sábado, 15 de maio de 2010

Pescada de Fricassé


Bom dia, meninas! Já decidiram o que fazer com o vosso sábado? Eu ainda não.

Bom, para já, aproveito para postar um dos jantares da semana passada, cuja receita que andava há séculos para fazer, da Ana Maria Lucas, tirei de um livrinho prodigioso, “Na Cozinha com Elas” (que comprei para mim e também já ofereci várias vezes).


Então, simplificando a receita, deita-se umas boas colheradas de margarina num tacho e, depois de derretidas, adiciona-se 1 cebola grande picada e salsa inteira. Tapa-se e deixa-se cozer um pouco a cebola. A seguir, junta-se medalhões de pescada, previamente temperados com sal e pimenta, deixando cozer. Entretanto, bate-se gemas de ovos (1 gema por cada 2 medalhões), dissolve-se muito rapidamente as mesmas em 2 ou 3 colheres do molho do peixe (que é para não termos ovos mexidos) e, já com o tacho fora do lume e depois de retirado o peixe, mistura-se ao restante molho, mexendo muito bem. Junta-se o sumo de 1 ou ½ limão, consoante o gosto, e volta a ir ao lume com o peixe dentro, só para levantar fervura. Servi com arroz de açafrão.

P.S. Aqui, o molho ficou um pouco espesso, porque não pude servir logo e tive de o aquecer, snif...

9 comentários:

  1. que delicioso ficou esse peixinho,uma maravilha,bjs

    ResponderEliminar
  2. Mas aposto que estava uma delicia!
    Gosto muito de fricassé de peixe!
    Se calhar, faço para o jantar...
    Não conhecia o livro!

    Beijos. Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. mas que bom que deve ser esse peixinho
    gfoveou bem bobnito
    beijinhos
    e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Que bom voltar a ver a minha amiga linda a postar! E ainda por cima com um prato delicioso. Mais um que eu vou roubar...

    ResponderEliminar
  5. mas ficou um espectáculo mesmo,uma maneira diferente de fazer pescada,jinhoss

    ResponderEliminar
  6. Oi Madalena!
    Muito diferente essa receita, parece ótima... Não conhecia, só sei do fricassê de frango. Então os medalhões de pescada ficam inteiros mesmo? Quando li fricassê, pensei que fosse com o peixe desfiado como é o de frango.
    Parece delicioso!

    Bjinhos,

    Eliane

    ResponderEliminar
  7. Realmente adorava estar sentada na varanda com uma fatia de bolo feito por ti, mas nao é possível e então fico-me com a imagem deles. kis:)

    ResponderEliminar