quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Meia dúzia de dicas para poupar




Não sou nada obcecada com poupanças, apenas penso antes de gastar o dinheiro que ganho, mas há coisas em que tenho algum cuidado e que pode ser útil partilhar. Vamos a elas:
1 – Electricidade: Desliguem o modem da Internet e as caixas de TV por cabo quando não forem utilizadas durante várias horas (por exemplo, à noite ou quando saem). Ouvi alguém da DECO dizer que o consumo de energia destes aparelhos é enorme e nunca mais me esqueci.
2 – Água: Se têm plantas, quando estiverem a cozinhar, mantenham uma pequena bacia dentro da banca para aparar a água de lavar os legumes, etc. Quando estiver cheia, usem-na para regar plantas (ou despejem-na para dentro do regador para quando precisarem).
3 – Pequenos luxos I: Para as compras mais caras e supérfluas – perfumaria, vestuário, calçado – aproveitem (e aguardem, se necessário e possível) as promoções, porque há sempre, cada vez mais.
4 – Pequenos luxos II: Tomar o pequeno-almoço fora de casa? Quando é mesmo necessário e se podemos financeiramente, muito bem. Caso contrário, desculpem, mas é ridículo. Eu, por exemplo, compro pão a mais e congelo-o para ter sempre disponível.
5 – Os nossos animais: Descobri recentemente uma loja online com ração bem mais barata se comprarmos em quantidade (comprei dois sacos grandes daquela que um dos meus gatos tem de comer, poupei 12 euros e ainda fiquei com um desconto de 2,5 para usar numa próxima compra). Entrega ao domicílio.
6 – Saúde: Não fumem! (Bebam vinhinho, o IVA é mais barato! O nosso Governo pensa em tudo…) Queimam uma fortuna e, daqui a uns anos, arrependem-se amargamente.

31 comentários:

  1. Excelentes conselhos amiga também acho ridiculo irem tomar o pequeno almoço fora so para se mostrarem, ou então perfumes, sacos e sapatos é superfulo temos que fazer muito cuidado porque isto ainda vai piorar muito a partir de Janeiro.

    Beijinhos grandes amiga e cuida de ti

    ResponderEliminar
  2. Boas dica, para os próximos tempos de crise.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Cada vez é preciso estar mais atento e arranjar formas de poupar amiga e estas dicas são bem úteis e nunca é demais lembrá-las

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  4. em relação à box do meo já fazemos em casa e tudo o resto está muito bem, M. Mas cuidado com a ração para os gatinhos. O barato sai muitas vezes caríssimo. Há uma ração do Lidl quye é baratíssima mas extremamente prejudicial para a saúde do peludinhos. Ataca-lhe os rins e o sistema cariovascular. É como se lhes desses todos os dias hambúrgueres do Mac Donalds. Eles comem e é barato mas morrem mais rápido. Quem me disse foi a médica veterinária da Liga Portuguesa de Protecção aos Animais em VNF.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Exacto, Cláudia. Mas a ração a que me refiro é das mais caras (Urinary da Royal Canin) e foi prescrita para o meu gato pelo veterinário, tão cara que procurei onde a comprar mais barata e encontrei.

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas , pois nunca é demais lembrar!!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas amiga, a electricidade é a minha maior preocupação, não sou maníaca das poupanças, mas este mês com o aumento do iva a minha factura passou para 100€, fico danada por me estarem a roubar desta maneira.

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Muito Obrigada pelas sugestões, lá em casa também já nos sentámos a fazer as contas para perceber onde podemos cortar mais um pouco, já não vamos ao cinema, cabeleireiro, unhas é de 15 em 15 dias, vestuário é nas promoções e para os miudos, tv já só usamos uma, antigamente era assim e todos viam televisão sem refilar, nas compras de supermercado começamos a usar produtos de marca branca, pedi uma nova simulação para o seguro do meu carro, gasolina na bomba mais barata e não é na galp, nem BP, enfim vêm aí dias muito maus.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Obrigada pelas tuas dicas, mas é mesmo assim se pouparmos em várias e pequenas coisas ao final do mês faz uma grande diferença.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Boas dicas M. gostei particularmente da nº6, como não fumo, vou trocar a coca-cola pelo vinhinho, assim aqueço as extremidades e prescindo dos aquecedores quando o tempo arrefecer:)))
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  11. Exactamente, Duxa, também me lembrei disso - aumentaram o IVA dos refrigerantes, mas não do vinho! -, mas pensei que era desta que me colocavam de vez em lista negra, por incitamento ao alcoolismo!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Olá M.,
    Vim conhecer o teu blog e gostei bastante. As dicas que nos mostras são extremamente úteis. Eu já estou habituada a poupar e a viver com o essencial, mas nunca são demais, obrigada! Acho rídiculo ver, como eu vejo, pessoas a tomar o peq.almoço todos os dias fora...realmente há muita gente que ainda não percebeu o que aí vem...enfim.
    Os teus gatos são lindíssimos e fizeste muito bem em optar por essa loja online ;)
    Beijinho e virei visitar-te novamente com muito gosto!

    ResponderEliminar
  13. Olá Mada,

    Excelentes dicas, o Planeta agradece e o nosso bolso também e assim podemos deixar um mundo bem melhor para as próximas gerações....
    O importante é que comecemos logo antes que seja tarde D+...

    Um Grande Abraço
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  14. Boas dicas madalena! Cada vez mais temos de poupar e saber gerir o dinheiro que ganhamos. Eu desde sempre, pela minha educação, que poupo e tenho atenção a todos esses items. Poupar energia, água , poupar nas refeições, pequeno-almoço em casa, marmita para o trabalho. Gostei de ver os teus gatinhos ao sol :) Já te ia avisar para não poupares na ração dos gatos porque há algumas baratuchas que são prejudiciais à sua saúde, mas já vi no teu comentário que é da royal que gastas, ainda bem que mesmo assim consegues poupar, porque é realmente caríssima mas vale muito a pena.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Dicas destas são sempre importantes, mas agora mais que nunca.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  16. Olá,
    Madalena
    Não podia deixar de vir agradecer as tuas bonitas e carinhosas palavras, obrigada por tudo.
    Um grande beijinho e um abraço forte

    ResponderEliminar
  17. Boas dicas! Nunca são demais.

    Tenho em rascunho um post destes que vai sair para a semana.

    Kiss

    ResponderEliminar
  18. oh Mada, optmas dicas,já as conhecia...já as tento usar, sp sp k posso...
    o pekeno almoço tomo SP em casa, se há coisa k n abdico é de isso... apre!!
    :)
    mas a das racções n conhecia, como agr n tenho animais....

    outra coisa k faço é no autoclismo,p poupar água mandei colocar a boia dos ditos de forma a encher e descarregar dp com o minimo de água possivel.
    e qd n o fizeram, eu mm fui 'lá dentro' e inventei uma engenhoca p poupar água...pq inventar é cmg mm!
    :))
    bjnnnnnnnnnnnhs***

    ResponderEliminar
  19. Boas Dicas! Temos que poupar muito!
    Beijinhos
    http://melminho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Olá M!

    Com a confusão que havia nos blogs, perdi alguns da minha lista, agora parece que está tudo melhor.
    Quanto a poupar, eu sempre fui poupadinha e agora sou uma "mão de vaca" (acho piada a essa expressão dos brasileiros), espero que não se torne uma obsessão,lol.
    Mas como diz o ditado, "Grão a grão enche a galinha o papo".

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá!

    Passei por aqui para ver e gostei mesmo muito! Obrigada pela visita!

    As dicas de poupançã são sempre úteis porque cada vez precisamos de poupar no que for possível.

    Qunado li fiquei muito interessada na questão da comida para os gatos (também tenho 2 peludinhos que infelizmente só podem comer comida veterinária por caussa de um problema urinário - estruvites- e esta é muito cara). Fui logo ver o site que apontavas e percebi que é espanhol. Também vendem para cá e entregam? Como funciona? Porque se for realmente mais barato é muito bom, porque cada saco de ração de 6 Kg anda à volta dos 70E e custa muito.

    Obrigada!

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Madalena,
    Que belas dicas... Nos tempos que vão hoje são sempre bem vindas : )

    Beijinhos!

    Send by Android.

    ResponderEliminar
  23. Obrigada!

    Vou já ver como é!

    Só pagavas 55E pelo saco grande? Que tem quantos kilos? É que eu pago mesmo muito...

    Bjs

    ResponderEliminar
  24. `´E sempre bom economizar e sua dicas são importantes!E quando colocadas em práticas com certeza faremos economia. Obrigada!
    Querida tenha uma linda e agradável noite.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. MADALENA QUERIDA,
    DESCULPE-ME A MINHA AUSÊNCIA NO TEU BLOG NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FAZER COMENTÁRIOS, AINDA BEM QUE HOJE EU CONSEGUI.
    DICAS PRECIOSAS, VALEU!

    UM GRANDE BEIJO,
    ANDRÉA....

    ResponderEliminar
  26. Ciao Carissima!!
    Come stai??:-)
    I tuoi micetti son proprio carinissimi..che dolci:-)
    Un bacio*

    ResponderEliminar
  27. Boas dicas. Também sou defensora de que grão a grão se vai poupando para depois haver dinheiro para extravagâncias. Os teus gatos estão muito fofos.

    ResponderEliminar
  28. Sim, é precisamente essa a marca que elas recomendam!


    csd

    ResponderEliminar
  29. e com essas poupanças todas nem vivemos vegetamos. Aprendam é a tirar a eeses pançudos que não se privam de nada e ainda parece que gozam na nossa cara

    ResponderEliminar
  30. Querida Lena, eu não quero tirar nada a ninguém, gostava é que não me tirassem a mim ;) Mas que gozam com a nossa cara, disso não há dúvida!

    ResponderEliminar