sábado, 27 de junho de 2015

Salada de bacalhau, grão-de-bico e pimento assado




É incrível como já estamos no fim de Junho! Daqui a nada é Natal. Mas, enquanto não é, tracemos mais uma salada.

Cozemos bacalhau num instantinho e, ao mesmo tempo, colocamos a assar um pimento num grelhador com um fio de azeite.

Escorremos um frasco de grão-de-bico, passamo-lo para uma taça e já está na hora de lascar o bacalhau para fazer companhia ao grão. Está assado o pimento? Então também vai para a taça. O tempero: azeite, sumo de limão, mostarda, mel e umas gotinhas de tabasco, tudo bem mexido. Só falta mesmo umas cebolinhas de conserva, mais umas azeitonas pretas, e temos o almoço pronto!

**********
P.S. Desculpem a ausência, mas a última semana foi atribulada!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Iogurte com muesli e chia





Não é uma receita, é apenas uma sugestão para o vosso lanchinho, meus doces!

Ora deitem muesli numa taça, sementes de chia e um iogurte natural (açucarado, porque ninguém é de ferro…) e vejam lá se não é uma delícia! 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Salada de arroz integral, camarão e cogumelos




Receita que vi na revista da loja Celeiro, quando lá fui no sábado comprar óleo essencial de limão, a fim de repelir o gato do meu avatar de se aliviar nos tapetes…



Agilizei-a ainda mais, assim:

primeiro, tratei de cozer o arroz integral, 1 parte dele para 3 de água, temperada com sal e uma casquinha de limão. A seguir, cozinhei na Actifry em cinco minutos o camarão e descasquei-o. Logo adiante, separei meia dúzia de cogumelos, dos mais gordos, para cortar em fatias e saltear em azeite com um alho, igualmente gordo, picado. O camarão junta-se aos cogumelos, mais um bocadinho de azeite em cima, e depois envolve-se o arroz já prontinho, salpicando com um pouco de sumo de limão. Mai nada.

domingo, 14 de junho de 2015

Bolo de limão, banana e aveia






Já tinha feito um bolo com uma laranja inteira, mas nunca com um limão. Agora fiz, e a massa, com a acidez do limão e a doçura da banana e do açúcar, fica uma delícia: sabe a Sugus!


Belos limões da aldeia, oferecidos pela minha amiga Carla!


Então, trituramos bem no liquidificador um limão cortado em quartos com 2 ovos. Batemos outros 2 ovos com 2 chávenas de açúcar, juntamos uma banana muuuuito madura e seguimos com a mistura do liquidificador, faltando apenas 1 chávena de farinha, outra de farelo de aveia e um bocadinho de fermento. Bem mexido, está pronto a ir ao forno a 180 ºC durante 40 minutos. 

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Bolachas de aveia




São as bolachas mais crunch crunch que já fiz! Estava a evitar comer mais uma, mas...

Vamos lá: 1 ovo, 1 chávena de açúcar, 4 colheres atestadas de margarina, 2 chávenas de farinha de trigo, 1 chávena de farelo de aveia e, eventualmente, um bocadinho de leite no final para ligar bem a massa. Mistura-se na batedeira e já está. Agora é moldar bolinhas e acertar com elas em dois tabuleiros, para cozer em forno a 200 ºC durante 15 minutos.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bifes de atum com camarão e arroz de ervilhas





Garrafa de azeite em riste! Avancemos com ela para um tachinho pequeno, deitando-lhe um fio de azeite e alho picado. Ao frigir, entra 1 chávena de arroz, 2 de água, ervilhas, sal e pimenta. Tapa-se e deixa-se cozer. Agora topa-se com uma frigideira para os bifes de atum, temperados com sal, pimenta branca e alho. Mais azeite, evidentemente, e é deixá-los tostar um bocadinho. Está quase, só falta juntar o camarão já cozido, acrescentar dois cubos de manteiga, tapar a frigideira para deixar derreter e, agora, sim!

terça-feira, 2 de junho de 2015

Pizza de cogumelos e camarão




O camarão está cozido, então aproveita-se e faz-se bruschettas, pizzas e mais uma coisa de que me lembrei agora para amanhã…

A massa prepara-se com 2 chávenas de farinha para pão, uma pitada de sal, 1 colher de sopa de azeite e 1 chávena de leite, amornado em 15 segundos no microondas. Mistura-se na batedeira até a massa ficar bem ligada. 

 

A seguir, basta esticar com um rolo e aplicar-lhe o molho para pizzas da Guloso, bom e muito prático, queijo mozarela ralado, azeitonas pretas, cogumelos frescos e camarão. 15-20 minutos em forno a 200 ºC e está pronta!