segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Empadão de bacalhau com castanhas


E, a seguir à sopa de alheira, foi para a mesa um empadão de bacalhau com castanhas. Muito simples: puré de batata feito com margarina e leite de soja, e temperado com sal, pimenta preta e noz-moscada, ao qual juntei uma boa porção de castanhas. A base do recheio foi um refogado de azeite, cebola e dentes de alho, bacalhau demolhado e desfiado, um pouquinho de vinho branco, mais um pouco de alho em pó, coentros moídos, um nico de sal e pimenta preta. Depois de cozer algum tempo, escorri e deitei numa assadeira, por cima de uma camada de puré. Cobri com ovos cozidos às rodelas, tapei com mais puré, rematei com mais 2 ovos batidos, abotoei com azeitonas pretas e terminei com maionese. Forno bem quente durante uns 30 minutos e mesa!

10 comentários:

  1. Amiga deve ter ficado uma verdaeira delicia...Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Os computadores pregam-nos partidas e acabei por pôr no post dos gatinhos o que queria pôr neste: o prato é uma maravilha e por causa dele acabei de babar outra vez o teclado...

    ResponderEliminar
  3. Nossa Senhora, deve ter ficado uma delicia,claro que vai pro meu caderninho de receitas,eu ja fiz uma parecida com esta.
    bj

    ResponderEliminar
  4. Muito bom aspecto, obrigado pela partilha.
    bjsss

    ResponderEliminar
  5. olá!!

    realmente este é um excelente tipo de blog para ti!!! E para nós também, porque posso finalmente copiar as tuas receitas e curti-las em casa!

    Beijos grandes para ti

    ResponderEliminar
  6. é sem duvida uma delicia de empadão!
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Maravilhoso e a terminar com maionese deve ter ficado divino. Estou a tentar imaginar o sabor das castanhas nesse puré.
    Ficou magnífico.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma receita com um aspecto daqueles de fazer crescer água na boca... Apesar de não comer peixe nem carne, há receitas que me deixam saudades(como o empadão)...mas também as há em versão Vegana e Vegetariana...
    amanhã vou fazer Rojões Veganos (seitan). E se calhar, esta semana, ainda vou experimentar aquela receita que tem aqui de Bifes de tofu na caçarola, tem bom aspecto, e eu gosto mais de tofu do que de seitan (menos nos rojões :D ). Depois digo-lhe como ficou ok?
    Então e os gatos? Tiraram as taças? Ou foi só daquela vez?
    Beijo*

    ResponderEliminar
  9. Querida Madalena
    O meu pai acaba de me dar uns quilos de castanhas. Para variar, vou fazer um puré como este, pois nunca experimentei e deve ficar delicioso.
    Obrigada pela partilha.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar