segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tagliatelle com legumes


A acompanhar o salmão de ontem, esteve este tagliatelle. Foi cozido em água com sal e azeite, durante 10 minutos - não gosto da massa muito al dente e, além disso, ainda ia levantar fervura depois, com os legumes.


O sabor é emprestado pelos legumes frescos, que preparei assim: cebola pequena e dente de alho grande, picados e pouco refogados em azeite. A seguir, vão dentro 1 courgette, cogumelos marron e 1 pimento vermelho, todos fatiados. Permite-se que estufem um bocadinho e refresca-se com vinho branco que, depois de evaporar um pouco, é reforçado por polpa de tomate frito (não pode faltar na minha cozinha, é um facto). A condimentar, sal, pimenta branca e cominhos. Tudo cozeu lentamente durante uns 30 minutos. Ficaria pronto em menos tempo, mas quis que formasse quase um molho para envolver o tagliatelle escorrido. Mais um fio de azeite sobre tagliatelle e legumes, um salpico de vinagre de espumante (que tenho de postar também) , mais um minuto no tacho ao lume e rápido para a mesa!

Este vinho escorrega buenísimo!


domingo, 30 de janeiro de 2011

Salmão à parmegiana


Finalmente, depois de uma semana cheia de trabalho, tempo para postar. E vai ser rapidinho, porque mais trabalho espera e o tempo “ruge”!


Numa frigideira, aquece-se bem duas boas colheres de margarina. Filetes fininhos de salmão em cima, temperados ali mesmo com pouco sal, pimenta branca e coentros. Lume forte. Vira-se cuidadosamente e, se for necessário, retira-se o salmão da frigideira para preparar mais. Quando estiver todo cozinhado, volta em festa à frigideira e é coberto por polpa de tomate frito e um pouco de orégãos secos picados. Quando levantar fervura, muito queijo ralado por cima e fogo forte até o queijo derreter todo. Está feito!



Este selinho foi-me oferecido pelas meninas Beth, Carla, Gina e Mariana. Minhas queridas, adorei, muito obrigada! Há quem não ligue a estas coisas, mas eu acho amoroso! Mostra que se lembram de nós. Bem sei que o blog é de receitas, mas… quero lá saber das receitas! Para mim, as receitas são um pretexto para comunicar, para conviver, ainda que virtualmente, convosco.

Sei que sou má como as cobras, mas desta vez, e porque já passaram vários dias e grande parte de vocês deve ter recebido o selo, ofereço-o de uma forma geral a quem não o tiver (mas que, só por ter a simpatia e paciência de ler este post, já merece!)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Queques de manga


Não digam a ninguém, mas abateu-se uma mini-desgraça sobre a minha cozinha: perdi a pá da máquina de fazer pão, snif... 
 
Ia eu, toda contente, fazer um brioche para o pequeno-almoço, mas tive de mudar de planos.

Fiz uns queques de manga, misturando 2 ovos com 1 chávena de açúcar, outra de farinha e outra de polpa de manga. Forno a 200 ºC, em forma de silicone para 6 queques, no tabuleiro inferior, durante 30 minutos.


Beijinhos e votem bem!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Bifes de espadarte com cogumelos enoki


Simples, simples: os bifes são salteados em margarina quente, depois de vagamente temperados com sal, pimenta, limão e coentros moídos. Os cogumelos tomam-lhes o lugar vago, com mais uma colher de margarina e umas gotas de vinagre de framboesa. E arroz, este de ervilhas, sempre um bom companheiro!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pães reciclados de alho, azeite e orégãos


Continuando na vaga de aproveitamentos, para dar vida nova a pão desengraçado que começa a secar. Desta feita, pedaços de regueifa tostados no forno, já quente de um assado, depois de pincelados com azeite, alho picado e orégãos. A mi me gusta ;)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tarte de maçã e ricotta


Uma tarte bem suave para o lanche de domingo!
Bem batido na batedeira: 2 ovos com 1 chávena e ½ de açúcar, sumo de uma laranja sumarenta, 1 queijo ricotta e 1 chávena de farinha.

Verte-se numa tarteira forrada com massa folhada e distribui-se por cima fatias de maçã. Forno a 200 ºC por 40 minutos. Já desenformada, polvilha-se com açúcar em pó e serve-se com vinho do Porto ;)

domingo, 16 de janeiro de 2011

Bacalhau cozido em azeite com batatas de forno


Há séculos que não comia bacalhau! Este é cozido em azeite, cebola e alho picados – num tacho grande com o fundo bem coberto de azeite, postas de bacalhau em cima e lume bem forte, de forma a que as lascas também cozam no vapor. Mais um toquezinho de sal e pimenta quase em fartura.
As batatas, pequenas, foram assadas com casca, num tabuleiro com azeite (haja azeite!), sal, pimenta, alho e pimentão-doce, a 200 ºC durante uns 30 minutos. De seguida, são colocadas num tabuleiro com o bacalhau e o molho de azeite por cima. Salsa picada a rematar.

Ainda sobrou uma posta que serviu para um bacalhau à Brás!

Um maravilhoso e relaxante resto (ou sobra?) de domingo!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tarte de pão e pêssego




Para acabar de vez, não com a cultura, mas com uns pedaços de regueifa ainda da passagem de ano (calma, não estavam putrefactos, foram congelados!), façamos uma tarte. 3 pedaços grandes de pão, 3 ovos, 1 chávena de açúcar e 1 caneca de leite morno: pão triturado com o leite e o açúcar no liquidificador, sendo a seguir misturados os ovos. Depois, limitemo-nos a verter o resultado numa forma forrada com uma base de massa folhada.


Por cima, para acabar também com uma lata de pêssego em calda (que abri para compor um prato de massa), fatias de pêssego e confettis de chocolate. Forno por 30 ou 40 minutos, entre os 175 e os 200 ºC.


--------------------------------------


«Não julgueis, para não serdes julgados; 2pois, conforme o juízo com que julgardes, assim sereis julgados; e, com a medida com que medirdes, assim sereis medidos.”

Evangelho Segundo São Mateus, Capítulo 7

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Desafio dos 7



A Beth e a Mariana , muito queridas e que me deixaram feliz por se lembrarem de mim, desafiaram-me e eu respondo com todo o prazer:
7 coisas que tenho de fazer antes de morrer:
Não sei. Não sou uma pessoa ambiciosa. Acho que já concretizei e já tenho aquilo que queria e que alguma vez sonhei. Humm, talvez….
- ter mais tempo livre
- ir de férias
- ler mais
7 coisas que mais digo:
Sei lá!!!
7 coisas que faço bem:
- trabalhar
- cozinhar (mais ou menos…)
- alterar o meu estado de espírito para ficar bem disposta
- bloquear pensamentos deprimentes
- manter o sentido de humor
- dedicar-me à minha família
- desdramatizar e relativizar
7 defeitos:
- insegura
- facilmente irritável
- mordaz
- tendenciosa - se gosto da pessoa, tudo é perdoável nela, até de feia passa a linda
- frequentemente sonolenta
- dificuldade em dizer “não” a mais trabalho, o que me deixa à rasca para cumprir prazos
- dificuldade em detectar um 7º defeito. Não porque não os tenha, tenho em abundância...
7 qualidades:
- humana (com todos os defeitos que isso encerra)
- trabalhadora
- optimista
- crente, sempre a acreditar que tudo pode dar uma reviravolta e passar a correr bem
- prática
- empática
- portadora de uma lente que vê sempre o lado bom das coisas (excepto nos raros casos em que não existe!)
7 coisas que adoro: (não são bem coisas…)
- o meu marido
- a minha mãe
- os meus gatos
- ler
- trabalhar
- música
- o meu blog ;)
7 coisas que detesto:
- egoísmo
- auto-vitimização, vista sobretudo em quem não tem problemas reais
- arrogância
- chico-espertismo
- mentira
- gente que vive de aparências
- gente que está sempre muito mal e muito deprimida sem motivos. Dá vontade de dizer: Vai mas é trabalhar!
7 pessoas para este desafio:
- Luísa: http://comduaspedrasdegelo.blogspot.com/
- Carla: http://carlamariaartevida.blogspot.com/
- Verónica: http://veronicavendas.blogspot.com/
- Gina: http://acasadagigis.blogspot.com/
- Barida: http://receitasdabarida.blogspot.com/
- Luísa Moreira: http://strawberriescomnatas.blogspot.com/
- Melminho: http://melminho.blogspot.com/

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Medalhões de pescada com camarão em vinho tinto


Continuando a aproveitar… Desta vez, são uns camarões que sobraram milagrosamente e um pouco de vinho tinto também da passagem de ano. As fotografias ficaram sinistras, mas, acreditem, o molho estava muito bom!


Alho picado a estalar em azeite, medalhões de pescada e camarão lá dentro (já cozido e sem as cabeças). Coloca-se a tampa e mantém-se o lume forte. Agita-se o tacho, refresca-se com um pouco de vinho tinto, adiciona-se polpa de tomate frito, pimenta branca, pouco sal e coentros moídos. Depois de levantar fervura, mais um bocadinho de água, mais pimenta para ficar bem "puxado" e fica a cozinhar com o tacho tapado até engrossar o molho. E temos a ficha feita ;)


P.S. Desculpem, mas tenho aqui uma postinha de pescada encravada: então uma professora vai a tribunal por... falar de sexo nas aulas???!!! What?

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Salmão com molho rosé picante e batatas salteadas


Agora vamos gastar uma porção de batatas descascadas que sobraram, bem como uma tacinha de molho rosé picante, delicioso, feito pela prima do meu marido para acompanhar o camarão na passagem de ano. Então, as batatas foram cortadas em pedaços e cozidas durante uns 5 minutos. Escorre-se a água e salteia-se as batatas numa frigideira com o fundo coberto de óleo, alhos picados e, se nos apetecer, colorau. Entretanto, o salmão vai tomando o sabor do sumo de um limão, sal, pimenta e ainda alho. Quando as batatas estiverem tenras, dão a vez ao salmão, com mais uma colher de sopa bem cheia de margarina. Já no prato de servir, entra em acção o molho rosé picante a cobrir o salmão, com umas alcaparras à boleia.


Por que esperam? Está na mesa!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Tomates recheados com pescada, ovo e cenoura



Determinação de ano novo: criar mais posts! E só as sobras destes últimos dias já rendem vários!
Vamos, então, rechear uns tomates que comprei a mais. De uma fornada, gastei 2 tomates grandes e, para o recheio, sobras de pescada, cenoura e ovos cozidos, tudo picado e envolvido ao lume em azeite e alho, com um pouco de cominhos e pimenta, muito pouco açafrão e ainda uma colher de puré de batata.

(Que feio!)

Os tomates foram cortados a meio, esvaziados da polpa, que servirá para outro prato, recheados com o picado, regados com mais um fio de azeite, e cozinhados em forno a 200 ºC, durante uns 20 minutos. Na mesma fornada, aqueceu uma sobra de arroz e tostaram uns pães reciclados de alho, azeite e orégãos.

Aproveitemos ao máximo este ano, vivamos!!!