sábado, 28 de junho de 2014

Bolo de queijo fresco e limão




E eu que nem gosto de queijo! Nunca gostei (um dos meus irmãos garante-me que até cheguei a inventar uma cantiga em miúda para dizer isso, já que todos queriam à viva força que eu comesse queijo, apre!).

Mas os bolos de queijo são bem bons. Tenho um aqui, outro aqui e agora vai mais este, feito numa noite em que precisava de pão para o pequeno-almoço do dia seguinte. E, se não há pão, come-se brioches, como diria Maria Antonieta, ou bolo, digo eu.


O bolo: são 3 ovos batidos com 1 chávena e 1/2 de açúcar; segue-se 2 embalagens de queijo fresco e, depois de bem homogéneo, 1 chávena de maisena, uma pitada de fermento e raspa de meio limão. É tudo. Coze no forno, em forma forrada com papel vegetal untado com margarina, durante 1 hora a 180 ºC. Findo o tempo, evita-se fazer como eu, que retirei logo o bolo do forno e o bolo encolheu, todo contrariado. Se estava bom? Mesmo bom.


  

21 comentários:

  1. Bolo de limão já comi, agora com queijo fresco não :o deve ser bommm :p

    ResponderEliminar
  2. E que rico deve estar este bolinho!! Limão e queijo fresco.mistura tão interessante! O aspecto é óptimo, essa fatia, marchava já...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. E que rico bolo amiga, fica uma delicia, bjokitas

    ResponderEliminar
  4. Tal como tu adoro bolos de queijo fresco, são tão bons!

    ResponderEliminar
  5. Pois eu adoro queijo até troco uma boa tábua deles por um docinho.
    Ficou uma tarte linda e com uma textura gulosa, uma delicia certamente.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. É uma pena não haver queijo fresco por aqui... adorei a receita e de certeza que ia já uma fatia! :)

    ResponderEliminar
  7. Eu sempre gostei de queijo, com uma especial perdição por requeijão! :)
    Em bolos ficam tão bons, dão uma consistência deliciosa, como mostra o teu! :)

    ResponderEliminar
  8. Madelena,
    eu sempre gostei de queijo tenho sempre na minha geladeira.
    Vou fazer a sua receita, adorei!

    Beijinhos, sucessos sempre ♥

    ResponderEliminar
  9. A Madalena tem um talento extraordinário no enunciar das receitas: quando a leio, fico sempre convencido que sou capaz de fazer. E esta,com queijo fresco, fica já reservada para o próximo fim-de-semana.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  10. Que aspeto maravilhoso Madalena. Como é possível não gostar de queijo? Apre!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Também não gosto de queijo, mas vamos a ver até gosto desse bolo!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  12. tenho a certeza que estava maravilhoso. adoro bolos com queijo, ficam macios, e o sabor do limão dá-lhe frescura! ah! e como eu gosto de queijo... :)) boa semana. beijinhos. :))

    ResponderEliminar
  13. Deve ficar optimo, saboroso e bem fresquinho

    ResponderEliminar
  14. Adoro bolos de queijo e este ficou delicioso.
    bjns

    ResponderEliminar
  15. Tu dás cabo de mim....
    Essa coisa tem tão bom aspectoooooooooooooooooooooooooooo.......
    Malvada, e eu a querer começar a dieta!

    ResponderEliminar
  16. E não tens queda de cabelo? O cabelo estava-me a cair todo! Eu voltei a comer carne e peixe e começo a notar melhoras no cabelo e nas unhas, mas se não quiseres, podes comer ovos, tofu. O seitan não é grande coisa.. sabe bem, mas é só glúten!

    ResponderEliminar
  17. esse pode ser o pecado do fim-de-semana...

    ResponderEliminar
  18. Minha querida
    Faço ideia! Como devia estar bom!!! E quem quereria pão?!
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar