quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bolo de amêndoa



Que sono! O que me despertava agora era uma vuvuze... Ops!!!

Para além da salada de fruta e de um pão de nozes, o lanche do feriado teve ainda este bolo, feito com 6 gemas de ovo batidas com 1 chávena de açúcar, outra de farinha de trigo, outra de amêndoa moída, 1 colher de chá de fermento e, que me lembre, mais nada. Nesta massa, envolvi 6 claras em castelo. Cozeu numa tarteira, polvilhado com amêndoas laminadas, a 175 ºC, durante uns 40 minutos.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Queques de cenoura com canela e erva-doce


Morenos, com a barba por fazer... Apetitosíssimos, estes queques!

O único ovo que havia no frigorífico, ½ chávena de óleo de girassol, 4 cenouras pequenas, 1 chávena de açúcar, outra de farinha, nenhum fermento, 1 pitada de erva-doce, outra boa pitada de canela. Massa pronta e vertida em formas para queques, 1 polvilho de chocolate granulado por cima e forno a 175 ºC durante uns 35 minutos.



O cheiro destes queques é ensurdecedor!!!

sábado, 26 de junho de 2010

Salada de fruta


Uma salada improvisada, para um lanche com amigos decidido em cima da hora.

Reparem na dificuldade: polpa de manga, líchias, rodelas de banana, fatias de pêra e coco ralado para polvilhar. Gela no frigorífico até ao momento de servir.

Um bom sábado para todas! Pensem só em coisas boas!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Omeletas de S. João


Estava ontem a preparar umas omeletas com sobras do jantar de S. João quando tive uma sensação de déjà post!!! É que foi assim que comecei o blog, há um ano, precisamente com esta receita de sobras do S. João (salvo seja!)!

As omeletas: 3 ovos batidos para cada (ai que me sobe o colorau!), um nico de pimenta branca, 2 sardinhas desfiadas numa, chouriço assado às rodelas noutra, e pimento verde também assado em ambas.
Para completar, arroz de feijão preto.


A ver se no ano II consigo postar mais assiduamente ;)

Uma boa sexta-feira, meninas (e meninos?) do meu coração! Adoro-vos!


P.S. Há um ano, havia no meu perfil uma fotografia com este bichano. Agora também há, devidamente actualizada ;)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Salada preguiçosa de tagliatelle, legumes e atum


Que preguiça… Vejam, nem sequer cortei os tomates cereja!



Simplesmente cozi esta massa fresca prodigiosa, 4 minutos em água a ferver, escorri 2 latas de atum e fiz a montagem: a massa, o atum desfiado, azeitonas verdes descaroçadas, tomates cereja, pimento laranja em pedacinhos e um pouco desta mistura “chinesa” em conserva (traz rebentos de soja, espigas de milho pequeninas (nunca tinha visto tão pequeninas, deve ser milho “bonsai”!!!), cenoura, pimento vermelho e cogumelos).

Para temperar, o de sempre: azeite, sumo de limão e mostarda com grãos. Juro que, para a próxima salada, experimento outro tempero!



E aqueles directores do Garcia de Orta, ainda cheios de arrogância, como se não tivesse acontecido nada de mais àquelas crianças? Fossem elas filhas de alguém "importante" e até se borra...... cag...... tremiam!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pão de sementes com nozes e amêndoas



Este panito ficou um “must”. E foi só verter na máquina 500g de farinha com sementes, 300 ml de água, 1 mão cheia de nozes e outra de amêndoas laminadas.


Ontem voltei a fazê-lo, mas com farinha para pão branco do Continente, com grau de cozedura 1, e ficou ainda melhor, mais fofinho e com o sabor das nozes mais intenso ;)


Lindas, uma semana em grande para vocês!

domingo, 20 de junho de 2010

Even Better


Ora este blog tem comida, bebida, música, plantas, gatos, já andou um perfume por aqui... Que me dizem agora a um cremezinho? É que isto de cozinhar deixa a pele muito seca!!!

Se calhar, devia criar outro blog para esse efeito, mas mal tenho tempo para este, por isso vai aqui mesmo ;)

Assim, instituto o post voyeur compra da semana! O que acham? Bem? Mal?

Então, este foi o último creme que comprei, o Even Better, que promete atenuar manchinhas e uniformizar o tom da pele. As minhas não são nada de atroz, mas tenho algumas e, se puder livrar-me delas, melhor. Além disso, estou a ficar veeeeeeeelha e tenho de comprar produtos de colidade, senão...

sábado, 19 de junho de 2010

Pimentos vermelhos com bacalhau a bordo


Caravelas, caraveeeelas!!!


Tenho de deixar de comer tanto bacalhau, está em vias de extinção :(


Não sei fazer coisas difíceis: cozinhei-o apenas numa boa porção de azeite, deixando ferver com alguns dentes de alho, cebola às rodelas e pimenta branca. Quando cozido, embarquei-o em metades de pimento vermelho, regando com a calda da cozedura, e levei ao forno, na companhia de feijocas!


Muito bom!

domingo, 13 de junho de 2010

Salada de polvo, nozes, beterraba, grão, cebolinhas e azeitonas



Isto até parece mal, tal é a facilidade da salada. Basta cozer o polvo – durante cerca de 45 minutos, numa panela inicialmente cheia de água fria, para ficar tenro, com a tradicional cebola e um fio de azeite – e depois montar a salada, com grão-de-bico cozido, nozes, beterraba em vinagrete, cebolinhas de conserva e azeitonas verdes descaroçadas. O tempero foi o habitual sumo de limão com azeite e mostarda à antiga.

Passem um óptimo domingo! Eu espero fazer o mesmo, embora tenha de adiantar trabalho! Beijos e abraços!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Sopa de abóbora com perca


Há sempre sopa cá em casa e bem nutritiva. A desta semana foi feita com 2 bons pedaços de abóbora, 2 dentes de alho, 1 alho francês, 4 colheres atestadas de lentilhas, pouca batata e 3 cenouras, tudo regado com um bom fio de azeite. Por cima, cozeu num coador grande 1 lombo de perca para desfiar depois de passada a sopa.

Num jantar tardio, a sopa fez companhia a estes pãezinhos com filetes também de perca.


Acho que ouvi uma vuvuzela rouca!!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tarte de morangos com creme de pasteleiro


Sono, muito sono. É impossível que não tenha sido picada por uma mosca tsé-tsé!

Enquanto dormito, vou postando uma receita. O que há-de ser? Pronto, só mais um bolo com morangos, desculpem!

Fiz ontem ao fim da tarde e já foi quase todo traçado! Que simples: uma base feita com 2 chávenas de açúcar, 3 ou 4 ovos, 1 chávena de farinha “triga”, outra de Maisena, ½ chávena de óleo e 1 tampinha de aroma de flor de laranjeira, encontrado numa incursão ao Auchan de Vigo.



Cozida esta massa numa forma larga, cobri-a depois de arrefecida com creme de pasteleiro, cuja receita encontrei aqui http://www.saborosas.com/doces/bolos/receita-bola+de+berlim-1140-5-29.html. Então, foram 250 ml de leite, medidos neste copo medidor comprado no sábado (óptimo porque mede líquidos e sólidos em gramas), 75g de açúcar, 40g de farinha, 2 gemas de ovo e 1 ovo inteiro, tudo misturado a frio e levado ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura e engrossar.



O creme foi deitado morno sobre o bolo e coberto com morangos, polvilhados com açúcar baunilhado. Bem fresquinho, melhor ainda!

Agora vou dar descanso aos morangos e preparar o contra-ataque com cerejas, que tenho ali uma caixa delas ;)