sexta-feira, 30 de março de 2012

Filetes de peixe-espada recheados com queijo


Baseados nesta receita. Com courgette em meias-luas, salteada em azeite quente com alho picado, pimenta branca, umas areias de sal e um golpe de molho inglês. E mais uma sobra de arroz de tomate.

Mas vamos aos filetes, vamos: tempera-se com sumo de limão, sal e pimenta, e logo se aplica uma fatia de queijo dobrada em cima. Dobra-se também cada filete, fecha-se com um palito, passa-se (a descrição já vai longa) por farinha, ovo batido e pão ralado, e coloquei-os eu na Actifry, untada com um bocadinho de margarina e azeite, durante 16 minutos, virando-os a meio do tempo. Quem não quiser ou não tiver a maquineta, coloque no forno pré-aquecido, capisce?

quarta-feira, 28 de março de 2012

Pudim de laranja


Desgosta-me ter só receitas simplesinhas… mas qualquer dia faço uma charlotte chiffon de bavaroise à la reine au champignon, que dizem?

Por ora, resigno-me a um pudim de laranja, feito com 1 laranja inteira sem casca, 6 ovos, 2 colheres de sopa de maisena, 1 pacote de natas e 2 chávenas de açúcar, tudo bem batido no liquidificador. Cozam-no, por obséquio, em banho-maria, numa forma untada com caramelo líquido, durante 45 minutos. Desenformar só depois de bem esfriado, não se olvidem!


sábado, 17 de março de 2012

Empadão de bifes de atum e jardineira de legumes


(The melhere is back!)

Apreciariam um empadão empadado com sobras de bifes de atum? Saiu bom! Faz-se o puré, nada de pré-preparados, batatinha cozida e esmagada com um pouco de leite e margarina, mais tempero de noz-moscada e pimenta branca. Avançando, desfia-se ligeiramente, que não gosto de grandes desfiados, os bifes de atum que aterram numa frigideira com margarina derretida e alho picado. Ferve ali um bocadinho que até dá gosto, junta-se pouca polpa de tomate frito e mais pimenta branca. Na assadeira, uma camada única de puré, o atum acamado em cima, nova camada de jardineira de legumes que também sobraram de uma maionese de pescada (do género desta) e 2 ovos batidos a encobrir. Forno quentinho até acharem que chega.