sábado, 31 de outubro de 2015

Natas do céu




Sabem vocês o que tenho no forno? Pois não sabem, mas digo-vos que vai sair de lá daqui a 12 minutos, por isso tenho de apear-me com este post, senão queima!

Natas do céu: gosto delas, nunca tinha feito e vi-as lindas no blogue da bela Carla Ramalho, aqui, bem mais mimosas do que as minhas, é um facto. Ora saquei da receita dela e não me arrependi!

Para o doce de ovos, juntamos num tachinho 5 gemas de ovos, 5 colheres de sopa de açúcar e 5 colheres de sopa de água, envolvemos bem e levamos a lume brando, mexendo até engrossar.

A seguir, batemos em chantilly 400 ml de natas com 3 colheres de sopa de açúcar. Batemos, ainda, 5 claras em castelo com 2 colheres de açúcar. Misturamos natas e claras, e juntamos 2 folhas de gelatina amolecida.

(Ui, já cheira, vou desligar o forno…)

Só falta moer um pacote de bolachas e entrar em linha de montagem: em tacinhas, viramos camadas alternadas de natas e bolacha ralada, e terminamos com o doce de ovos. Ala para o frigorífico e é atacar mal esteja geladinho!

domingo, 25 de outubro de 2015

Pão recheado com bacalhau lascado e couve em cebolada




Muito prático para dias em que a preguiça ataca com força (quase todos os meus dias!).

Saca-se de um belo "pão da avó" ou pão de Mafra ou pão alentejano ou pão-pão, retira-se-lhe a tampa e temos como que uma terrina para lá enfiar o recheio. E que recheio? Este:

Bacalhau, cozido num instantinho, e lascado, colocado dentro de uma boa cebolada feita com azeite e 1 cebola pequena às rodelas + dentes de alho picados. Também temos couve cozida, que é cortada em pedaços e envolvida na cebolada com o bacalhau. Eventualmente, roubamos algum miolo ao pão para embeber no azeite. Tempero? Sim, pimenta branca e só mais um bocadinho de sal, olhem as tensões! 


Muito bem acompanhado com o Vale dos Barris Castelão...


Avança-se com o recheio para dentro da covinha do pão, comprime-se para caber tudo, deita-se, se calhar, mais um fio de azeite em cima, enfeita-se com azeitonas pretas e resta colocar a tostar no forno ou na Actifry até ficar no ponto.


**********


Por que não tenho vindo aqui? Por muito trabalho e também por andar angustiada com o caso dos jovens angolanos presos, em particular com a greve de fome do Luaty Beirão. Não os conheço, mas dói-me o sofrimento deles e das famílias, e imaginar que alguém está, neste momento, sem comer há 35 dias e que o desfecho, se não for libertado, será o pior...

domingo, 18 de outubro de 2015

Bolo de chocolate em 7 minutos




Mesmo a calhar para o lanche!

Esta receita não é minha, corre pela Internet em vários sites e blogues: mistura-se de uma penada 4 ovos com 1 chávena de açúcar, outra de óleo, outra de farinha e mais duas de chocolate em pó (usei Nesquick) e, depois disto tudo bem mexido, 1 chávena de leite morno. Coloca-se num pírex e coze-se durante 7 minutos no microondas, com a potência máxima.


Ei-lo depois de cozido:

 

Ideal quando aparecem visitas surpresa ou para oferecer um agradinho!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Bolachas e mais bolachas



Num pedacinho de tempo, fiz estas:


 e mais estas:


As primeiras, de coco, levam 1 chávena de açúcar, 1 ovo, 4 ou 5 boas colheres de sopa de margarina, 1 chávena de coco e 2 de farinha de trigo. É misturar, moldar em bolinhas e cozer no forno a 200 ºC durante 12-15 minutos.


Enquanto estas cozem, aprontam-se as outras: saca-se deste pacotinho 

 

e basta juntar 1 ovo. A embalagem diz que faz 16 cookies, eu garanto que chega para 25, e grandotas. Basta formar bolinhas, achatá-las com um garfo e, 12-15 minutos depois, temos outra fornada!

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Tarte rápida de amêndoa





Feita num instantinho, vite, vite… Leva 6 ovos, batidos com 2 chávenas de açúcar, seguindo-se 2 chávenas de amêndoa moída e apenas 1/2 chávena de farinha. Está feita a massa. Avançamos com ela para uma tarteira, forno a 180 ºC durante 40 minutos e está feita a tarte. 


E sabe ainda melhor geladinha, no dia seguinte!


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Feijoada de pescada e camarão



 
Nhac! Feita assim: alho e cebola picados a estalar em azeite, polpa de tomate em cima (experimentei esta da Guloso, picante e muito interessante!), um frasco de feijão branco cozido, e é dar-lhe lume, temperando com sal, pimenta branca (sim, mais um bocadinho) e cominhos moídos.

Avancemos para o arroz: 2 dentes de alho alourados em azeite, 1 medida de arroz e 2 de água a ferver + sal e pimenta. Em 20 minutos está sequinho e pronto.


E regressemos ao feijão. Depois de ferver durante uns 15-20, junte-se a ele lombinhos de pescada, uma mão cheia de camarões e umas folhinhas de couve. Deixe-se apurar, acrescente-se no final da cozedura um pouco de sumo de limão e nada mais.