quarta-feira, 30 de março de 2016

Salmão com batatas gratinadas





O salmão serviu para acompanhar as batatas gratinadas, receita da minha amiga Vanessa. As batatas dela são preparadas alternando fatias de queijo com rodelas de batata. A mim apeteceu-me usar queijo ralado e envolver as batatas fatiadas numa boa quantidade dele. Apetites!

A ladear as batatas na assadeira, vão lombinhos de salmão, temperados com sumo de limão, alho, pimenta e pouquíssimo sal. Vai um fio de azeite a serpentear por cima de tudo e leva-se ao forno bem quente durante uns 30, 40 ou mais minutos. Se o vosso forno for um atrasinho de vida, sem ofensa, como o meu, uma solução é cozinhar as batatas em água durante uns 10 minutos antes de colocar no forno, e temos jantar mais cedo… 

quinta-feira, 24 de março de 2016

Trifle de maracujá e maçã




E para sobremesa? Vai-se ao belíssimo Em Forma e procura-se lá uma receita deliciosa e saudável!


E vai ser mesmo esta:


É tão simples e eu ainda a simplifiquei mais. Descasca-se e corta-se em gomos 3 ou 4 maçãs para cozer em pouca água com açúcar, uma casquinha de limão e um pau de canela.

A seguir, mistura-se 2 iogurtes naturais com polpa de maracujá e tritura-se menos de um pacote de bolacha maria.

Só falta montar em sucessivas camadas a bolacha moída, a maçã depois de fria e o iogurte com maracujá. Leva-se ao frigorifico umas horinhas para gelar e sobremesa pronta!  

terça-feira, 22 de março de 2016

Bacalhau com batatas no forno




Um bacalhau honestinho, com batatas e couve, nada de complicar. Coze-se as batatas cortadas em quartos durante uns 15 minutos, seguindo-se uma escaldadela ao bacalhau por 10 minutos, antes de passar tudo para uma assadeira, onde se rega com azeite, e salpica com alho picado e pimenta. Enquanto isto aloura em forno bem quente, coze-se a couve que é, depois, salteada em azeite e alho. E está pronto!


   

terça-feira, 15 de março de 2016

Empadão de pescada e couve




Não nos livramos tão cedo do frio! Haja lareira (e lenha…) e forno.

E batatas, já que, com mais alguma coisa se faz um empadão. Para este cozi, para além das batatas, pescada e couve. A batata é esmagada, e amaciada com leite e margarina. A pescada e a couve são envolvidas em azeite quente com alho picado. Sal? Não se metam nisso que faz mal. Monta-se o empadão como habitualmente, enfiando pescada e couve entre duas camadas de puré, cobre-se com ovo batido e leva-se ao forno bem quente para tostar um bocadinho. E é tudo.

    

quarta-feira, 9 de março de 2016

Bolo de bolacha cremoso





Pelo menos no primeiro dia!

O clássico e facílimo bolo de bolacha, mas sem aquele creme de - belherk - manteiga e açúcar que acho pavoroso. Ao invés disso, preparei um pudim Boca Doce, que tinha em casa mesmo a jeito (e que me fez lembrar de como, em miúda, quando os fazia, o creme pegava no fundo do tacho…), mas não foi suficiente, pelo que fiz também um bocadinho de creme custard para completar. 

O resto já sabem: é tirar um café longo, molhar rapidamente aí as bolachinhas depois de frio, aplicar no fundo de um pírex e ir alternando uma camada de bolachas com outra de creme.



Para evitar dissabores, usei dois truques da bela Luísa Alexandra: forrar o pírex com película aderente e, no fim, colocar o bolo de bolacha uns 15 minutos ou mais no congelador para ficar mais firme. Desenformando, polvilha-se com uma camadinha de chocolate em pó que vai sempre bem.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Bolo de limão e banana com farinha de trigo integral





Ai que é tão bom este bolo! Faz-se por um agradinho, para acompanhar um chá numa noite de inverno.


Bom… 4 ou 5 ovos batidos com 2 chávenas de açúcar, seguindo-se uma banana bem madura, 1/2 chávena de óleo ou menos, 1 limão pequeno ralado inteiro na picadora, 1 chávena de farinha de trigo refinada e outra chávena de farinha de trigo integral. É isto. Coze no forno a 180 ºC durante uns 40 minutos.

Bom fim-de-semana, façam coisas boas, aproveitem!

quarta-feira, 2 de março de 2016

Fettuccine com molho de atum, ovos, tomate e pimento




Dias atribulados exigem receitas rápidas e ultrapráticas, como esta, senão vejamos:

coze-se o fettuccine (fettuccine, que mariquice!) juntamente com os ovos, enquanto se trata do molho, salteando em azeite 2 dentes de alho, meio pimento vermelho aos cubos e atum de conserva escorrido, e adicionando um pouco deste tomate com manjericão e orégãos, muito apetitoso. 

 

Não juntem sal que faz mal, salpiquem só com um bocadinho de pimenta.

Escorre-se a massa e coloca-se o molho em cima, seguido dos ovos às rodelas. Falta só um pouco de mozarela para ir ao forno gratinar e ficar uma delícia!