segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bolo de iogurte com chantilly de morangos


Quem é mais amigo? O que nos passa a mão na cabeça com um “cha-laaa” ou o que mete nojito e nos diz que vamos mal, que o melhor é mudarmos de direcção? O que acham?
Há uns bons anos, uma amiga queixou-se de que eu não a “chamava a atenção”. Gostei que mo tivesse dito (chamando-me, ela sim, “a atenção”), porque, de facto, passar mãos na cabeça, vendo que a pessoa está errada, de nada serve. A menos que não gostemos da pessoa e nos borrifemos para ela, claro.



Mudando radicalmente de assunto, o bolo deste fim-de-semana foi quase igual ao último que fiz, mas a cobertura foi diferente, porque comprei uma tonelada de morangos e tinha de gastar os mais maduros. Então, parafraseando-me a mim própria, “a facilidade do costume: é bater 6 gemas de ovos com 2 chávenas de açúcar + 2 chávenas de farinha + 1 colher de chá de fermento + 1 iogurte + 1/2 chávena de óleo + 6 claras em castelo.”
Por cima, morangos maduros batidos com 1 pacote de natas e 2 colheres de sopa de açúcar.

Esta boleira estava em oferta na Makro na compra de queques (ofereci-os, só me interessava mesmo a boleira!):


Sabem que mais? Nunca mais é Inverno!

domingo, 30 de maio de 2010

Empadão de peixes e grelos


Olá, minhas ricas meninas!

Ontem fui ao Bolhão. Conhecem? É um mercado maravilhoso e centenário na baixa do Porto, onde já ia em pequena com a minha mãe, e a minha mãe ia também com a mãe dela. Lembro-me, por exemplo, de que a minha avó comprava morcelas a uma “senhora de confiança"! São memórias bonitas e pitorescas, sobretudo num tempo (ou então numa idade...) em que alguns de nós sentimos que já não temos muitas pessoas em quem confiar (por vezes, nem nos familiares mais próximos, o que é preocupante e assustador).

Bem, não importa. Ia dizendo, então, que fui ao Bolhão, o que implica inventar espaço no frigorífico ao chegar a casa. Ficou atestadíssimo, o que se agravou de tarde, quando fiz um bolo com calda de chantilly e morangos que também precisou de frio. Por isso, hoje tive mesmo de desbastar os 500 mil tupperwares (mentira, tupperwares mesmo só tenho 4! (acabo de me aperceber que não sei do paradeiro do maior!). Ora fiz, portanto, uma receita de APROVEITAMENTOS!
Numa assadeira untada com Vaqueiro líquida (e utilizando o truque da Soraia de espalhar com pincel de silicone ;)), dispus em camadas arroz branco cozido, ovo cozido às rodelas e grelos salteados em azeite. Por cima, umas sobras de peixe-espada, tamboril e ainda ½ alheira de bacalhau (esta não foi comprada a uma “senhora de confiança”, mas sim na Makro...). A rematar, 2 ovos batidos com mistura de três queijos ralados. Forno e miammm!


Um bom domingo para todas!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lascas de bacalhau em azeite com batatinhas novas


Meninas, como vão? Pelo que vos conheço, dir-me-iam que vai tudo bem ;)

Tenho feito algumas vezes esta receita. As fotografias ficaram uma decepção, mas cá vai na mesma.

Enquanto as batatinhas novas assam em forno bem quente, com casca, envolvidas em azeite temperado com sal, pimenta branca, mostarda com grãos e folhas de louro esmigalhadas, o bacalhau é feito assim: devidamente demolhado e em lascas, é fervido numa boa porção de azeite, sem água, e com vários dentes de alho picado (o bacalhau quer alho, que havemos de fazer?), mais louro, pimenta e coentros moídos. E ferve, ferve, ferve em lume brando, enquanto as batatas assam. Já quase pronto, costumo colocar por cima, para cozer meio a vapor, brócolos ou pimentos, que foram os contemplados desta vez.

E, por falar em louro, vou agora regar o meu loureiro da varanda (sim, a minha varanda é muito bem frequentada!), que tem estado uma secura atroz por estas bandas!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Bolo de iogurte e laranja com chantilly


Buon giorno!
Este bolo está de apetite, como diria uma personagem do Eça de Queiroz.

A facilidade do costume: é bater 6 gemas de ovos com 2 chávenas de açúcar + sumo de 1 laranja + 2 chávenas de farinha + 1 colher de chá de fermento + 1 iogurte + 1/2 chávena de óleo + 6 claras em castelo. Coze em 40 minutos a 175 ºC e, quando estiver frio, cobre-se com chantilly, que fiz batendo vigorosamente 1 pacote de natas com 1/2 chávena de açúcar e um pouco de sumo de limão. Para ficar fresquinho e o chantilly não derreter, frigorífico com ele.


Ficou um bocadinho piroso, é certo, mas está (sim, ainda há 2 fatias!) muito bom!

domingo, 23 de maio de 2010

Salada de camarão, delícias do mar e etc.


Olá minhas preciosidades!
Está aberta a época da salada cá em casa! Pelo menos ao jantar e enquanto estiver este calor. Para esta, bastou saltear em azeite e alho camarão descascado, e depois compô-la numa taça com delícias do mar, pimento vermelho, milho cozido, ananás e pimentos de conserva. O tempero foi um nico de sal, azeite, muito sumo de limão, mostarda com grãos e orégãos para polvilhar.



Aproveitem bem o domingo e o sol ;)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Frittata de bacalhau e feijão-frade


Olá meninas! Está por cá uma caloraça que nem vos passa! Ou passará também!

Cuidado com as gripes, que elas andam aí (isto parece um boletim sanitário-meteorológico!), e uma já entrou cá em casa com toda a força, embora não me tenha apanhado a mim, a quem se aplica o dito “sou tão ruim que nada me pega”!


Ora esta receita bem vitaminada resultou de umas sobras de bacalhau e feijão-frade, e foi feita assim: desfiei o bacalhau para uma tigela com 6 ovos batidos, juntei o feijão-frade cozido, uma mão cheia de queijo ralado, sal e pimenta. Tal como mandam as frittatas, primeiro cozi-a ao fogão, numa frigideira com um pouco de margarina quente, e depois passei-a para uma assadeira para acabar de cozer no forno, de forma a ficar durinha sem queimar. Por cima, umas tirinhas de pimento vermelho.


Bom fim de tarde, bom jantar e bom serão!

domingo, 16 de maio de 2010

Bolo de doce de ovos e nozes


Haverá melhor antidepressivo natural do que o sol? Possivelmente sim, embora não muitos. Não que ande deprimida, mas, de facto, sente-se logo outro “up”! E estive agora a tomar um longo café na varanda, ao solinho, hummmm...

Outra coisa de efeito semelhante é um bom lanche na companhia de ainda melhores amigos. E o lanche podia passar sem bolo? Podia, mas não era a mesma coisa ;)

Ora então, sem mais delongas: 6 gemas de ovos, batidas na “bimba” com 2 chávenas de açúcar + 2 iogurtes de soja de baunilha + 1 pingo de mel + 2 chávenas de farinha + 1 colher de chá cheia de fermento + ½ chávena de óleo.


A seguir, bate-se 6 claras em castelo para envolver, depois, no creme anterior. Coze em 40 minutos a 175 ºC.


Isto merecia uma cobertura. Encontrei aqui uma receita de doce de ovos, alterada assim: 6 ovos com 1 pacote de natas de soja, 250 g de açúcar e 2 mãos cheias de nozes moídas.

Depois de misturado a frio, foi ao lume até engrossar, mexendo sempre com uma colher de pau. Depois de arrefecer, barra-se o bolo e polvilha-se com mais nozes moídas.

O bolo ficou grandote e ainda há metade. Alguém se habilita?

sábado, 15 de maio de 2010

Pescada de Fricassé


Bom dia, meninas! Já decidiram o que fazer com o vosso sábado? Eu ainda não.

Bom, para já, aproveito para postar um dos jantares da semana passada, cuja receita que andava há séculos para fazer, da Ana Maria Lucas, tirei de um livrinho prodigioso, “Na Cozinha com Elas” (que comprei para mim e também já ofereci várias vezes).


Então, simplificando a receita, deita-se umas boas colheradas de margarina num tacho e, depois de derretidas, adiciona-se 1 cebola grande picada e salsa inteira. Tapa-se e deixa-se cozer um pouco a cebola. A seguir, junta-se medalhões de pescada, previamente temperados com sal e pimenta, deixando cozer. Entretanto, bate-se gemas de ovos (1 gema por cada 2 medalhões), dissolve-se muito rapidamente as mesmas em 2 ou 3 colheres do molho do peixe (que é para não termos ovos mexidos) e, já com o tacho fora do lume e depois de retirado o peixe, mistura-se ao restante molho, mexendo muito bem. Junta-se o sumo de 1 ou ½ limão, consoante o gosto, e volta a ir ao lume com o peixe dentro, só para levantar fervura. Servi com arroz de açafrão.

P.S. Aqui, o molho ficou um pouco espesso, porque não pude servir logo e tive de o aquecer, snif...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Omeleta de sardinha com raspa de limão


Num dia desta semana, nada tinha para almoçar e estava morrrta de fome. O meu voto foi para uma omeleta de sardinha em lata, tipo autocarro, que é uma coisa que, incrivelmente, só provei este ano e gostei bastante!


Vejam que prático: 2 ovos batidos com uma pitada de sal e pimenta, 1 latinha de milho, as sardinhas desfiadas, azeitonas pretas e, para desenjoar, raspa de limão e manjericão. E temos almoço a bombar num ápice!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A arte da Verónica

Hoje conheci uma artista aqui perto de casa, a Verónica. Vejam o blog dela, http://veronicavendas.blogspot.com/, que vale mesmo a pena. O mundo é minúsculo e, através dos nossos blogs, descobrimos que somos praticamente vizinhas!

Como comentava noutro dia uma grande amiga minha, ainda dizem que a internet afasta as pessoas... Pelo contrário!
Bom, a Verónica fez-me uma surpresa incrível. Salvo ilustres excepções, não gosto de mostrar o que me dão (e ainda esta semana outra querida amiga blogger me deu um presente delicioso...), mas agora tem mesmo de ser, porque são coisas feitas por ela. Ora vejam que peças lindas:





Verónica, gostei muito de te conhecer. Além de incrível artista e artesã, és uma óptima mãe e esposa, e muito bonita!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Bolo de maracujá e fubá


Consegui sair da masmorra! Para quem não sabe, sou tradutora e trabalho no meu escritório em casa. Tenho sempre muito trabalho, mas as últimas semanas têm sido do piorio, de começar às 4 e 5 da manhã. Os prazos são cada vez mais apertados, parece que anda o mundo todo a correr não sei para onde...

Mas vamos à papa. No fim-de-semana, fiz este bolo. Tinha uma lata de polpa de maracujá aberta, dos queques que estão mais baixo, e um pacote de fubá, que abri para fazer os filetes da Eliana (se não conhecem, eis o maravilhoso blog dela: http://coisasboasdavida-elianapessoa.blogspot.com/).

La recetta: 4 ovos, 2 chávenas de açúcar, 1 chávena de farinha de trigo, outra de farinha de fubá, 1 colher de chá de fermento. É só mexer, mexer, mexer, deitar numa forma e cozer a 175 ºC.

Para reforçar o sabor a fruta e inventar um bocadinho, fiz ao lume uma calda com um saquinho de gelatina de frutos silvestres, meia chávena de água e umas colheradas de leite condensado. Depois de fria a calda, barrei com ela o bolo. Quem se habilita?



Alone with my ghosts...