quinta-feira, 28 de abril de 2016

Tosta de cogumelos





Bem sei, a da foto tem um intruso, o presunto, mas não fui eu que a comi…

Feita num fim-de-semana, em que apetece folgar, e inspirada nesta receita do Henrique Sá Pessoa.



A única coisa que se cozinha são os cogumelos, fatiados e salteados em azeite, acrescentando alho e salsa picada.

Escolhe-se o pão conforme o apetite, grande ou pequeno, barra-se o interior com manteiga, aplica-se numa fatia os cogumelos e o queijo por cima (acrescenta-se presunto ou algo mais para quem quiser), fecha-se a tosta com a outra fatia de pão e leva-se a tostar numa sanduicheira.


Para um gostinho especial, experimenta-se este molho de alho frito, muito apetitoso!  

domingo, 24 de abril de 2016

Esparguete agridoce com camarões e cogumelos





Cozemos esparguete integral - ando a tentar converter-me ao integral!

Em azeite quente com alho picado, salteamos os camarões e, a seguir, os cogumelos fatiados, temperando com pimenta de Caiena ou outra que nos apeteça. Mais um bocadinho de alho e azeite, e segue-se a esparguete cozida e escorrida. É tudo. 

Servimos polvilhado com salsa picada e um fio de molho agridoce - este é muito bom, recomendo!  


domingo, 17 de abril de 2016

Novidades deliciosas Paladin!






Olhem só para estas delícias, recebidas esta semana da Paladin:




 

Hummmmm…..



Muito obrigada, Paladin

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Pescada gratinada com castanhas e grelos





 
Apesar de ter muitos livros e revistas de culinária, é raríssimo seguir uma receita, a menos que seja minúscula como as minhas. Tenho preguiça e mais que fazer. Mas gosto de olhar para os bonecos e ler os títulos, o que basta para me inspirar quando não sei que faça e quero cozinhar alguma coisa diferente. E foi o que aconteceu ao olhar para esta imagem e título. Olhem que rica coisa:

Pois é. 

Não usei tamboril, mas pescada, nem cogumelos chantarella e espinafres, mas castanhas e grelos, e ficou que foi um mimo!

Resumindo: coze-se rapidamente castanhas congeladas e pescada temperada com sal, pimenta e sumo de limão. Enquanto isso, salteia-se cebola e alho picado em azeite, para envolver os grelos já cozidos. Isto passa já para o fundo de uma assadeira. Avancemos para um bechamel, preparado, como sabem, com umas boas colheres de margarina, deixando derreter e aplicando igual quantidade de farinha, mexendo bem e adicionando 1 pacote de natas, mais algum leite, sal, pimenta, alho em pó e noz-moscada. Está espesso, está prontinho.

Voltemos à assadeira, para colocar as castanhas e a pescada desfiada por cima, regar com um fio de azeite e cobrir com o bechamel. Falta uma camadinha de queijo ralado e al horno a 200 ºC até ficar bem douradinho!

terça-feira, 12 de abril de 2016

Novos sumos Compal Veggie



Desconheço quem trabalha no design de produtos da Compal, mas é uma equipa que está de parabéns! Esta marca tem-se destacado sempre pelo excelente bom gosto, e não me refiro só ao sabor.

Ora vejam o esmero desta caixa que recebi, ao participar na campanha da Youzz dos novos sumos com vegetais Compal Veggie:






Tudo maravilhoso!

A experimentar brevemente estes sabores: VEGGIE TOMATE, MULTI VEG e BETERRABA MAÇÃ.



Muito obrigada, Youzz e Compal!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Bolo de laranja





Como é que eu nunca tinha colocado aqui um bolo de laranja, se o faço tantas vezes?

Já se resolve isso. O bolo, simplicíssimo, é feito batendo 2 ovos com 2 chávenas de açúcar, enquanto se mistura no liquidificador mais 2 ovos com 1 laranja cortada em gomos, casca e tudo. Voltamos à batedeira, para acrescentar 2 colheradas bem cheias de margarina e ainda um bocadinho de óleo, para humedecer a massa, seguindo-se a laranja triturada com os 2 ovos, mexe que mexe, e mais 2 chávenas de farinha com um niquinho de fermento. É isto, falta levar ao forno durante 40 minutos a 180 ºC.


Para uma dose de vitaminas extra, espremam uma laranja e levem ao lume com um pouco de açúcar, para formar uma calda que se verte quente sobre o bolo. Eu, desta vez, prescindi da calda, ando vitaminada que chegue!  

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Polvo tostadinho com arroz de polvo e pimento





(Irrita-me a expressão "com arroz do mesmo", arrrghhh.)

Portanto, cozer o polvo, lançando-o numa panela com água inicialmente fria, para que fique tenro. Em 40 minutos, mais coisa menos coisa, está pronto. Retira-se da panela para cortar em tentáculos e aproveita-se as partes menos giras para acrescentar ao arroz.

A água de cozer o polvo também é aproveitada, regando com ela um refogado, com três partes de água para uma de arroz, a que se junta umas tirinhas de pimento e os pedaços de polvo. Enquanto o arroz coze, devidamente temperado com sal e pimenta, o polvo é tostado no forno ou na Actifry, com azeite e alho. Em 15 minutos, está um mimo! 

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Biscoitos de aveia, mel e açúcar mascavado




Toscos, pequeninos, escurinhos, mas muito bons! Os flocos de aveia dão-lhe a crocância, o mel, a suavidade e a doçura. Experimentem!


 
Como sempre, muito simples: na batedeira ou à mão, mistura-se 1 chávena de açúcar mascavado com 1 ovo, umas boas colheradas de margarina, um pingo gordo de mel, 1 chávena e 1/2 de farinha de aveia e 1 chávena e 1/2 de flocos de aveia. Molda-se bolinhas para cozer no forno a 200 ºC durante uns 15 minutos e estão prontos.