terça-feira, 26 de junho de 2012

Taça gelada de fruta com polpa de manga


 

Até a cor do blog está abafada! Que calor! 

Antes que me dê a "sufeca", uma sobremesa tão fácil quanto refrescante. É só montar: pedaços de melão, lichias, cerejas verdes em calda, polpa de manga gelada por cima e algumas amoras e framboesas. Come-se brutalmente gelado!





quarta-feira, 20 de junho de 2012

Torta de maracujá com mirtilos




Já tinha postado esta torta aqui e voltei a fazê-la no sábado.
O tempo escasseia e sei que não se zangarão comigo, pois são uns amores, se a transcrever:



...misturando 2 colheres de sopa de Maisena com uma lata de polpa de maracujá, 1 chávena e meia de açúcar, 6 ovos e 1 colher de sopa de margarina líquida. Cozeu no tabuleiro que aparece ao abrirem este blog, sobre papel vegetal untado com margarina, durante 15 minutos, em forno pré-aquecido a 200 ºC. Finda a cozedura, enrola-se o bolicório, como diria a minha linda Tuquinha, polvilha-se com açúcar em pó e papa-se!
A esta, aperaltei-a um pouco, pois os galantes convivas assim o obrigavam, com mirtilos e, não fossem estes trair-me em doçura, xarope de agave.

A torta faz sede, faz. Aproveita-se e experimenta-se este xarope também.  

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Lombinhos de salmão com alcaparras e pimenta verde


 

Perco-me, como decerto quase todas vocês, em novos ingredientes que vou enfiando para dentro dos armários e, muitas vezes, esqueço-me deles, como foi o caso destas pimentas. Fabulosas! Só não as trinco, porque… (a propósito, não sei que faça para o jantar, que dizem? Não digam, não digam!).



Não é costume, mas tinha os lombinhos de salmão já descongelados, um mimo! Temperei-os com sal e pimenta branca, e cozinhei-os em boa porção de margarina quente. Juntei-lhes 1 pacote de natas, alcaparras - que boas! - e alguns grãos de pimenta verde. Só se apura um bocadinho e serve-se logo. O arroz, já me esquecia: vai-se fazendo a par do salmão - alho picado a estalar levemente em azeite, 1 chávena de arroz lá para dentro, frick, frick, 2 chávenas de água a ferver, sal, pimenta, 1 punhado de orégãos frescos, que tenho ali um vaso deles, pimentos doces picantes destes, e já muito depressa para a mesa!


 







terça-feira, 12 de junho de 2012

Tagliatelle com mexilhão e tomate



Com os bofes pela boca, a acabar de chegar a uma repartição.

Como vão? Eu muito atarefada e preocupada com chatices.

 

(Bendito caderno...)

Passemos à massa, viva a massa! Pu-la logo a cozer. Entretanto, estufei cebola e alho picado em azeite quente, adicionei obedientemente 1 lata pequena de tomate pelado, prática como só ela, estufei again e juntei-lhe mexilhões sem casca. Mudei de ideias e ainda acrescentei polpa de tomate frito, a par de sal e boa dose de pimenta branca. Deixei cozer mais um bocadinho (sem conseguir evitar ouvir o atendimento na mesa em frente),  escorri a massa já cozida ("Não sou indiscreto se abrir?", indaga o funcionário, avançando para o envelope da senhora), e juntei tudo. Enfim, servi, com salsa bem fresca picada.


 Novos na cozinha: