segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Camarões a jacto




Tão rápidos, a jacto! Ora vejamos: saca-se dos camarões, precisamente de uma saca deles, congelados e sem cabeça, passa-se por água para limpar os cristais de gelo, enxuga-se e verte-se na Actifry (ou numa frigideira ou wok), salpicando-os com azeite, alho em pó, umas areiazinhas de sal e uns pingos de piripíri. Actifry a bombar durante uns 15 minutos, ou frigideira ou wok com tampa colocada e fogo alto. Sacode-se os camarões de vez em quando, deixa-se corar bem, acrescenta-se eventualmente mais azeite e serve-se com um molho espevitado de maionese, ketchup, vinho do Porto, Tabasco e alho em pó.  

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Arroz doce de chocolate




Está mais difícil vir cá do que um gordo Pai Natal descer por uma chaminé estreita.

Vamos fazer num instante arroz doce, cozendo 250 g de arroz carolino em 1/2 litro de água com uma pitada de sal. Quando estiver a água toda absorvida, segue-se 1 litro de leite e mais 1 chávena, 250 g de açúcar, 1 casca de limão, 1 pauzinho de canela e 3 colheradas atestadas de chocolate em pó. Está o leite quase todo enxugado? É porque o arroz está pronto. Servimo-lo em tacinhas e engalanámo-lo para a quadra, com uns berloques prateados.  




domingo, 7 de dezembro de 2014

Bolo de laranja e amêndoa


Feito enquanto um bacalhau deste género se aprontava, para aproveitar o forno quente. Ora, então, tritura-se uma laranja com casca e tudo, cortada em quatro, no liquidificador, juntamente com 4 ovos e umas colheradas de óleo. A isto se junta, já na batedeira, 2 chávenas de açúcar, batendo bem, e mais 1 chávena de farinha e outra de amêndoa moída, com um bocadinho de fermento. Está tudo, só falta deitar numa forma e enfiar no forno a 180 ºC durante uns 35 minutos. Está cozido e não imaginam como cheira bem! Depois de desenformado, carece apenas de uns fiozinhos de mel ou xarope de agave (acabou-se-me o mel, foi o xarope) e umas lâminas de amêndoa. Boa semana! 

sábado, 6 de dezembro de 2014

Bifes de atum com batatas a murro e couve salteada



    

Vamos lá para aquecer! Coloca-se água a ferver num tacho e lava-se bem umas batatinhas para lá mergulhar, juntando sal, alho em pó e uns pozinhos de piripíri. Ao lado, tempera-se bifes de atum com alho, sal e pimenta. Espreita-se o frigorífico para ver o que há de verdes. Meia couve coração, nada mau: lava-se e corta-se a meio. Começa-se a cozinhar os bifes de atum em azeite quente. Avalia-se as batatas, espetando com um garfo. São pequenas, ao fim de 15-20 minutos a ferver estão prontas a escorrer. Saem as batatas, entra a couve, para cozer noutra água e sal em 5 minutos. Retira-se os bifes prontos da frigideira e avança-se com as batatas. Mais um fio de azeite e um grande dente de alho picado. Agora dava-se um murro em cada batata, mas isso, parecendo que não, aleija, então comprimimo-las levemente com um garfo até abrirem. Deixa-se alourar bem no azeite, retira-se, junta-se a couve e já está.  

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Tortilhas de milho gratinadas com recheio de camarão



 

Ligo o forno, acendo a lareira, pego-me fogo. Irra, que está frio!

Aproveito o forno ligado para rechear e gratinar umas tortilhas, assim:


Num tachinho, derreto manteiga para alourar uma chalota e 3 dentes de alho picados. Junto camarão descascado, milho cozido e pimento aos pedacinhos. Espero até ganhar cor o camarão, tempero com sal e pimenta branca, e junto 1 pacote de natas e farinha para engrossar o molho. Deixo ferver e espessar, aplico um bocadinho de azeite para dar sabor e uma mão cheia de queijo ralado, e está feito o recheio. Agora coloco as tortilhas numa assadeira, recheio-as, enrolo-as e enfio no forno durante uns 30 minutos até gratinar.