sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bacalhau lascado com pimento, grelos e batatas novas




Por onde começar? Pode ser já pelas batatas, que demoram mais: é lavá-las muito bem, cortá-las a meio e prepará-las na Actifry ou no forno, com sal, pimenta, alho picado e azeite. A seguir, lancemo-nos ao bacalhau, para o cozer em pouca água durante uns 10 minutos. Deixa-se arrefecer e lasca-se. No meu fabuloso mini-grelhador, grelha-se um pimento vermelho em tiras, salpicado com azeite. Os grelos estão providencialmente já cozidos e basta salteá-los, como é evidente em mais azeite e alho picado. A seguir, salteia-se também o bacalhau, aconchega-se tudo numa assadeira e leva-se um bocadinho ao forno enquanto se trinca umas azeitonas…

**********
 
Ah... Entretanto, já viram como ela cresceu?


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Arroz doce




E eu que só tinha feito uma vez, como vos contei aqui, e tinha corrido tão malinho… Desta vez correu deliciosamente e voltarei a repetir em breve. 

Como me tinha aconselhado a Alex, utilizei o arroz carolino Bom Sucesso e foi, de facto, um sucesso! Servi-me desta receita deste livro, vejam como é fácil:


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pão recheado com alheira, queijo e azeitonas






A minha cozinha hoje está muito tradicional. Sobre o fogão, há uma panela com grelos acabados de cozer; noutra, um bacalhau a demolhar. Apre.

Importam-se que recheie mais qualquer coisa? Sim? Não? Já recheei e foi um pão. Ela panifica, ela recheia!

Escolhe-se um pão tipo sêmea (sêmea é uma palavra deselegante, mas acho que é mesmo tipo sêmea) e corta-se-lhe uma tampa com uma faca bem afiada. Aconchega-se o pão numa assadeira e começa-se já a tratar dele: rega-se o miolo com um pouco de leite para não secar e desfaz-se lá para dentro uma alheira (esta era de bacalhau); a seguir, distribui-se por cima boa porção de queijo mozarela e enterra-se no miolo azeitonas e cebolinhas de conserva. Forno, claro, a 200 ºC durante 30 minutos. Com a tampa do pão faz-se uns croutons para a sopa.  

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Ovos recheados



É a segunda vez que os faço e são tão apetitosos! Era até menina para trincar mais um agora, mas já se finiram...

Muito simples: basta cozer ovos - cada ovo faz dois ovos recheados -, descascá-los e cortá-los a meio para preparar a "forma". Retira-se as gemas para as misturar com atum de conserva escorrido, salsa picada, alho em pó e uma colher de manteiga. Enche-se cada metade de clara de ovo com esta mistura, molda-se bem e passa-se por ovo batido e pão ralado (usei pão ralado com alho e salsa picada, do género deste). A seguir, pode-se fritar em óleo bem quente, preparar no forno ou na Actifry, como eu fiz, durante 15 minutos ou até ficarem estaladiços. 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Groselha



 e umas pinhas apanhadas por aí!


Comprei a groselha por 1,49 € no Lidl e já a replantei. Espero que se aguente!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Brioche rústico




O que fazer quando a parveca da máquina do pão se lembra de avariar, estando eu com ela fisgada para preparar um brioche? Ora, mistura-se, de forma rústica e tosca, a farinha própria para brioche com água e óleo (500 g de farinha, 275 ml de água e 2 colheres de óleo de girassol), mesmo à mão (podia ter usado a batedeira, que parveca também!), deixa-se levedar durante 2-3 horas junto à lareira ou noutro local quente, molda-se, passa-se a massa para um pírex untado com margarina e… forno a 180 ºC durante uns 40 minutos. Querem? Está pronto e cheira deliciosamente!

 

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Bacalhau à Zé do Pipo






Primeiro, cozemos batatas que, depois de escorridas, desfazemos em puré, juntando leite, manteiga, pimenta e noz-moscada;
também cozemos bacalhau, para o abrir em lascas e envolver num refogado de cebola e alho às rodelas, salteados numa frigideira em boa porção de azeite. Mais sal e pimenta, tudo menos ficar insípido!
Ligamos já o forno e aplicamos o puré e o bacalhau numa assadeira, cobrindo com maionese, azeitonas e pimentos de conserva. E vai ao forno até dourar!