quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pudim de laranja e vinho do Porto


 

Ora bem, isto leva 1 laranja inteira (tirei só uma parte mais feiota da casca), 6 ovos, 1 caneca de leite, 1 chávena de açúcar, 2 colheres de sopa rasas de farinha e um pouco de vinho do Porto, deitei lá para dentro, sei lá. Tudo misturado na liquidificadora, coze em banho-maria, em forma untada com caramelo líquido, durante uns 40 minutos.



 Deixem passar algumas horas no frigorífico antes de o desenformar, paciência, coragem!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Salada de camarão, vieiras e vegetais


Calor = > salada fresca
  

Enquanto acaba de cozer o meu arroz de camarão, aguentemo-nos com esta. Leva camarão e vieiras salteados em azeite e alho, com tempero de sal e piri-piri, e ovos cozidos e fatiados. O resto vai cru ou de conserva: milho, tomate cereja, alface, azeitonas pretas, cebolinhas (deixa-me ver a fotografia, que já fiz isto há semanas), ah, sim, pimento amarelo, pimentinhos doces picantes e ananás. O molho é imperdível, visto num programa de Henrique Sá Pessoa: azeite, limão, mel e mostarda com grãos. Que bom!!! 

Uma excelente semana e voltem sempre!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tapas de amêijoas salteadas picantes



Há que ter sempre um certo picante, não acham?

Que entrada fácil, fácil! O miolo de amêijoa, bem escorrido, é salteado em boa porção de azeite e 2 dentes de alho picado. Deita-se-lhe sal, acrescenta-se-lhe pimenta branca, junta-se-lhe-ce-se maravilhosos pimentos doces picantes em pedaços e vai vinho branco em cima, não muito. Ferve até evaporar le vin. Está feito! Corta-se pãezinhos a meio, acerta-se com as amêijoas lá dentro e serve-se quanto antes!



Boa semana, fingers crossed por todos vocês!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Bolo de bolacha com mousses de chocolate


Ah, maravilha! Devia estar a trabalhar, tenho tanto que fazer, mas vou sacar 15 minutinhos para isto!


Foi a terceira vez que fiz bolo de bolacha. Da primeira vez correu mal; da segunda, correu mal, mas estava bom; da terceira, correu mal, ficou achatado, mas estava (ainda está…) delicioso!






Ora então:
Deixa-se arrefecer café forte
Prepara-se uma mousse de chocolate instantânea "normal", com mais um pouco de leite do que nas instruções (300 ml)
As bolachas maria dão um rápido mergulho no café frio e espraiam-se de seguida num prato, em número de 6
Por cima delas, vai uma camadinha de mousse
Mais bolachas mergulhadas em café
Mais mousse
Etc.
Etc.
Acaba-se a santa mousse e prepara-se a de chocolate branco



Vai a bela mousse branca em cima e desaba-me o bolo que até estava bem acastelado!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Salada de papaia e camarão


 

Nunca mais é Inverno… Qualquer massinha, batatinha, coisinha que se meta no forno tem logo outro requinte! No Verão, para além das receitas no top cá de casa, prefiro alimentar-me a saladas, com montagens disto e daquilo.

Há dias fiz esta, baseando-me numa muito boa que já comi várias vezes na cafetaria do El Corte Inglés. 

Ora é achar uma papaia madura, cozer massa, porque a salada original do ECL leva alface, mas cá em casa não se quer alface, cozer também ovos, porque acho sempre que levava mais qualquer coisa, saltear em azeite e alho picado miolo de camarão, temperado generosamente com pimenta, misturar tudo num prato, juntar pimentos de conserva às rodelas e cobrir com a papaia, deliciosa, cortada em pedaços. A seguir, o molho rosé: maionese, ketchup, mostarda com grãos e vinho do Porto, bem mexido.

O aspecto é ardiloso: parece mau, mas é delicioso! (Ah, que rico versinho!)