terça-feira, 23 de abril de 2013

Camarão à Brás




(Espectacular! Acaba de passar aqui ao lado uma manif de alunos do 1º ciclo, exigindo, de punho cerrado e erguido, "Direitos para as crianças"! Like!)

Direito ao "à Brás", exijo eu! Fiz na Actifrita, mas dá para fazer o mesmo processo num wok. Toca a aviar: batatas a fritar naquele engenho (temperadas com sal, alho moído, piripíri em pó e noz moscada, que não se brinca em serviço) ou numa frigideira. Ao mesmo tempo, num wok, cozinha-se camarão descascado em azeite e alho picado (se estava descongelado, convém descongelar antes), mais piripíri e, no final, umas gotas de sumo de limão. Já está? E as batatas também? Então junta-se tudo sem preconceito, e ainda umas sobras de salmão que tinha no frigorífico, e envolve-se com ovos batidos (6, chiiiuuu…), até ficarem bem cozidos. Sirvam, andem!

domingo, 21 de abril de 2013

Tarte de kiwi e leite condensado





Bate-se 6 ovos com 1 lata de leite condensado (então, só tem um cadito de colesterol, ai…), 1 chávena de farinha, 2 colheres de sopa de compota de morango para dar cor e 1 colher de raspa de limão para um arrepiozinho.

Aplica-se uma base de massa folhada numa tarteira, despeja-se (despeja-se não), entorna-se (muito menos), … coloca-se, isso sim, delicadamente a massa e cobre-se com 2 kiwis às fatias. É bem e agora vai ao forno a cozer durante 40 minutos a 180 ºC. Já está, já está. Gelem um bocadinho a tarte e comam-na rapidamente antes que se estrague!
   

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Gratinado rápido de legumes com ovos






Quase vegetariano, não fosse o queijo e os ovos.
Aquece-se um bom fio de azeite num wok, junta-se alho e uma chalota picados, e cozinha-se aí uma boa porção de cogumelos (usei destes, não sei como se chamam estes senhores…), então cozinha-se e salteia-se os ilustres durante uns 10 minutos em lume fortinho. Tempera-se com sal, pimenta e cominhos. Já está bom, retira-se para uma assadeira, vai mais azeite ao wok e salteia-se um pimento vermelho em tiras. Já está: assadeira. E assadeira também com um tomate grande às rodelas. Envolve-se tudo, junta-se 1 pacote (1 pacote!) de queijo mozarela ralado, polvilha-se com orégãos, quebra-se 2 ovos para dentro e vai a forno bem quente até tostar. 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Bolo integral de iogurte, limão e coco para a Luana





Bolo simples e ideal para fazer como fiz ontem, à noitinha, mesmo antes de dormir. Separem, por obséquio, 6 ovos para bater muito bem com 2 chávenas de açúcar, juntem 1 iogurte grego natural (ou outro que vos apeteça), 1/2 pacote de natas se o tiverem aberto no frigorífico como eu tinha, 1 colher de sopa de raspa de limão, 1 chávena de coco ralado, 2 chávenas de farinha de trigo integral e 1 colher de chá de fermento. Cozeu a 180 ºC durante cerca de 40 minutos. E eu comi agora mesmo uma fatia, fininha, claro…

**********

Um blogue, as receitas, o que for: tudo pretextos. O objectivo pode ser o simples comunicar, pertencer, manter-se numa comunidade, receber um afago na forma de comentário. E, enquanto escrevo desajeitadamente, há quem precise de ajuda, muita gente mesmo.

A Luana e a Lita precisam de ajuda, e nós vamos ajudar!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Macarrão com legumes e hambúrgueres de salmão





Ah, que bom!
Água a ferver para o macarrão. Sal, um fio de azeite e lá vai ele a cozer. Num tacho ao lado, azeite, 1 cebola pequena e 2 dentes de alho, picados, a refogar. Corta-se rapidamente 1 tomate e 1/2 pimento verde, e junta-se ao refogado. Acrescenta-se ainda polpa de tomate frito, sal e pimenta branca. Entretanto, saca-se desta maquineta, aplica-se as chapas de grelha e prepara-se ali mesmo os hambúrgueres de salmão (sim, comprados feitos!). A massa já está cozida: escorre-se, deixando um fundinho de água, e junta-se aos legumes entretanto estufados, adicionando um pouco de molho inglês e queijo mozarela ralado. Serve-se e tenta-se ir dormir cedo, porque já não me constipava para aí há meia década e agora estou aqui func func

domingo, 7 de abril de 2013

Bolo de cacau com framboesas



 

São 6 ovos bem batidos com 1 chávena e meia de açúcar, 4 colheres de sopa de margarina ou manteiga, 1 chávena de farinha, outra de cacau (deste, maravilhoso) e 1 colher de chá de fermento. Está batido? Então já se passa para uma forma untada com margarina. 

Por cima, deita-se displicentemente uma caixinha de framboesas, provando algumas para controlo de qualidade... Coze durante 40 minutos a 180 ºC. Por dentro, fica ligeiramente coulant.




Bom serão, boa semana!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pão-de-ló





Fiz este pão-de-ló falhado (abateu quando o retirei à força do forno, onde estava tão quentinho!). Será que lhe posso pão-de-ló? Poder, posso, até lhe posso chamar José Eleucádio…

Estava tão jeitosinho, as pressas dão nisto :(

Ora este maroto, que está feio, mas ficou muito bom (já comi 3 fatias hoje, fininhas, fininhas!), foi feito batendo 6 gemas de ovo com 1 chávena e meia de açúcar, seguindo-se 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de raspa de limão, 1 chávena de farinha e 1 colher de chá de fermento. Isto muito bem batido, junta-se 6 claras batidas previamente em castelo. Envolve-se delicadamente e deita-se em forma untada com manteiga. Coze em forno a 175 ºC, durante uns 30 minutos. Avalia-se se já está cozido, desliga-se o forno e deixa-se o elemento lá dentro durante mais uns 10 minutos (portanto, não se faz como eu!).

Desejo-vos um proveitoso e feliz mês de Abril!