sábado, 16 de janeiro de 2016

Empadão de bacalhau e grelos




Fabricado com 2 postas de bacalhau com broa, já prontinhas, uma delícia!

Ora, então, cozemos uma boa porção de batatas para as esmagar em puré, juntando leite e manteiga ou margarina. O puré está delicioso, damos-lhe uma colherada e aplicamos metade dele numa assadeira. Por cima, espalhamos grelos já cozidos e o bacalhau lascado. Cobrimos com o restante puré de batata e regamos com um ovo batido com uma pinga de leite. Levamos ao forno a 200 ºC durante uns 30 minutos ou mais, se o forno for preguiçoso.

Bom serão e bom domingo!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Omeleta de forno




Ultraprática quando precisamos de preparar rapidamente o almoço ou o jantar, virar costas para continuar a trabalhar e voltar à cozinha só quando cheirar a queimado estiver pronto.

É assim: bate-se meia dúzia de ovos e junta-se o que tivermos à disposição. Eu tinha azeitonas verdes descaroçadas, milho cozido, tomate, queijo ralado e cogumelos. Tempera-se com um bocadinho de sal e pimenta, e é despachar para o forno dentro de uma assadeira untada com margarina. Quanto tempo no forno? Aí uns 20 minutos.

Boa sexta, agasalhem-se!

Ah, já me esquecia: hoje estou aqui


sábado, 9 de janeiro de 2016

Doce de amêndoa e bolacha maria




Visto hoje numa ida ao supermercado. O aspecto era tentador, a quantidade pequena, o número de aditivos grande… Vai daí, decide-se fazer em casa.

Mistura-se bem 4 ovos com 1 chávena de açúcar, junta-se 1 chávena de amêndoa moída e leva-se ao lume para engrossar, adicionando aos poucos 1/2 chávena de água. Aplica-se, ainda, uma casquinha de limão. O creme de amêndoa está pronto.

Bolacha maria a postos, é moê-la também, umas 5 por porção, para a colocar no fundo de tacinhas, virando o creme de amêndoa por cima. É gelar e atacar.

  

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Mousse gelada de frutos vermelhos




(Mousse mais bonita e coradinha ao vivo, mas perdi o carregador da minha câmara e tive de fotografar com o telemóvel. Alguém viu o meu carregador?)



Arrumei, finalmente, os meus livros de culinária e, já que agora estão todos direitinhos no mesmo sítio, espreitei um ou dois à procura de uma receita de sobremesa rápida. E cá estava uma neste livro:
 



Não tinha morangos, mas tinha uma caixinha de frutos vermelhos congelados e foi o que usei, batendo-os no liquidificador, ainda congelados, com uma lata de leite condensado e juntando 2 folhas de gelatina e uma chávena de leite comum. Só falta mesmo… servir!    





segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Cogumelos recheados com alheira e arroz de feijão preto



 

Minhas ricas e meus ricos, finalmente ao blogue, a ele!

Sem delongas: compramos cogumelos em quantidade e separamos os maiores, mesmo a jeito para rechear com uma alheira. Por cima, apenas um fio de azeite e uns pozinhos de pimenta, e vai ao forno ou à Actifry até considerarmos no ponto. 

Enquanto isso, prepara-se o arroz, salteando alho picado em azeite, aplicando polpa de tomate, meia latinha de feijão preto, água a ferver e o arroz, com tempero de sal e pimenta. Em 20 minutos está tudo pronto.


**********

O ano novo: o que fazer? Fazer o que quisermos, fazer o melhor com os elementos de que dispomos, investir tempo, pensamentos e recursos no que é importante para nós. Eu, já sabem, desejo-vos a todos um excelente ano novo!!!