sábado, 10 de abril de 2010

Bolachinhas de laranja


No fim-de-semana passado, fiz um zapping pelas minhas revistas de culinária, pelo menos por algumas, porque tenho milhentas. Já raramente as compro, porque, se fizer uma receita de cada uma, será muito. Mas, de vez em quando, lá as consulto. E, numa “Saberes e Sabores” da Vaqueiro, tinha esta receita ultra-simples de bolachinhas de laranja.
Senão vejamos: numa tigela, mistura-se 600 g de farinha com 150 g de açúcar, adiciona-se 200 g de margarina amolecida, juntando-a com as mãos à farinha e ao açúcar, como para um “crumble”, e, por fim, acrescenta-se 4 gemas de ovos e sumo e raspa de 2 laranjas, segundo a receita – ou de 1 laranja grande e sumarenta, segundo moi même (sou viciada em laranjas, tenho de comer 1 ou 2 por dia, e custou-me gastar outra!).


Tenho de começar a pagar cachet à gata...

Bom, a seguir amassa-se com as mãos, o que faz muito bem aos nervos, retira-se bocadinhos de massa e molda-se em bolachinhas. Forno a 200 ºC durante uns 15 minutos. Ainda quentes, passa-se por açúcar.
Guten Appetit!



Não resisti a estes brincos de princesa ;)

14 comentários:

  1. Está tudo magnífico: as bolachinhas deliciosas, a gata uma fofura e as flores lindas. Obrigada por partilhares connosco estas coisas fantásticas. És uma pessoa linda ;)

    ResponderEliminar
  2. Aiga parecem-me escelentes...e na certa é paea experimentar. Beijinhos doces e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. gostei muito das bolachinhas!
    como não posso ir aí buscar uma tenho de as fazer
    babette

    ResponderEliminar
  4. Muito apetitosas!

    Gata linda, os meus também tentam sempre aparecer na foto :-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. eu tambem adoro laranjas
    todas as manhas como uma laranja e sabe tao bem
    estas bolacinhas estao ebm bonitas
    ja vao para a minha lista
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. que bolachinhas deliciosas....e essa gatinha é giríssima...
    beijinho e b.f.s.

    ResponderEliminar
  7. As bolachas têm um aspecto delicioso, mas a gata é lindaaaaa.
    bjssss

    ResponderEliminar
  8. Adoro a tua gata... ando a ver se me meto numa aventura tb :)
    As bolachinhas, podes mandar um pacotinho delas pra mim please?
    beijo

    ResponderEliminar
  9. Madalena, k raça é a tua gata? Desculpa lá a pergunta... lol

    ResponderEliminar
  10. A tua gata é linda!... Acho que nem prestei atenção á receita... Fiquei enfeitiçada pelos olhos da tua gata!...

    Beijinhos ;P

    ResponderEliminar
  11. Nham... nham... que boas!
    Vou guardar a receita!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Olá Xana,
    que eu saiba, não tem raça. De uma ninhada de 5, é a única assim tão felpuda, disse-me a minha amiga que ma deu (umas criaturas abandonaram a mãe com os 5 filhotes no veterinário, dizendo que era para os esterilizar, e nunca mais lá foram...). Mas eu adoro gatos de qualquer tipo, é-me indiferente a raça, a cor, etc.
    Bjs e bom sábado!
    Madalena

    ResponderEliminar
  13. Que bolachinhas apetitosas essas...
    E a gatinha é linda...

    ResponderEliminar