domingo, 30 de março de 2014

Polvo salteado com batatas amarelinhas




Queremos o polvo bem cozido, muito tenrinho, por isso pomo-lo já dentro de uma panela funda, com água fria e uma cebola. Liga-se o fogão e assim fica o polvo durante uns 40 minutos ou mais. Vai-se espetando com um garfo a avaliar a maciez…

Agora descascamos batatas para as cozinhar, eu, na Actifry, com azeite, alho, colorau, 1 cebola pequena às rodelas, sal e piripíri em pó, ou no forno, durante uns 30 minutos, revirando-as regularmente na assadeira.

Ah, o polvo, que bem cozido está!!! Retira-se já da panela, corta-se em tentáculos, idealmente com uma tesoura de cozinha, evitando pelar as mãos. O polvo é salteado na Actifry com um fio de azeite, pimenta branca e alho picado, ou numa frigideira ou wok, com os mesmos temperos. É tempo de servir, com azeitonas polvilhadas com alho em pó.

Uma boa semana, uma semana de apetite!

domingo, 23 de março de 2014

Mousse de morango




Era uma sugestão boa para o sábado ou o domingo, mas é melhor ainda para a semana. A semana é chata, a semana coiso, acontecem cenas à semana. Bom… Ora batam mesmo bem 1 pacote de natas com um niquinho de açúcar até ficarem firmes. Não ficaram firmes? Não liguem, juntem na mesma 1 lata de leite condensado, batam, batam, e mais uma boa porção de morangos bem maduros. Não estão lá muito maduros? Juntem na mesma, aos pedacinhos, e batam até ficarem mais ou menos desfeitos. Já está. Deixem gelar durante umas horinhas no frigorífico e sirvam com mais morangos. E boa semana!

**********

P.S. Entretanto, não sei que faça: o parveco do blogger não deixa mais ninguém seguir-me, nem a mim retribuir "seguimentos", dá erro! Help...

terça-feira, 18 de março de 2014

Bife de atum com molho de tomate picante



 


Quase um clássico desta cozinha. Fácil, rápido e aconchegante.

As batatas: já se sabe, Actifry com elas ou frigideira com elas, ai delas! Os bifes de atum: cozinhados em azeite quente, depois de temperados com sal, alho picado e pimenta (diz que a da Jamaica é a melhor para eles, então usa-se a da Jamaica). Estão bem cozinhados, sem pinta de sangue: junta-se polpa de tomate frito, um pouco de piripíri (esqueci-me outra vez de fotografar o piripíri novo, grande chatice), deixa-se ferver e serve-se horrorosamente quente, com azeitonas pretas e alcaparras on top.  

Sal & Vida



E recebi este Sal&Vida em mais uma campanha da Embaixadores. É um sal líquido, com 5 vezes menos sódio do que o sal tradicional. Está à venda em farmácias e parafarmácias. Já usei para temperar salmão e uma salada, e é muito bom e prático: basta pulverizar.

Experimentei também o avental... e não é que me fica bem?

domingo, 16 de março de 2014

Esparguete com camarão, ovo e molho de caril





Fui boa menina e deixei camarão descascado a descongelar. Hora de almoço e estou preguiçosa. O que faço? Cozo esparguete. Cozo também uns ovos, nunca se sabe. E a seguir, deito azeite para saltear alho picado num wok e junto-lhe, alho já lourinho, o camarão bem escorrido e enxuto. Vsshhhhh, frik, frik, tampa em cima e sacudir o wok de vez em quando. Aplicar sal, molho de piripíri (a ver se fotografo um muito bom que comprei) e uma porção quase exagerada de caril. Deixar ferrrverrr, juntar o esparguete cozido e regar com leite de coco. Ferve, envolve-se, ovos cozidos, salsa picada e alcaparras em cima, e está pronto!


sábado, 15 de março de 2014

Bolo de morango sem morango



A auto-plagiar-me, olhem outro jovenzinho aqui

Há vários dias sem tempo para cair nos braços do blogue. Um bocadinho agora:

6 ovos batidos com 1 chávena de açúcar branco e outra de açúcar mascavado + um fundo generoso de frasco de cobertura de morango + 1 colher de sopa de margarina líquida + 2 chávenas de farinha e uma pitada de fermento. Untar a forma nova com margarina, despejar dentro a massa e enfiar no forno a 180 ºC durante uns 40 minutos ou mais. Fora da forma, mais um nico de calda de morango e está o bolo a postos para o pequeno-almoço!


quinta-feira, 6 de março de 2014

TAST


 

Sou ou não uma sortuda? É evidente que sim e, desta vez, foi a TAST, uma empresa espanhola de artigos de catering, que me contactou para apresentar e enviar alguns dos seus produtos. Recebi vários exemplares de cada, se alguém quiser experimentar também, passe por cá…


Gosto particularmente do desenho destes talheres de degustação!



Já usei alguns em festas cá em casa (party, party!). São mesmo de boa qualidade e laváveis, para além de práticos e bonitos.

 

A TAST funciona com uma loja online, onde se pode escolher e encomendar os produtos. Chegam direitinhos e bem acondicionados! E os preços são muito tentadores.

 
Alertou-me a TAST para o facto de os artigos serem totalmente elaborados em Espanha, tanto em termos de conceito, como de design, fabrico de moldes e dos produtos.

Os produtos TAST são fabricados de acordo com as normas ISO, o material que os compõe é reciclável, e todos os pigmentos utilizados no seu fabrico estão homologados e admitidos nos países com as normativas mais rigorosas.

 Apre!

domingo, 2 de março de 2014

Salmão grelhado com arroz de grelos





Para hoje, não. Hoje é dia de comer asneiras. Oh, se soubessem as asneiras que já comi e as que ainda vou comer, uh la la!

(Só um minutinho, vou ali buscar 4 bolachas……………………….… Já cá estou.)

Ia dizendo que, hoje não, mas amanhã sim.

Tratemos, amanhã, de preparar salmão para grelhar, temperando-o com sal, pimenta, alho em pó e sumo de limão.
Num instante, o arroz: alho e uma cebola pequena picados e alourados em azeite, 2 chávenas de água, ferve, uma porção de grelos, ferve, 1 chávena de arroz + sal e pimenta e um bocadinho de sumo de limão no final.
O salmão: unta-se as placas do grelhador com azeite e lá vai o salmão, até ficar bem cozinhado, durinho por fora e tenrinho por dentro.

E boa semana!

**********

Hum, querem ver o que eu comprei ontem? Sim? Foi isto:


sábado, 1 de março de 2014

Bolo de iogurte e limão com creme pasteleiro





Vamos a um bolo feito de propósito para experimentar uma ratice...

O bolo: 5 ovos batidos com 2 chávenas de açúcar (1 de açúcar branco e outra de açúcar mascavado (acabou o branco, já passava da meia-noite e tive preguiça de ir à arrecadação buscar mais)); segue-se 1 iogurte natural grego, 1 colher de sopa de raspa de limão, 2 chávenas de farinha e um nico de fermento. Está a massa pronta para cozer a 180 ºC durante uns 40 minutos. 

E agora a ratice: creme pasteleiro em pó, basta juntar água…


Desenforma-se o bolo, corta-se a meio com uma grande naifa, separa-se as metades, deixa-se arrefecer um pouco e aplica-se o creme pasteleiro rateiro. Lamentavelmente, fiz pouca quantidade, logo eu que gosto de exagerar nestas coisas, e o recheio ficou demasiado austero. Bom, camadinha espalhada em cima, amêndoa laminada e é fincar-lhe a faca!