segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bolo de tangerina, cardamomo e trigo integral




 

Ena, tanta vitamina!

Tomemos a pior tangerina da fruteira e acertemos com ela toda, casca incluída para muuuuita vitamina, no liquidificador, a par de 2 ovos e 6 sementes de cardamomo, para triturar. 


Já está e avançamos para a batedeira, para bater em creme 4 ovos com 2 chávenas de açúcar. Num instante está em creme e juntamos a polpa da tangerina, 2 colheres de sopa de saborosa margarina e 2 chávenas de farinha de trigo integral + 1 niquinho de fermento. Pronto, é só levar ao forno a 180 ºC durante uns 40 minutos e está o lanche feito. E o pequeno-almoço!  

terça-feira, 14 de abril de 2015

Empadão de pescada e grelos





Retemperador e vitaminado, bom para recuperar de gripes, pestes e outros males.

Vamos a isto. Num tacho cozemos batatas, para esmagar em puré, devidamente temperado com sal, pimenta e noz-moscada, e amaciado com leite e 3 ou 4 cubos de manteiga.

Noutro tacho, fervemos pescada, 2 filetes de peixe-espada daqueles empurrados de um lado para o outro na arca e ovos. Os grelos foram cozidos de véspera, quando vim da frutaria carregadinha de verduras. Têm comido verduras? E fruta? Pois devem!

Cozido o peixe, é lascado, salteado em boa porção de azeite e temperado com pimenta, sal e alho em pó. Está tudo a postos para montar o empadão, começando pelos grelos, envolvidos com azeite e alho, seguindo-se a pescada, depois o puré e, a terminar, ovos às rodelas e mais uns fiozinhos de azeite em cima. Fornoooo até ficar dourado! 


sábado, 11 de abril de 2015

Bifanas de atum fresco





Já tinha preparado umas aqui, e que boas estavam, mas estas, de atum fresco a abrir facilmente em lascas, são ainda melhores.

Ora, então, cozinha-se os bifes de atum numa frigideira antiaderente, numa mistura de manteiga e azeite, temperados aí mesmo com pouquíssimo sal, alho e piripíri em pó. Quando estiverem lascados e douradinhos, junta-se uma ou duas colheradas de polpa de tomate tipo caseiro.

Abaixo a dieta: na Actifry, no forno ou numa frigideira, prepara-se batatas às rodelas, também temperadas com sal, piripíri, alho em pó e noz-moscada, haja sabor, haja picante.

Vamos, ainda vão a tempo para o jantar!

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Paté de atum, maionese e alcaparras




Vamos a um paté muito rápido, só para um agradinho antes do jantar.

Escorre-se 2 latas de atum para desfiar e misturar com maionese, um nadinha de ketchup, umas folhinhas de salsa que cobicei na frutaria, 2 ou 3 gotas de Tabasco, alho em pó e alcaparras picadas. Mexe-se e remexe-se e já está, para servir com umas tostas, como estas excelentes biscottinas de alho e salsa.


O paté rende que se farta e ainda chega para rechear fatias de pão de centeio, gratinadas com um bocadinho de mozarela por cima, no forno ou na Actifry… 
 

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Biscoitos de limão e custarda



(Estão TOP, recomendo!)


Fazer para oferecer à madrinha!

1 ovinho e 1 chávena de açúcar bem batidos + aí umas 100 gramas de margarina + raspa e sumo de meio limão + 2 chávenas de farinha de trigo e 1 chávena de farinha custard (ei-la aqui), tudo bem amassadinho, eventualmente acrescentando mais alguma farinha, caso a massa não se solte bem da taça.

Moldar bolinhas, espalhá-las em assadeiras e cozer durante 15 minutos em forno bem quente.  

Passar uma boa Páscoa!



quarta-feira, 1 de abril de 2015

Bolo de iogurte com morangos e creme pasteleiro




Descobri a mentira do 1 de Abril: 30 ºC de temperatura esta semana...

Vamos é tratar do bolo, que sempre se liga o forno para aquecer a casa! Precisamos de 6 ovos para bater em creme com 2 chávenas de açúcar, seguindo-se 1 iogurte natural, 3 colheres de sopa cheias de margarina, raspa de limão, 2 chávenas de farinha e uma pitada de fermento.  

Agora forno a 180 ºC durante uns 40 minutos. Depois de desenformado, faz-se uma marosca: cobre-se com este creme pasteleiro ou com este, mais trabalhoso e honestinho, e com morangos, que me esqueço constantemente deles no frigorífico. 

 
Agasalhem-se!