domingo, 31 de maio de 2015

Bruschettas de camarão, mozarela e molho picante




Corta-se um bom pão em fatias para barrar com um molho feito com maionese, um belo ketchup, alho em pó e piripíri, uma delícia!


A seguir, atavia-se as fatias com queijo mozarela ralado, um camarão gordo cozido e descascado em cada uma, azeitonas e mais mozarela. Só falta umas folhinhas de orégãos em cima e é tostá-las na Actifry ou no forno. Já está!


sábado, 30 de maio de 2015

Salada fria de batata, pescada e ovo com maionese




Façam para o almoço, eu fiz ontem para o jantar.
Coze-se em apenas 15 minutos, para não se desfazerem, batatas aos cubos, pescada e ovos em água com sal e um fio de azeite. Enquanto isso, já se prepara a maionese, misturando-a com um pouco de ketchup, pimenta e alho em pó.
Escorre-se a pescada e as batatas, rodelam-se os ovos, deixa-se arrefecer e envolve-se tudo com a maionese. Por cima, vão tomate, pepino e azeitonas, e temos a nossa salada feita!

domingo, 24 de maio de 2015

Mousse enformada de maracujá




Só é preciso isto, isto e isto,


e uma chávena grande de água quente para dissolver o pacotinho de gelatina. Depois de bem dissolvida, mexendo com uma colher, vira-se na batedeira, para misturar com a lata de polpa de maracujá. Segue o leite condensado e avança tudo para um pírex, a caminho do frigorífico. Horas depois, está durinho e pronto a desenformar, bastando passar com uma faca entre a mousse e o pírex. Vira-se para um prato e aguarda-se que a gravidade faça o resto.




Um domingo bem passado!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Massa de arroz com salmão e ovos mexidos




Ui, que isto é tão rápido, ui!

Para a massa de arroz, basta ferver água temperada com sal, mergulhar lá os fios durante uns 5-10 minutos, escorrer, juntar um nadinha de azeite e está pronta. Para os ovos, batê-los ligeiramente e cozinhá-los em margarina, temperando com pimenta e noz-moscada. Para o salmão, é grelhá-lo ou cozinhá-lo numa frigideira num fundinho de azeite, devidamente salgado e apimentado. Frigideira livre, volta-se a ela com mais azeite e alho picado, lasca-se o salmão e envolve-se tudo. Está pronto a servir! 



quarta-feira, 20 de maio de 2015

Folhados de maçã





Feitos por gulodice e para gastar uma maçã grande e murcha.

Uma placa de massa folhada rectangular, esticadinha e cortada em quatro. Polvilhamos com açúcar e canela, e vamos à maçã grande e murcha. Descasca-se e corta-se em fatias. Numa frigideira, derrete-se manteiga e açúcar mascavado com um salpico de canela em pó. Maçã dentro para ganhar sabor, deixar arrefecer e aplicar sobre metade de cada plaquinha de massa folhada. Cobre-se com a outra metade da massa, dá-se três golpes com uma faca afiada, pincela-se com leite e leva-se ao forno a 200 ºC até ficar dourado.

E agora trata-se deste com o segundo café do dia:


   

domingo, 17 de maio de 2015

Salada de cogumelos, pimentos e croutons




E tomate e azeitonas verdes. Não tenho definitivamente o dom de bem apessoar saladas, mas ficou muito boa. Muito simples, mas com alguma preparação.

Primeiro, corta-se um pimento vermelho em tiras para assar ou grelhar com um fio de azeite. Isto ainda demora um bocadinho, pelo que vamos tratando dos cogumelos, cortando-os em fatias para saltear em azeite quente, juntando 2 dentes de alho para dar mais interesse à coisa. Um nadinha de sal e pimenta, e estão prontos. Que mais falta? Só cortar o tomate em gomos, juntar azeitonas verdes e uns valentes croutons. 


Ah, falta ainda o molho: azeite, vinagre suave, mel, umas gotinhas de piripíri e quase nenhum sal. Mexe-se bem e já está!    

terça-feira, 12 de maio de 2015

Espadarte com arroz de grelos





Oh, tão simples!

Primeiro trata-se do arroz, alourando alho picado em azeite, juntando água a ferver, uma porção de grelos e metade da quantidade de água em arroz. Sal e pimenta, e é deixar cozer.

Agora, tempera-se o espadarte com quase nenhum sal, alho e pimenta, e logo se cozinha em azeite quente, é num instante.

Está pronto o jantar, que mais hei-de escrever? Que vos ofereço esta rosinha:





sexta-feira, 8 de maio de 2015

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Grão guisado com legumes e arroz de açafrão






Leve, primaveril e nutritivo! Azeite e alho picado em dois tachos, um pequenino para o arroz e outro maior para o guisado. Aloura um bocadinho o alho e vai para o tacho pequeno 1 chávena de arroz e duas de água a ferver, sal, pimenta e açafrão. No tacho grande, entra polpa de tomate frito, 1 frasco de grão-de-bico e o que houver de legumes: 1 cenoura, 1 tomate maduro, 1/2 pimento vermelho e folhas de couve coração. Sal, pimenta e cominhos, uma boa fervura e, 20 minutos depois, com um pouco de sumo de limão no final, temos o almoço. 




A propósito de tomate, eis os meus tomateiros, criados a partir de sementes retiradas de tomate fresco.

domingo, 3 de maio de 2015

Bolo de chocolate com morangos e creme pasteleiro





Acabo de comer uma fatia e já me apetece outra. O açúcar é uma droga? Se calhar…

Vamos com 4 ovos e 2 chávenas de açúcar para a batedeira. Quando estiver cremosinho, junta-se 4 colheres bem cheias de manteiga. Quando estiver meeeesmo cremosinho, avança-se com 1/2 chávena deste chocolate em pó impressionante-que-até-devia-ser-proibido + 2 chávenas de farinha e um bocadinho de fermento. 


Bate-se suavemente para não endurecer a massa e leva-se ao forno durante 40 minutos a 180 ºC. Cobre-se com creme pasteleiro, do caseiro ou do batoteiro, e morangos do merceeiro. 

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Arroz de vieiras, feijão preto e couve coração




Às vezes acho que um prato de comida, ou taça, ou malga, é bom paliativo para grande parte dos males, mas deve ser porque sou gulosa.

Vamos a mais um. Estala-se em azeite 3 dentes de alho e junta-se polpa de tomate frito e meia lata de feijão preto que é tão apetitoso. Ferve, e acrescenta-se água em quádruplo à quantidade de arroz e uma mão cheia de vieiras. Ferve novamente, e vão a banhos folhas de couve coração e o arroz. Tempera-se com sal, piripíri e um pouco de cominhos. 20 minutos depois, está pronto, só falta mesmo aquele toque de sumo de limão para "abrir".