domingo, 16 de novembro de 2014

Torta de noz recheada com creme pasteleiro




Creme pasteleiro sem açúcar! Recebi-o amavelmente da Dulcis e é uma delícia, prontinho a utilizar!

Vamos à torta: servi-me desta receita e, mais uma vez, bati 6 ovos com 1 chávena de açúcar, 3 colheres de sopa rasas de maisena, até ficar bem cremosinho, 1 chávena de nozes, 1 colher de margarina e mais nada! Aplica-se papel vegetal untado com margarina numa forma rectangular, zimba-se com a massa dentro e leva-se ao forno pré-aquecido a 200 ºC durante uns 15 minutos.

Tira-se já do forno, polvilha-se um pano de cozinha com açúcar, espeta-se o bolo em cima, barra-se com o delicioso creme pasteleiro, e enrola-se devagar, doucement e sem pensar muito.


Muito obrigada, Dulcis!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Pescada com macarrão gratinada com maionese




Quando falta tempo, o macarrão é a solução, a pescada é gratinada! Mergulha-se num tacho lombinhos de pescada, com tempero de sal, alho em pó e um esguicho de molho inglês, e, quando estiver a ferver, macarrão e ovos em cima. É só cozer, ligando-se já o forno, escorrer quando a massa estiver tenra e passar para uma assadeira: macarrão no fundo, regado com água da cozedura, pescada no topo, um fio de azeite à volta, boas colheradas de maionese a barrar e os ovos às rodelas a coroar. Forno bem quente durante uns 30 minutos e temos o jantar!  

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Rialto






A Rialto é uma empresa do ramo da indústria panificadora que fabrica, entre outros produtos, croutons, grissinos, biscoitos integrais e pão ralado higienizado, tudo com excelente aspecto e com variedades bem diferentes das habituais.



Temos, por exemplo, Biscottinas com Tomate e Orégãos, com Azeite e Sal e com Passas (hummmmm…), Picatostes com Alho e Salsa, croutons integrais… 


Enfim, uma loucura e uma delícia! E eu tive a sorte de receber todos estes produtos para experimentar nas minhas receitas! E as embalagens, são ou não são lindas? Adorei e já vou experimentar tudo isto em breve. 

Muito obrigada, Rialto!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Canelones de salmão e legumes





Uns canelones para aproveitar umas sobras, lai lai lai!


As sobras aqui, bem simpáticas: salmão, brócolos, couve, cenoura e até batata.


Um fio de azeite a aquecer no fundo de uma caçarola, um dente de alho picado em cima e puca: deita-se lá as sobras aos pedacinhos. Um pouco de polpa de tomate frito a ligar, talvez mais um fio de azeite, sal, pimenta, deixa-se estufar um bocadinho e já está. Ao lado, num tachinho, margarina a derreter, farinha e natas para preparar um bechamel. Sal, pimenta e noz-moscada para temperar, deixa-se espessar, juntando leite para fazer uma boa porção, e também já está.

Passa-se os canelones por água para amaciar e toca a enchê-los com o nosso recheio, com a ajuda de uma colher de sobremesa. Arfff… já está. Coloca-se numa assadeira, junta-se uma mão cheia de queijo ralado ao molho bechamel, rega-se os canelones com o molho e vai ao forno a 200 ºC até estar douradinho.


sábado, 1 de novembro de 2014

Madalenas de cenoura





A cenoura faz os olhos bonitos. E eu tenho feito o que faço em alturas de muito trabalho - comido uma série de coisas nocivas -, por isso ontem foi dia de ter juízo e abastecer-me de fruta e legumes bem frescos. E encontrei umas cenouras mesmo bonitas, ideais para estas madalenas.

Corta-se uma cenoura gradita em pedaços e tritura-se no liquidificador com 2 ovos. Vai isto para a batedeira, para amassar com 2 colheres de sopa de óleo, 1 chávena de açúcar e outra de farinha. Ainda está um bocadinho líquida a massa, junta-se mais um pouco de farinha e de açúcar, e um toque de canela que liga bem com a cenoura. Está pronto a ir para forminhas de madalenas e outras de bolinhos, que só tenho 9 para madalenas! Forno a 200 ºC durante 20 minutos.

Que bem ficava aqui um gatinho preto! Ou um gatinho a sério. Mas o meu pretito está doentinho e com um "funil" na cabeça, e as gatas andam assustadas e escondidas dele, enfim… Bom sábado!