domingo, 24 de março de 2013

Sopa seca de amêijoas





Preguiça para fazer o jantar, não me apetece fazer o jantar. Encomendar fora? Belherk. Faz-se qualquer coisa. Vasculha-se a Pani na secção Entradas: céus, uma receita de 2010, o blog está serôdio! Esta foi inspirada numa receita do Gastronomias, mas agora fiz diferente. Abri a arca e tive a feliz surpresa (adoro felizes surpresas, não tenho tido muitas, valha-me a arca frigorifica. Not bad, not bad!), dizia eu, a feliz surpresa de encontrar amêijoa já cozida!
 

Vamos a isto: como na receita do Gastro, coloquei um bom pedaço de manteiga num tacho ao lume com 1 cebola pequena e 2 dentes de alho, tudo picado. Nem se deixa alourar, só cozinhar um pouco. Junta-se uma colher de sopa de Maisena (sopa de Maisena, que rica coisa!), um pouco de água, meio pacote de amêijoas cozidas, viva!, um nadinha de sal e pimenta branca. Cozinha-se 10-15 minutos e junta-se um pouco de sumo de limão no final.

Entretanto, quem guarda tem, e eu tinha pão fatiado no congelador. Pois coloca-se na torradeira, onde descongela e tosta um bocadinho. Estava providencialmente uma panela com sopa ao lume (que desagradável, já estava no post anterior, já estou chateada!) e aproveita-se para lá cozer 2 ovos.

Está tudo pronto, agora pica-se os ovos, junta-se à sopa de amêijoas e acrescenta-se ainda pimentos doces picantes. Fatias de pão a postos em pratos fundos e vai sopa nelas. E azeitonas pretas, porque não?

Bom domingo!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Bacalhau lascado com ovos e batatas coradas




O que custa mais é descascar as batatas. Depois, corta-se em cubos e deita-se na Actifry, com dentes de alho picados, sal, esta mistura de especiarias maravilhosa que tinha referido aqui e acho que mais nada.

(Só vos digo: esta mistura para paella cheira bem todos os dias!)

Oh, claro que sim: um generoso fio de azeite e um cubo de manteiga! Programa-se 20 minutos, o tempo de ficar pronto o resto. Está uma panela ao lume com sopa: aproveita-se e põe-se lá ovos a cozer. Num wok, deita-se mais azeite, que nunca nos falte o azeite, alho picado e uma cebola às rodelas. Deixa-se cozinhar um bocadinho e adiciona-se as postas de bacalhau. Isto na maré vaza não vai lá, então junta-se alguma água para cozer e lascar o bacalhau. Acrescenta-se sal (bem sei, mas o bacalhau demolhado é relativamente insosso), pimenta branca e tapa-se. Uns 15 minutos depois, está pronto a retirar para um prato. Deixa-se arrefecer para não pelar as mãos ao lascar o bacalhau. Tudo a postos? Batatas para uma travessa, bacalhau lascado em cima, ovos cozidos às rodelas, azeitonas pretas deliciosas, salsa picada e só mais um fio de azeite.

P.S. Quem não tiver Actifry, pode cozer as batatas em cubos, durante uns 15 minutos, escorrê-las e salteá-las em azeite quente com alho picado e especiarias.

domingo, 17 de março de 2013

Bolo de arroz


4 ovos bem batidos com 1 chávena de açúcar e meio frasco de Almendrina (que já estava todo estuporado e assim acaba-se com o frasco (aí está outro motivo pelo qual este blog nunca será ninguém… estuporado, que linguajar!), ora a Almendrina, 



e agora meio pacote de natas que já estava aberto e 4 colheres de sopa de manteiga amolecida para o bolo não ficar seco. E porque havia de ficar seco? Porque agora segue uma chávena de farinha de arroz, outra de farinha de trigo e um fundinho de lata de fermento (a ver se vou ao supermercado amanhã, hoje não me apetece). Tudo bem batido, forma untada com margarina e forno a 175 ºC durante 40 minutos, não mais.

Como sempre, andei a tratar de outras cenas da vida doméstica e ficou um bocadinho seco... Ora, pica-se 2 morangos, mistura-se com iogurte e… 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Mais meia dúzia de dicas para poupar




(Está outra meia dúzia aqui)


1. Utilizar um programa mais curto e baixa temperatura para lavar a roupa
A nossa roupa do dia-a-dia nunca está muito suja. Recentemente, ao invés do programa standard de 1 hora e meia, comecei a usar um ciclo de lavagem intensivo de 1 hora e a lavá-la a 30 ºC. E não é que notei logo na conta da água? Na conta da electricidade ainda não notei diferença significativa, mas deve ser porque já a aumentaram 3 vezes no ano passado, 1 vez este ano e preparam-se para aumentar mais 3 vezes até Dezembro. Avancemos…

2. Experimentar lavar a louça num programa mais curto
Eu experimentei e resulta bem. Poupa-se água e electricidade.

3. Desligar no botão ou na tomada
Foi um post do Poupar Melhor, um excelente blog sobre poupança que incide muito nos consumos energéticos, que me alertou ainda mais para o que gastam certos aparelhos. E passei a desligar sempre a impressora quando não a estou a utilizar (desligo mesmo da tomada, porque o carregador continua a consumir), a máquina do café e até a máquina de secar roupa. Esta também desliguei da tomada, porque só a uso para aí uma vez por ano...

4. Não comprar se pudermos reutilizar

Guardo uma série de embalagens resistentes e laváveis: caixas de gelados, frascos de azeitonas, etc. Uso-as sem problemas para congelar doses de sopa, claras, molhos, etc. O que importa é o conteúdo!

5. Experimentar detergente em pastilhas ou monodoses
Uso tanto para a louça como para a roupa. Parecem mais caros, mas noto que uma embalagem dura muito mais, porque não se deita "só mais um bocadinho". É atirar com a pastilha lá para dentro e 'tá a andar!

6. Poupar os outros
Olhar para o lado e não deixar cair uma amiga, um amigo, a família. Às vezes uma pequena ajuda, um telefonema, uma visita já faz a diferença.

**********

P.S. As bolachas de chocolate estão aqui...

segunda-feira, 4 de março de 2013

Bolo de banana e coco



 

4 ovos bem batidos com 2 chávenas de açúcar, segue-se 2 bananas muito maduras, bate-se a boa velocidade, 1/2 chávena de óleo, 2 chávenas de farinha, 1 colher de chá de fermento e um restinho de coco ralado, lai lai lai!

Está feita a massa, coze em forma untada com margarina a 175 ºC durante uns 40 minutos e está o bolo para o pequeno-almoço!