terça-feira, 22 de novembro de 2016

Sopa de agrião e feijão vermelho





O que vai bem com este frio?

Lareira


 
E uma sopa bem quente.

Faz-se uma base com batatas, uma cebolinha, 3 dentes de alho e meio pimento vermelho, para uma bela cor e um toque picante. Por cima, num coador grande, vão os agriões e umas colheradas de feijão vermelho já cozido. 30-40 minutos depois, está feita a sopa, bastando triturar tudo, excepto os agriões e o feijão.   

domingo, 20 de novembro de 2016

Queques de chocolate e nozes






Grande chatice, só há 5 ovos, não me apetece ir agora ao supermercado e ainda posso precisar deles para o jantar, de modo que vou usar só um para estes queques, a ver como saem.

É, portanto, um ovo a bater com 3/4 de chávena de açúcar, 3/4 de chávena de farinha, 1 chávena de chocolate em pó,



este, adoro, não me interessa que seja para hacer a la taza,

e meia chávena de leite e óleo em partes iguais. Junta-se uma mão cheia de nozes e é bater, bater...

Não me apetece usar o forno, quero uma coisa mais rápida e vai ser o microondas, depois de espalhar a massa por 6 forminhas de silicone, enchendo-as só até meio, porque a massa cresce. 6 minutos depois, estão assim.


Bom domingo e bom lanche!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Bife de atum com espargos e couve-flor




Sim, parece um bife e é, mas de atum!

Aprontamos os espargos num instantinho, quebrando e descartando a extremidade inferior, e cozinhando-os numa frigideira em azeite quente com um dente de alho picado. Saem espargos, entram bifes, previamente temperados com pouquíssimo sal - olhem os rins -, pimenta, alho e sumo de limão, fogo bem quente nisto. Entretanto, cozemos couve-flor em 10 minutos, que escorremos e envolvemos em mais azeite e alho, e estamos prontos para jantar!   

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Pudim de abóbora e nozes




O que dizer sobre este pudim? Que é suave e se faz muito simplesmente, juntando no liquidificador 1 bom pedaço de abóbora com 5 ovos, 1 lata de leite condensado, outra lata cheia de leite, 1 casca de limão e uma mão cheia de nozes. 

 
Coze-se durante uns 40 minutos em banho-maria, numa forma untada com caramelo líquido e já está! Como habitualmente, não se esqueçam de o fazer esperar umas boas horas no frigorífico antes de desenformar.