segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pão de alheira


Ou pão de milho, alheira e queijo, se me apetecer ser mais precisa, coisa que nem sempre me apetece!


Já tinha feito e repeti. Servido quente, como foi, é ainda melhor.

Usei farinha de milho, preparada já com fermento, de modo que bastou colocar a amassar na máquina com água e 2 colheres de sopa de óleo. Findo o tempo, retirei para uma assadeira untada com óleo (conforme vi um padeiro aconselhar no Masterchef australiano, para a massa não colar), estiquei, recheei com fatias de queijo e o conteúdo de uma alheira vegetariana, enrolei e deixei levedar na assadeira coberta com película aderente. Depois de umas 2 horas a levedar, polvilha-se com sementes de sésamo, diz que faz bem, pois nesse caso carrrrrega-se com sementes de sésamo, e coze-se o pão no forno a 200 ºC durante cerca de 40 minutos. Bem arrefecido, fatia-se e serve-se com queijo derretido e azeite com alho.

Entristece-me não levedar também este post, mas ando mesmo com falta de tempo :(

M.,

a panificar desde 2009

domingo, 23 de outubro de 2011

Polvo e batatas novas com azeite


Tudo feito na Actifry, enquanto preparava ao lado um bolo na batedeira. Se há coisa em que vale a pena investir é em boas maquinetas que nos facilitam a vida e poupam o nosso precioso tempo, penso eu de que...

Enquanto o polvo coze (colocado ainda congelado numa panela com 1 cebola e água fria, para não ficar rijo), a Actifry vai trabalhando durante 30 minutos com as batatas com casca (só tirei mesmo os olhinhos) e muito tempero - sal, pimenta branca moída na hora, 1 folha do meu generoso loureiro, 1 colher de chá rasa de mostarda em pó, colorau, alho picado e 2 colheres de sopa de azeite. A meio do tempo, um pouco de vinho branco. No final do tempo, mais um bom fio de azeite e 1 minuto extra para envolver.

Saem as batatas e entra o polvo, entretanto cozido e cortado em tentáculos. Adiciona-se mais um fio de azeite e 2 dentes de alho picados, e envolve-se no engenho durante 10 minutos.

Junta-se umas azeitonas pretas picadas e serve-se com molho de azeite, pimenta, alho, vinagre e pimentos doces picantes.

E bom domingo, boa gente!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pudim de cenoura




3 cenouras, 5 ovos, 1 chávena de açúcar, 1 chávena de leite, 1 colher de sopa de margarina. Mistura-se tudo no liquidificador, verte-se em forma de pudim untada com caramelo líquido e coze-se no fogão em banho-maria durante 45 minutos.

Custa-me escrever um post assim tão insossinho, mas estou permanentemente cheia de trabalho, e é isto ou nada, desculpem... Olhem, é a austeridade!


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Meia dúzia de dicas para poupar




Não sou nada obcecada com poupanças, apenas penso antes de gastar o dinheiro que ganho, mas há coisas em que tenho algum cuidado e que pode ser útil partilhar. Vamos a elas:
1 – Electricidade: Desliguem o modem da Internet e as caixas de TV por cabo quando não forem utilizadas durante várias horas (por exemplo, à noite ou quando saem). Ouvi alguém da DECO dizer que o consumo de energia destes aparelhos é enorme e nunca mais me esqueci.
2 – Água: Se têm plantas, quando estiverem a cozinhar, mantenham uma pequena bacia dentro da banca para aparar a água de lavar os legumes, etc. Quando estiver cheia, usem-na para regar plantas (ou despejem-na para dentro do regador para quando precisarem).
3 – Pequenos luxos I: Para as compras mais caras e supérfluas – perfumaria, vestuário, calçado – aproveitem (e aguardem, se necessário e possível) as promoções, porque há sempre, cada vez mais.
4 – Pequenos luxos II: Tomar o pequeno-almoço fora de casa? Quando é mesmo necessário e se podemos financeiramente, muito bem. Caso contrário, desculpem, mas é ridículo. Eu, por exemplo, compro pão a mais e congelo-o para ter sempre disponível.
5 – Os nossos animais: Descobri recentemente uma loja online com ração bem mais barata se comprarmos em quantidade (comprei dois sacos grandes daquela que um dos meus gatos tem de comer, poupei 12 euros e ainda fiquei com um desconto de 2,5 para usar numa próxima compra). Entrega ao domicílio.
6 – Saúde: Não fumem! (Bebam vinhinho, o IVA é mais barato! O nosso Governo pensa em tudo…) Queimam uma fortuna e, daqui a uns anos, arrependem-se amargamente.

domingo, 16 de outubro de 2011

Pescada gratinada com batatas e ovos



Ainda semi-eufórica com o blog curado.

Almoço prático de sábado. Batatas cortadas aos cubos, temperadas com sal, pimenta branca, alho em pó e azeite (dois fios à volta da Actifry sobre as batatas), cozinhadas durante 25 minutos. Deita-se um olho para dentro do frigorifico (só um, para poupar!) e descobre-se que, de vegetais frescos, apenas há cenouras. Junta-se às batatas 1 cenoura às rodelas e um punhado de ervilhas congeladas.

Entretanto, coze-se rapidamente lombos de pescada e ovos em água com sal e 3 cravinhos. Faz-se o béchamel num instante, como sabem – margarina, farinha, leite, sal, pimenta e noz-moscada. Na assadeira, entram primeiro as batatas com cenoura e ervilhas, depois a pescada, os ovos às rodelas e o bechamel. Não devia, mas ainda juntei um restinho de queijo ralado e azeitonas. Gratina durante 15 minutos em forno bem quente.

sábado, 15 de outubro de 2011

Bolo de fubá e leite de coco




Ai, nem acredito! Livrei-me do safardanas do vírus no blog! Tenho a agradecer muito à Marta, que me indicou o site onde pedi para me retirarem da lista negra (sempre soube que era uma ovelha negra, mas isto também foi demais!), à Kristianna e à Cláudia, ambas incansáveis com várias sugestões que resultaram bem noutros blogs, à Catarina, sempre disponível para verificar o blog, e também à Sarinha, à Hélia, à Ginja, à São e a todas as pessoas que me enviaram um e-mail a avisar da doeeeença... Muito obrigada, Amigas!
Este bolo é para comemorar! Feito com 3 ovos, 2 chávenas de açúcar, 1 chávena de farinha de trigo, outra de fubá de milho, menos de 1 lata de leite de coco (tinha aberto uma para fazer um caril e usei o restante), 1 pouco de mel e o resto da embalagem destas pepitas de chocolate. É só misturar bem tudo por esta ordem. Forno a 200 ºC durante não reparei quanto tempo, talvez uns 40 minutos.

Não se façam rogadas, sirvam-se, por favor!
A fatia que se segue estava mesmo boa...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Bifes de atum à pipis




Não é à pipis? Ora, porque não?

Assim: margarina quente, bifes de atum ainda congelados dentro. Usa-se esta fabulosa frigideira com tampa para ter mais cedo o jantar na mesa (aqui cozinhava outra coisa qualquer, é só mesmo para verem).



Depois de ferver um pouco, tempera-se com alho picado, sal e pimenta da Jamaica (diz que é própria para bifes de atum). Vira-se e ainda se manda com piri-piri em pó (adoro este piri-piri, já vos disse?). Agora, vai polpa de tomate frito, em quantidade suficiente para molhar as batatas. Ferve mais e aceita-se salsa picada. E serve-se com batatas fritas.


Não sei que faça para limpar o raio do pseudo-vírus do blog!!!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Espadarte com arroz de grelos



Belas e doces crianças (é desta que me banem da blogosfera, já não bastava o pseudo-vírus a assombrar-me…), regressei! O mês passado foi terrível em termos de trabalho (biba o trabalho, biba!), espero ter mais tempo neste.

Hoje posto as postas do jantar de ontem, não de pescada, mas de espardarte. O que tem a receita de especial? Pois nada! As postas são colocadas ainda meio congeladas sobre margarina a ferver, temperadas na frigideira com sal, pimenta branca moída no momento (comecei a usar pimenta branca em grão, moída na altura, e nunca mais quero outra coisa, jamé! O sabor é totalmente diferente. Se calhar estou a exagerar, mas lembra-me o cheiro da comida de restaurantes tradicionais, simples, de tasquinhas, ou seja, de onde se come bem ;)), e temperadas ainda, ia dizendo, ao estilo de Dinis Machado (quem me dera…), com alho picado. Ferve, ferve, deixa-se ferver e vira-se quando acharmos por bem.

In the meantime, faz-se o arroz: azeite quente, alho picado, grelos sobrados de outra refeição e criteriosamente congelados. Água a ferver em cima, arroz, sal e pimenta branca. Está.