup. É só colocar em montinho no filete, compactar e enrolar, enrolar...
Foi ao forno juntamente com batatinhas com casca, tudo envolvido em azeite, sal, pimenta branca, alho picado e mais mostarda com grãos.

Aqui está com um aspecto um pouco dirty, mas é para se ver o recheio ;)
Bjs,
M.

Dia Mundial dos Direitos Humanos

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bolo de leite de coco


Buon giorno!
Este bolo foi a sobremesa do jantar de sábado. Já o tinha feito uma vez, mas as fotografias ficaram feiotas. Bem sei que o feio também tem direito à vida, mas eu gosto que venham ao blog ;)
Entretanto, um dos convidados do jantar descobriu uma função Gourmet(!!!) na máquina fotográfica e as imagens já saem muito melhor! Agora é que ninguém me pára! Aliás, o gato já foi fotografado com essa definição, por isso é que está tão apetitoso…

Só sobrou um mon chéri...


O bolo: 2 ovos batidos com 2 chávenas de açúcar, mais 1 lata de leite de coco, 1 chávena de farinha e uma pitada de fermento (as minhas receitas são mesmo simplex!). Já na forma, polvilhei com amêndoas laminadas. Cozi no forno lentamente, a 170º, durante uns 45 minutos, para não queimar a amêndoa e também porque este bolo é mais delicado, por ter menos farinha.


O vinho, trazido pelos agradabilíssimos convivas.

E viva o ritmo da semana! Pelo menos não se pensa tanto…

domingo, 6 de dezembro de 2009