domingo, 26 de janeiro de 2014

Bolo de coco com morangos



Enquanto ataco mais uma fatia…

Feito, como sempre, num instantinho: 6 ovos batidos com 2 chávenas de açúcar e 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina, mais 1 chávena de coco, outra de farinha e uma pitada de fermento. Assim vai o bolo ao forno a 180 ºC durante 40 minutos. 

Desenformado, aplica-se coco ralado e morangos cortados em quatro, comprados na mercearia mais próxima. Mas… e se ainda estiverem verdes? Envolvemo-los primeiro em açúcar ou calda de morango e assim não corremos riscos!



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cubos de espadarte com arroz de couve





Ainda mal recuperada de uma semi-directa…

O jantar de um dia destes:

arroz de couve: cebola e alho picados e refogados em azeite; 2 chávenas de água; quando ferver, folhas tenras de couve e 1 chávena de arroz + sal e pimenta.

cubos de espadarte: temperados com sal, pimenta branca e sumo de limão. Ficam assim um bocadinho, depois enxuga-se e frita-se em azeite quente (com tampa na frigideira para não se queimarem com os salpicos, sim?). Junta-se umas alcaparras gigantes e já está!

**********


Entretanto, já viram o passatempo da Manu aqui? Não? Marotos.

A Manu é uma jovem artista muito criativa, muito inteligente e excêntrica (és excêntrica, sim!). É a autora deste bloquinho. Bom, toca a espreitar, seguir-lhe o blog e participar!



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Bacalhau salteado com batatas e pimento





Aptas a recomer bacalhau? 
O bacalhau é cozido em pouca água durante uns 10 minutos, juntamente com ovos. As batatas são cortadas em quartos e preparadas na Actifry, mas também podem ser cozidas. Enquanto isto se apronta, já se vai salteando em azeite e alho uma cebola às rodelas e, a seguir, um pimento verde em tiras. Deixem cozinhar bem num wok, tapem-no até para "suar" o pimento. Está o pimento cozinhado? É altura de juntar as batatas e o bacalhau em lascas. Mais azeite e um pouco de sal. Pimenta? Não, vai Tabasco verde, uma delícia, picante, mas suave! Envolve-se em lume bem quente, aplica-se os ovos cozidos às rodelas e vamos para a mesa!



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Tarte de amêndoa





Ah, se fosse possível cheirar o blogue… Esta tarte está na mesa da cozinha e, sempre que passo por lá, dou-lhe uma snifadela!

É rápida: são 5 ovos batidos em creme com 1 chávena de açúcar, depois junta-se 1 chávena de amêndoa moída e já está (estou aqui a cismar se me esqueço de alguma coisa, mas não, é mesmo só isto).

Aplica-se uma base de massa folhada numa tarteira, deita-se o recheio, polvilha-se com muita amêndoa lascada, e forno com ela a 180 ºC durante uns 40-45 minutos... Andei a cirandar e não reparei ao certo no tempo, mas basta testar com o dedinho: a massa está firme? Então está pronta! Serpenteia-se com uns fios de mel em cima e serve-se num prato maravilhoso, oferecido na Passagem de Ano por uma senhora muito especial… 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Tomates recheados com atum, ovo e queijo da Serra




De volta e cheia de saudades vossas!

Os tomates recheados são quase um clássico pós-festas de Ano Novo, senão vejam aqui e aqui. Assustador, eu sei. Mas sobraram e há que os gastar, bem como a este pedaço de queijo da Serra, belherk (já tinha dito que detesto queijo? Não? A sério? É verdade, detesto.)

 
e azeitonas verdes descaroçadas, belherk, belherk, belherk


Prepara-se já arroz integral, temperado com açafrão e também se coze ovos.

Os tomates: corta-se o topo, esvazia-se o interior e faz-se o recheio, com atum enlatado e escorrido, uma boa colher de maionese, os ovos entretanto cozidos e esmagados, uma lasca de queijo da Serra por cima, azeitona a coroar, um fio de azeite e cominhos. Vai ao forno a 200 ºC até vos parecer bem.