sábado, 30 de abril de 2011

Bom, barato e com um perfume delicioso


Um perfume mesmo fresco, de Verão! Uma delícia! Não tão hidratante quanto o Body Milk normal, mas mais leve para a estação quente ;)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lombos de salmão com molho de natas e cogumelos, e arroz de lentilhas

 

Ah, que hoje me deram menos 7 anos! Bons cremes, bons cremes!

A receitinha, com juízo! 
O salmão parece maquilhado, quem sabe foi ao casamento real. Mas bom, bom. 

 

A receita foi rapinada da embalagem de salmão da Pescanova, estava eu com a cabeça à roda a pensar no que fazer para o jantar. Tenho preguiça de ir agora à embalagem ver a receita, mas foi mais ou menos isto:

os lombos de salmão, temperados com sal, pimenta e sumo de limão, são passados por farinha e grelhados num pouco de margarina. Nesta mesma, e em mais umas colheradas, são cozinhados os cogumelos Paris fatiados, sendo cobertos por um frasquinho destas natas. Apura-se o molho, prova-se o tempero, acresssscenta-se mais pimenta e coentros moídos, rega-se com isto o salmão a relaxar numa travessa, leva-se ao forno a gratinar e…
 Como acompanhamento, arroz de lentilhas.     



quinta-feira, 28 de abril de 2011

Talharim com bacalhau e queijo de cabra


Para um jantar feito num instante, 2 dentes de alho quase a estalar num tacho com o fundo bem coberto de azeite e uma embalagem de bacalhau desfiado por cima, mesmo congelado, a cozer em lume médio. Para temperar, um pouco de sal, pimenta branca, coentros moídos e 2 colheres de sopa desta cebola frita. 


E um bocadinho de água para manter o fundo do tacho coberto.

Alguns minutos depois, talvez 15, no bacalhau ligeiramente apurado, envolve-se pedacinhos de queijo curado de cabra (que estava a ficar feio por fora, mas se mantinha bom por dentro, como tanta coisa na vida).
Entretanto, coze-se talharim (este, uma massa fresca, cozeu em 4 minutos), escorre-se, aveluda-se com uma colher de sopa de margarina na taça de servir, junta-se à festa o bacalhau, pontua-se com azeitonas pretas descaroçadas e serve-se!

domingo, 24 de abril de 2011

Lenços de maracujá, morango e frutos do bosque


Doces leitoras e leitores,
Preparava-me ontem para fazer uma torta para a sobremesa, quando reparei que tinha morangos para gastar sem mais delongas. Saíram estes lenços, baseados nesta receita, com algumas diferenças:
 
misturei 2 colheres de sopa de Maisena num copo de polpa de maracujá, mais 1 chávena e ½ de açúcar, 6 ovos e 1 colher de sopa de margarina líquida. Cozi esta massa no tabuleiro que aparece ao abrirem este blog, sobre papel vegetal untado com margarina, durante 15-20 minutos, em forno pré-aquecido a 200 ºC. 

 

Depois de cozido e de arrefecer um pouco, barrei com compota de frutos do bosque, recheei de um lado com morangos fatiados, cobri com o outro lado e polvilhei com açúcar baunilhado. Antes de servir, é só cortar em lencinhos! Ficou realmente bom!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Gelatina-pudim de ananás

 

Ou a gelatina que queria ser quindim.

Até me envergonha postar isto, assim tão simples, mas ficou tão bom e é tão prático que cá vai:


Para acabar de gastar uma lata de ananás em calda e ter uma sobremesa leve e fresca, misturei 2 saquetas de gelatina de ananás com 500 ml de água a ferver, e juntei a mistura no liquidificador com 10 rodelas de ananás e a respectiva calda. Tudo triturado e misturado, deu nisto, depois de umas longas horas no frigorífico.  

A polpa na parte de baixo ;)

Beijinhos, abraços e cuidado com o cólestrol!


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tarte de maçã e banana madura


Belas moçoilas, garbosos cavalheiros! A trabalhar desde as 5h20 (5h23, mais concretamente (nos últimos tempos, formei uma semi-compulsão por cronometrar o que faço (há taras piores…))), então, na luta desde as 5h23, permito-me agora uma pausa para post, não sem culpa, porque ainda há muito para bulir.


Bolo feito com 3 bananas bem maduras que não aguentam nada agora. Primeiro, 1 chávena de açúcar batida com 4 ovos; segundo, as bananas, mesmo inteiras, que se desfazem na batedeira; terceiro, 1 pacote de natas + 1 iogurte de ananás (a passar 1 dia do prazo… chiuuu…); quarto, 1 chávena de Maisena + 1 boa pitada de canela.

Tudo bem misturado, vai ao forno numa tarteira de loiça tão lisa que não tem de ser untada. Por cima, fatias de maçã, que tinha cortado a mais num dia destes e estavam congeladas. Ainda por cima, açúcar baunilhado, por não confiar a 100% nas maçãs.


Fornisco durante uns 45 minutos, 200 ºC, tabuleiro inferior.

O aspecto está medonho, parece um pastel de bacalhau, mas ficou deliciosa!


Os posts seguintes serão cada vez mais breves. Ou morro de tristeza por não continuar com o blog, ou restrinjo-me ao micro-post...

Ah, participem na sondagem acima, porfaplease!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Creme de mãos: comprei e adorei


Numa panificadora, como sabem, ele há farinhas, pós, temperaturas quentes, água, etc., etc. Há que tratar da pelezinha!

A minha pele é realmente seca, sobretudo nas mãos, pés e pernas. Este creme não é específico para as mãos, mas escolhi-o para essa área (e não só) pelo teor de 20% de ureia. Hidrata bem e não é gorduroso, posso retomar o trabalho ao computador logo a seguir à aplicação.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Gratinado de beringela e cogumelos Paris

Nova semana, outro dia começa. A Rita Hayworth da avenida, hoje de vestido vermelho acetinado e saltos agulha prateados. A idosa de casaco castanho, que suspeito sofrer de Alzheimer, sobe e desce a rogar dinheiro aos transeuntes. O casal de romenos, cada um na sua margem, desgraçada e infinitamente a entregar o papelinho que nunca leio.

Uma entrada, rápido!

Comemos uns cogumelos gratinados deliciosos, em pão, em casa de excelentes amigos. Gostei tanto que também os gratinei, mas assim:

Num pírex, fundo untado com azeite. Beringelas às rodelas, camadinha deste molho que tens de experimentar, se ainda não experimentaste.


Cogumelos Paris - ah, Paris! - fatiados, a tapar. Fios de azeite. O resto do molho. Cobertura de queijo ralado. Forno até derrrrreter o queijo.


Recomendo este vinho. Trepa bem, cuidado!

domingo, 10 de abril de 2011

Tarte de leite de coco com leite condensado de soja


Minhas belezas domingueiras, a sobremesa do jantar de ontem foi questa tarte, baseada neste bolo.


Desta feita, utilizei 3 ovos, bem batidos com 1 chávena de açúcar, seguindo-se 1 lata de leite de coco, 1 chávena de farinha e 1 pitada de fermento. A massa, muito líquida, coze a 200 ºC na parte inferior do forno, durante um bom tempo (não reparei quanto, uns 45 minutos ou mais). Desenformado o bolo, foi barrado com leite condensado de soja, uma delícia, mas talvez demasiado doce para certos gostos e preferências, e enfeitado com morangos (comprados ontem, a 99 cêntimos a caixa, no Continente).

Relaxem, não se aborreçam com nada!

sábado, 9 de abril de 2011

Salada de bacalhau, camarão, ovo e legumes, muitos legumes

- Vais postar isso, tão banal?

- Oh, sim…

Uma salada banal, mas boa como… o grão-de-bico que a compõe.


Coze-se ligeiramente bacalhau desfiado, com cuidado ao levantar fervura, porque já sabem como é traiçoeiro. O camarão descascado também coze junto. Os ovos também cozem juntos. A seguir, na mesma aguinha quente, vai uma mistura de legumes congelados (ervilhas, couve-de-bruxelas, alcachofra, cenoura e feijão-verde e favas), que sou uma rapariga da cidade, para o bem e para o mal (neste caso, para o mal, que bem gostava de um quintal que me fornecesse tudo fresquinho).

Uma fervurinha leve. Tudo escorrido, mistura-se com grão-de-bico cozido, e envolve-se num molho de azeite com pimenta, 1 dente de alho e 1 chalota picados. É só.


Xana, não...


I’m too sexy for my blog…

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Filetes de choco com feijocas e molho escarlate


A letra escarlate…

Há os condutores de domingo e também as bloggers de domingo, como eu… Para quebrar esta quase maldição, temos post hoje.

O que vão querer, doce, salgado? É indiferente? O que nos mata é a indiferença.

Vai salgado, só para não dizerem que só como bolos.

Bom, parece-me que fiz isto assim:


Refoguei, como habitualmente, cebola e alho em azeite, juntei polpa de tomate frito e, ainda, um tomate em pedaços. Isto fervendo durante uns minutos, soma-se um pouco de vinho branco, água, um frasco de feijocas e filetes de choco. Tempero: sal, pimenta branca, coentros moídos e um nadinha de molho de malaguetas picantes, porque estava no fim a embalagem. É cozer até ficar tenro.


É passarem um óptimo dia!


domingo, 3 de abril de 2011

Tarte cremosa de morangos e framboesas


Esta foi feita hoje.
Na batedeira, bati 1 pacote de natas (guardado no frigorífico durante toda a noite, para ficarem durinhas num instante), somando-lhe 1 embalagem de creme fraïche, 2 iogurtes de morango, 1 chávena de açúcar, 1 pacote de gelatina em pó dissolvida em meio copo de água e 3 tampinhas de xarope de groselha para um romântico cor-de-rosa.
Para a base, amassei 1 pacote de bolachas short cake moídas com margarina líquida. Esta base é comprimida no fundo de uma forma de vidro para souflé, forrada com película de plástico aderente. Por cima, o creme e, por cima ainda, framboesas e morangos. A culminar, estas pepitas de chocolate. Frigorífico durante 2 ou 3 horas (não precisa de muito tempo, porque a gelatina ajuda a solidificar rapidamente).

Divirtam-se, descansem ou trabalhem bem!

sábado, 2 de abril de 2011

Bolo de amêndoa sem amêndoa


É a crise! Jurava eu que tinha farinha de amêndoa na minha latinha maravilha do armário das farinhas. E tinha, mas já passava do prazo (que mulher desperdiçada!). Não tem malinho, faz-se na mesma, mas assim:

Com 6 ovos batidos com 1 chávena e 1/2 de açúcar maisss 1 chávena e 1/2 de farinha maisss 3 colheres de sopa muito cheias de creme de amêndoas maisss ½ chávena de óleo. Bate-se, deita-se numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha, e coze-se no forno a 170 ºC durante uns 40 minutos.

Ficou esta indecência na minha cozinha: 1 caixa com pão de nozes e outra com fatias de bolo.


Estou chateada comigo própria: tenho 500.636 pratos fotografados, mas não os posto nem escrevo, por falta de tempo na altura, e depois já não lembro de como os fiz. Que dizem, invento e posto na mesma? Hum…