quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Bacalhau com migas de couve e feijocas




Forno ligado. No fogão, postas de bacalhau a cozer num fundinho de água, couve migada num coador de arame por cima. Tacho fechado e deixa-se ferver durante uns 10 minutos. Está cozido o bacalhau e vai ao forno numa travessa com azeite e alho, para ficar mais apetitoso. Água a ferver da cozedura por cima da couve e deixa-se escorrer. Num wok, bom azeite para saltear 1 chalota e dentes de alho picados. Na picadora 1,2,3 (já com 25 anos e ainda a bombar!), prepara-se migas com pão de mistura, salsa da varanda e mais alho. Belíssimo! 

 

Não deixem queimar o azeite, deitem-lhe já a couve migada, mexam, mais um fio de azeite, sal fino e pimenta branca. Agora, um estupendo frasco de feijocas já cozidas. Zupa, zupa. Agora as migas de pão. Agora azeite. Zupa zupa a envolver com duas colheres de pau. Prova-se. Mais azeite? Com certeza. Mais um bocadinho ao lume, desliga-se o fogão e tapa-se o wok. Vamos tratar de alguma coisa muito rápida, voltamos, desligamos o forno e servimos!

21 comentários:

  1. Ora aí está um prato que reune muitas das coisas que eu gosto :)

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  2. Que delícia!!!! Adoro este prato e ,da maneira que o fazes, parece super fácil ( mas já reconheço o teu estilo ,minha amiga, e adoro o que escreves,já o disse várias vezes)
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Adoro bacalhau de quase todas as maneiras, e com essas migas deve ser uma çoucura! Nunca comi migas com feijoca, só com feijão frade, mas devem ser uma delícia.
    Adorei a forma como contaste a receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro bacalhau e achei a tua receita uma delicia,pois tem tudo para me agradar.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Hummmmmm...que aroma gostoso saindo dessa cozinha...hummmmmm!
    Pratinho saudável e saboroso, bacalhau é sempre uma boa pedida!

    Bjs, bom fds!

    ResponderEliminar
  6. Sou TÃO fã de migas - sendo ribatejana de gema, só podia. Que maravilha!

    ResponderEliminar
  7. adorei o Zupa,Zupa essa receita hummmmmmmmmmm delicia bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida Madalena
    Nem sei qual post escolho... vi alguns e me deliciei...
    Que riqueza pra quem gosta de cozinhar com esmero!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  9. Esta sugestão já me convenceu, adoro todos os ingredientes e então bacalhau muito mais.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Minha linda,

    Que rapidez !
    O melhor é passares a vir fazer-me as refeições, que eu cá demoro que tempos a fazer as coisas !!!
    Adorei o prato, Madalena, bem luso e com sabores deliciosos e tão presentes no dia-a-dia !

    Uma grande beijoca, para mim são férias ! Yuppiiii ! :) :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  11. adoro bacalhau, adoro migas... pratinho ideal para mim!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Hola Sao, este año quería volver a Portugal para seguir esta maravilla de bacalao que se prepara por vuestra zona, me encanta y tu como buena bloguera cocinera, nos traes maravillas....

    ResponderEliminar
  13. Tão bom! Gosto tanto.. esse prato mete inveja!! (Da boa) :)

    ResponderEliminar
  14. Adoro migas, se ao menos as conseguisse fazer decentes... É um acompanhamento fantástico e nada pesado.
    Beijinho M querida, já estás de férias?
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  15. Na tua cozinha anda sempre tudo ao vapor, mas em harmonia!
    Adoro migas e adoro bacalhau, posso ir jantar?
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Olá.
    Adorei seu blog, muitas receitas deliciosas, também temos uma categoria só de receitas lá no Portal Teia, aliás, porque não se junta a nós, somos o melhor agregador de blogs da atualidade,manda seu link, se for escolhida será divulgada gratuitamente e vista por muitas pessoas.
    Aguardo seu contato

    ResponderEliminar
  17. Com muitas saudades depois de uma pequena ausência
    estou voltando para agradecer seu carinho comigo
    eu entendo ,que a amizade é eterna quando somos amigos de verdade.
    Nessa ausência pude compriender o quanto
    sua presença enche minha vida de esperança.
    Esta sendo difícil passar por mais essa fase
    da minha vida.
    De sorte a minha fé é inabalavel por maior ,
    que seja minha luta procuro ser cada dia mais forte.
    Eu ainda não sei de onde vem minha força,
    mais acredito , que vem do Alto Dos Céus.
    Onde as estrelas e os anjos me cobre de paz e de luz
    restaurando assim minha vida.
    Com muito carinho deixei um premio na postagem
    caso gostar leve por favor.
    Deus abençoe seu final de semana.
    com carinho e minha amizade pra sempre.
    Beijos no coração e na sua alma.
    Evanir.


    ResponderEliminar
  18. Parabéns pelo prato, esse bacalhau está com uma aparência maravilhosa!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  19. Este prato de bacalhau deixa-me K.O!
    Quero. :)
    Beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Olá M.!:)

    Venho agradecer a tua visita e estares a seguir o meu blogue, ainda tão no início, mas sobretudo o facto de me teres dado a conhecer o teu!

    Gostei muito de te ler, adorei a maneira como rediges as receitas. É muito zás-trás, tal e qual como eu gosto de cozinhar e como gosto que me transmitam as informações. Não gosto nada de "128g disto" e mais "235ml" daquilo, é uma pitada, uma mão cheia e "zupa, zupa".:) Sempre achei que as pessoas não compreenderiam as receitas se eu as escrevesse assim, e no entanto as tuas compreendem-se muito bem.

    Beijinho e espero que até breve, no teu blogue ou no meu :)

    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar