sábado, 30 de julho de 2011

Salada fria de batata e milho


Um calor atroz exige companhia fresca à mesa. E esta foi a companhia de uns lombos de salmão. É só montar: batata cozida fria, milho, azeitonas, pimentos doces picantes, cebolinhas de conserva e sumo de meio limão (o meu marido acrescentou maionese à salada dele; eu tento continuar em crise calórica).



Ontem tirei meia tarde de férias e comprei estas belezas num horto!

(A expressão "como uma criança numa loja de doces" aplica-se a mim quando estou num horto: apetece-me comprar tudo!!!)


domingo, 24 de julho de 2011

Salada de melão, salmão fumado e vinagre de framboesa


Antes que abra a caça à baleia, lanço hoje uma rubrica domingueira - a Crise Calórica, com receitas magrinhas, mas boazinhas!
Para uma deliciosa salada que serviu de jantar, ele foi melão aos cubos, azeitonas pretas, uvas, salmão fumado desfiado, pimentos doces picantes (os mesmos da receita anterior), alcaparras, vinagre de framboesa e folhas de manjericão roxo (que amanhã fotografo, comprado hoje, juntamente com uma hortelã e dois morangueiros).

Moral da história: estou com uma ideia fixa em chocolate que nem vos passa...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Peixe-gato na Actifry com arroz de feijão-frade


Essa é que é essa! Filetes embebidos em óleo? No more (pelo menos até avariar a maquineta)! Cheiro a peixe frito pela casa (para os vizinhos dizerem, como no Gato Fedorento, “Ela frita peixe!”)? Não estou para isso!

Mal os temperei com sal e logo os cobri com 1 ovo batido com pimenta branca e alho em pó. Peixe e ovo conviveram um pouco enquanto comecei a fazer o arroz, alourando alho picado e 1 folha de louro em azeite, adicionando feijão-frade e 2 pimentos adocicados picantes de conserva e, por fim, arroz, água em dobro, sal e pimenta.


Voltemos ao peixe-gato: devidamente envolvido no ovo, foi passado por este bom pão ralado com alho e salsa, e colocado na “Actifrita” (sem o eixo central para não desfazer os filetes, com o furo coberto por uma chávena), borrifada apenas com meia colher de óleo.




10 minutos para um lado, mais 10 minutos para o outro.
Ficaram óptimos e o arroz também!


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mousse de ananás


Antes que me esqueça, porque a embalagem que contém a receita já foi reciclada, como verão mais abaixo, cá vai como fiz esta mousse de ananás.

De acordo com a latinha de ananás Koala, misturei a respectiva polpa com 4 iogurtes naturais, 1 lata de leite condensado e 3 folhas de gelatina neutra (previamente dissolvida num pouco de água quente e adicionada depois de arrefecida). E é só. Verte-se em taças, deixa-se gelar e come-se sofregamente à colherada.


Na varanda, a servir de vasinho (não vos desvendo o cultivo, para não se rirem (ainda mais) de mim!!!), à frente de um cesto de rosas.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bolo de creme de coco


Doces seres sem açúcar, como vai isso?

Muitas comidinhas boas? Tudo já de férias? Muitas compras nos saldos? Eu já comprei umasss coisasss, confesso…

Um bolo de coco, banal, banal, mas que sai sempre bem e marcha bem, desta vez com creme de coco.

Como fiz: na batedeira, 5 ovos com 1 chávena de açúcar, mais 1 lata de creme de coco, mais 1 chávena de farinha com 1 colher de chá de fermento, outra de canela em pó, e uma chávena de coco ralado. Forno a 175 ºC durante uns 40 minutos (ou mais).



P.S. Estou tão desabituada disto que ia tirando a bateria da máquina para enfiar no PC, ao invés do cartão de memória!!!