terça-feira, 27 de maio de 2014

Sopa de espinafres com pescada e ovo cozido




Para ficar forte como o Popeye!

Água numa panela, 1 cebola, 4 dentes de alho e 2 batatas a boiar. E temos uma sobra de arroz cozido congelado...



Horripilante? Talvez, mas muito útil para engrossar a sopa sem ter de descascar tantas batatas. Arroz para dentro da panela! Ainda cabe um ovo por pessoa, que coze em 10 minutos para ficar "molinho". Sal e pimenta e, por cima, num coador grande de arame (truque aprendido com a minha sogra), vão os espinafres cortados e 1 lombo de pescada, para cozer tudo mais rapidamente. Passam 30 minutos, está cozido: passa-se a varinha nos legumes e junta-se os espinafres inteiros ao caldo. Falta um fio de azeite... já está! Serve-se saborosamente com a pescada lascada e os ovos às rodelas.  

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Bolo de banana madura e farinha de trigo integral



 

Está chuva, mas também está calor e, por cá, as bananas já amadurecem como se fosse Verão, ficam num instante pretas e desapetecíveis.

As bananas empedernidas, apre:


  

São horas de as usar. Não se perde mais tempo: ala com 4 ovos para a batedeira, mais 1 chávena de açúcar branco e outra de açúcar mascavado, tudo bem batido em creme. Agora seguem 2 bananas tão maduras que nem as corto. Desfazem-se na batedeira e já só falta adicionar 1 chávena de farinha de trigo branca e outra de farinha integral (fiquei adepta desta farinha. Pensei que fosse cara, mas não: cerca de 60 cêntimos 1/2 kg por um alimento integral.). Está feita a massa, é cozê-la agora durante uns 40-45 minutos, não reparei bem, a 180ºC.

Cobre-se com uma camadinha de açúcar em pó e trinca-se à ceia e ao pequeno-almoço. E ao lanche. 


terça-feira, 20 de maio de 2014

Bife de atum com esparguete e pimentos padrón




Ah, tanto que fazer!

O mais rápido: bifes. Estes são de atum, cozinhados em manteiga quente e azeite, depois de temperados com sal, pimenta de Caiena (não a largo, não sei que faça) e alho em pó.

Mais rápido ainda: esparguete! Água a ferver e ela a cozer com um pouquinho de sal.

O atum está pronto e entram no wok (o fiel wok, caríssimo AC!) uns pimentos padrón (unos pican y otros no!), cortados a meio, "dos nossos", garantiu-me a senhora a quem os comprei. Lume forte, eles a queimarem um bocadinho, fingindo estar num grelhador. Sacudimo-los com frequência, não vão exagerar na queimadura. Provamo-los: hum… Precisam de doçura: segue uma colherzinha de mel. Salteia-se, envolve-se e estão prontos.     

Saem os padrón e entra a esparguete para tomar sabor. Junta-se mais um cubo de manteiga, umas colheradas da água de cozedura da massa e está na mesa! 


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Salada quente de salmão e grão-de-bico



 

Quente, mas não muito!

Colocamos ovos a cozer e vamos descansadas preparar o salmão. Ei-lo cortado em pedaços, e temperado com pouco sal, alho em pó e pimenta de Caiena, ou a que estiver à mão.


Já aquece azeite num wok e passamos para lá o salmão, cozinhando-o até ficar levemente tostado. Antes de o retirar, aplicamos-lhe um pouco de polpa de tomate frito, nós que gostamos do salmão sempre rosadinho! Mal ferve, retiramo-lo para saltear no mesmo azeite uma porção de grão-de-bico cozido. Mais um bocadinho de pimenta, mais um nadinha de alho em pó. Super bom! Não perdemos mais tempo e avançamos com tudo para a saladeira. Compomos com milho cozido, tomate em gomos, os ovos cortados, salsa e 3 ou 4 azeitonas verdes picadas. Está pronto!  


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Feijoada de camarão e amêijoas com arroz de açafrão




A feijoada leva os meus favoritos feijocas e feijão preto. Vamos tratar dela, começando por refogar cebola e alho picado em azeite. Bem refogadinhos, junta-se uma porção de polpa de tomate frito e 1 tomate maduro cortado em pedaços, deixa-se ferver e aplica-se logo as feijocas e o feijão preto, ambos já cozidos: prático e rápido, um mimo! Água a cobrir tudo, sal, piripíri, um bocadinho de coentros moídos e deixa-se ferver enquanto se prepara o arroz.

O arroz: alho a estalar em azeite, arroz em cima, água em dobro, sal, pimenta branca e uma colherzinha de açafrão.

Voltamos à feijoada: já estarão as feijocas a ficar tenras? Sim? Então juntamos camarão descascado e miolo de amêijoas, e deixamos cozer tudo. Vai-se provando. Está bom? Falta só acrescentar um pouco de sumo de limão e servir sem demoras.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Pão de manteiga com sementes de sésamo




(Acho eu que são sementes de sésamo. Tinha-as num frasquinho sem rótulo…)

Ah, o desmazelo: não havia pão para o pequeno-almoço de amanhã! Não havia! Então houve que tratar disso, assim: 

para um pão pequeno e fresquinho, pesar 250 g de farinha e misturá-la bem na batedeira com 150 ml de água (servindo-me da receita de base das farinhas para pão, embora tenha usado farinha de trigo para bolos), 1 colher de sopa bem atestada de manteiga, 1 pitada de sal e 1/2 pacotinho de fermento de padeiro, previamente dissolvido na água. Molda-se a massa a jeito para caber numa forma de bolo inglês, forrada com papel vegetal untado com margarina. Apetece-nos fazer feitios e fazemo-los com uma faca, dando golpes na massa. Por fim, as sementinhas misteriosas… e forno com ele, o pão, durante 30-40 minutos, a 200 ºC, com um tabuleiro cheio de água na parte inferior do forno para não secar a massa.


(Raminhos gentilmente gamados no jardim do condomínio)

sábado, 3 de maio de 2014

Cogumelos recheados com alheira





Alheira vegetariana, tudo verdinho!
Sem perder tempo, limpamos os cogumelos, retiramos os talos (que incrementaram um belo arroz, olarila!), e estão prontos a rechear com o conteúdo de uma alheira. Retira-se-lhe a pele e toca a encher os cogumelos! Agora alho picado (daquele de frasquinho), pimenta de Caiena (diz que faz bem a não sei quê), fio de azeite em cima, e vão para a Actifry durante uns 10 minutos ou para o forno pré-aquecido durante mais um bocadinho. 
Podem tirar dois, eu deixo!



 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Arroz de feijocas




Conhecem as feijocas? São aqueles feijões gordos, carnudos. Adoro feijocas e estas já estavam prontinhas, tinham sobrado de uma feijoada (ou feijoadoca?). Melhor ainda, fica o jantar pronto num instante.

Aprontemos na mesma um refogado com azeite e alho picado. Seguem-se as feijocas, cenoura, um restinho de feijão preto cozido, um pouco de polpa de tomate frito e nada mais. Ah, claro que sim: sal, pimenta branca e cominhos. Acrescenta-se água, umas 3 chávenas, deixa-se ferver e logo se junta uma chávena de arroz. 20 minutos depois está pronto a servir, com salsa picada a coroar.