terça-feira, 30 de setembro de 2014

Gradirripas



O dia está mesmo a acabar, mas não queria deixar de vos mostrar as peças encantadoras em madeira que recebi da Gradirripas

 

 

 São ou não lindas? E o cheirinho genuino a madeira?

Uma breve história da Gradirripas:

A Gradirripas, Lda. é uma empresa familiar, propriedade da família Violante, oriunda de Pernes, concelho de Santarém. Com ligações ao sector há já dois séculos, os actuais proprietários fazem parte da quinta geração de uma família tradicionalmente ligada à produção de artigos em madeira. Um saber que remonta aos finais do século XIX, quando Manuel dos Santos Violante trabalhava a madeira como uma verdadeira arte.
A sociedade, com a actual designação de Gradirripas – Artigos em madeira Lda., foi constituída em 2006 e dedica-se, sobretudo, ao fabrico de tábuas de corte e de mesa, e de outros utensílios para cozinha, bem como embalagens em madeira para vinhos e produtos gourmet.
A madeira utilizada no fabrico dos artigos provém, essencialmente, de pinhais da região centro de Portugal, adquirida a produtores que asseguram a sustentabilidade das florestas. Para tal, são feitas novas plantações em substituição das árvores abatidas para a indústria.
A qualidade do produto final é reconhecida no mercado nacional e internacional, em particular no Reino Unido, Holanda e Estados Unidos da América. É para o Reino Unido que se destina a maior parte da produção, em especial as tábuas Jamie's Italian, marca sob a qual o conhecido cozinheiro Jamie Oliver comercializa os seus utensílios de cozinha.

Muito obrigada à Gradirripas!


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Feijoada de polvo





Parece que as constipações já andem aí. E hoje Gaia acordou com nevoeiro frio. Agasalhem-se, sejam atinadinhos, e pensem em feijoadas quentes e substanciais, como esta de polvo.

O polvo é cozido, já sabem, em panela funda a começar com água fria, para não enrijecer. Coze durante uns 40 minutos, virando-se a meio e picando com um garfo a avaliar se já está terno. Quando estiver, retira-se da panela e guarda-se o caldo da cozedura.

Enquanto coze o polvo, já vamos tratando da feijoada, refogando em azeite uma cebola pequena e alho picado. Juntamos boa polpa de tomate (era esta a que eu recomendava há dias), 


uma concha de caldo do polvo e um frasco de feijão vermelho. O feijão de conserva está cozido, mas precisa na mesma de cozedura suficiente para amaciar. Junto ainda um pimento vermelho de minha criação! Deixamos ferver bem, temperando com sal e pimenta ou piripíri. Uns 15 minutos depois, acrescentamos meio polvo cortado em pedaços, e deixamos cozer e apurar.

Só falta preparar o arroz, da forma habitual: estalando alho picado em azeite, adicionando 1 chávena de arroz e 2 de água, juntando sal e pimenta e deixando cozer com umas gotinhas de vinagre dentro. Acabou de cozer o arroz e também está pronta a feijoada. Sirvam-se e aconcheguem-se.

domingo, 28 de setembro de 2014

Pudim de amêndoas



  

Amêndoas, nozes, castanhas, já anda tudo por cá em movimento. O Outono encanta-me, desnorteia-me! E a vocês?

Vamos é ao pudim. Aprontem na batedeira 6 ovos com 1 lata de leite condensado, tudo bem envolvido, seguindo-se a mesma lata cheia com leite meio-gordo, 1 chávena de amêndoa moída - adoro -, 1 colher de sopa rasa de maisena e, digamos, 1 dedal de Brandymel (não há licor de amêndoa nesta casa, lamentável). E é isto.



Aquecemos o forno a 200 ºC e colocamos água a ferver, sim. Enquanto isso, untamos uma forma com caramelo líquido e viramos para lá a massa do pudim. A água já ferve? Então, colocamos a forma dentro de uma assadeira funda e enfiamo-la no forno. Enchemos a assadeira com a água a ferver e cozemos assim o pudim, durante uns 20-25 minutos, conforme o forno. Está feito, só falta gelar por umas boas horas e desenformar.


sábado, 27 de setembro de 2014

Pão de capuccino




Há que tempos não panificava!



Eis um pão mesmo bom para o lanche! A simplicidade habitual: na batedeira ou, caso se achem com força, à mão, amassem 3 chávenas de farinha com fermento, 1 chávena de leite, 1 colher de sopa de óleo, 2 ou 3 colheres de sopa de mistura para capuccino, 1 ovo e uma pitada de sal. Juntem mais um pouco de farinha se a massa não se soltar e façam a trança assim: massa esticada com um rolo sobre uma bancada enfarinhada, depois cortada em três ao comprimento e entrançada como se de cabelo se tratasse. Pincelem com manteiga e cozam no forno a 200 ºC durante 30 minutos. À saída do forno, por que não?, polvilhem com chocolate em pó.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Arroz de pescada e pimento vermelho






O meu pimenteiro da varanda ainda rende pequenos, mas bons pimentos para colorir um pálido arroz de pescada.


Vamos a ele: como de costume, refogamos alho e uma cebola pequena em azeite, e juntamos polpa de tomate tipo caseiro (a ver se fotografei uma óptima que descobri recentemente… não, esqueci-me, mas avanço já que é da marca Helios), para dar cor e sabor. Segue evidentemente o pimento cortado em pedaços e uma mão cheia de ervilhas. Água a ferver em quantidade para o arroz ficar caldoso, umas 4-5 chávenas para 1 de arroz, e logo mergulha este e a pescada, e ainda meia dúzia de camarões descascados. Temperos: sal, pimenta branca, um niquinho de piripíri, coentros em pó, e é deixar cozer durante uns 15-20 minutos. No final, já fora do lume, um pouco de sumo de limão.   

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Mousse de queijo fresco, iogurte e leite condensado





Ora bem, vamos fazer isto rápido, batendo 1 queijo fresco com 1 lata de leite condensado cozido, 3 iogurtes gregos e já não me lembro se levava mais alguma coisa, mas acho que é tudo… Sim, é tudo. Ah, não: falta 1 saqueta de gelatina em pó, misturada num copinho com pouca água. Agora é que já está. Falta colocar em tacinhas, enfeitar com framboesas se andarem por aí e deixar gelar até à hora do jantar.