sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Arroz de bacalhau preguiçoso





Não é preguiçoso, é muito ocupado! Ora vamos: cebola e alho picados a refogar em azeite, um tomate em pedaços, um pouco de polpa de tomate frito, água a ferver em boa quantidade, 1 posta de bacalhau para cada dois pratos, não se desfia, não temos tempo, sal, pimenta branca, carreguem, 2 ovos também cozem ali e parece-me que é tudo. Ao levantar fervura, junta-se o arroz (1 chávena para 3 ou 4 pratos) e demora uns 20 minutos a ficar pronto. Serve-se com o ovo picado e umas ervinhas, daquelas saudáveis.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bolo de maracujá, pera e pepitas de chocolate




Este bolo sabe a Outono. Ou a Natal. Tem um ar tão tosquinho e não se vê o interior cremoso... Vê-se, vê, se vierem cá a casa, onde ainda chega para umas 3 fatias...

Baseei-me neste e neste, e saiu isto. Apliquei-lhe 6 ovos, 2 chávenas de açúcar, 2 chávenas de polpa de maracujá, 1 colher de sopa de óleo, 1 chávena e 1/2 de farinha e 1 golpe de fermento. Já está batido, agora vamos para a forma, e cobrimos a massa com 4 peras maduras às fatias. Polvilhamos com açúcar baunilhado, o que dá o castanho ao bolo, e ainda com pepitas de chocolate, ai Outono!

Coze a 175 ºC, na parte baixa do forno, durante uns 45 minutos ou mais (passado o tempo, toca-se com o dedo e avalia-se a firmeza do bolo antes de o retirar). Chove açúcar em pó.


(Com sorvete de limão...)

 
Uma semana de sonho, minhas belezas!

domingo, 21 de outubro de 2012

Bolo de mascarpone e raspa de limão






Buon giorno! Um bolo com consistência de pão-de-ló, comido a meio da semana, daqueles feitos por volta da meia-noite, que coze enquanto se toma um banho.
Ora 6 ovos bem batidos com 2 chávenas de açúcar, seguidos de 1 embalagem de mascarpone que deixa o creme ainda mais fofo, 2 chávenas de farinha quase cheias, esqueci-me de deitar fermento, raspa de meio limão, 1 colher de sopa de óleo e está feito o bolo. Agora é cozê-lo em forno pré-aquecido a 175 ºC durante uns 40 minutos.


Um domingo feliz e proveitoso para as minhas leitoras, as mais doces da blogosfera!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bolo de manteiga e maçã




Só tenho 10 minutos, então vai de rajada: bate-se 6 ovos com 2 chávenas de açúcar, adiciona-se esta manteiga ligeiramente derretida e bate-se até sair um creme fofo; 



 
ao creme fofo junta-se 2 chávenas de farinha, uma delas não cheia, e uma pitada de fermento; toca a bater mais um pouco e sai a massa para a forma. Na forma a massa, cobre-se com 2 maçãs fatiadas e polvilha-se tudo com açúcar baunilhado. Coze-se no forno a 175 ºC durante uns 50 minutos (conta da luz colossal...) e polvilha-se o bolo desenformado com imeeeeensa canela.

domingo, 7 de outubro de 2012

Bife de atum panado com molho de azeite e segurelha




...ou pesto mal-amanhado de azeite e segurelha. Sim, era para ser um pesto, mas tive preguiça de procurar pelo almofariz e misturei grosseiramente um raminho de segurelha com azeite, alho e pimenta branca. 


Comme d'habitude, isto nem chega a ser uma receita, é mais uma sugestão rápida de papa! 

O arroz, muito simples, com a preparação habitual e um toque de cominhos secos. O bife de atum, temperado com alho em pó, sal e pimenta da Jamaica, desta vez passado por ovo batido e farinha, e frito em óleo bem quente para não ficar encharcado. 

Sirva-se com o molho. E refreiem-se os apetites, alguns, não se coma em excesso!



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Taça de iogurte, morangos e bolo



 
 
Uma sobremesa mais do que rápida para acabar com as sobras de um bolo (de amêndoa). Um pingo de mel se apetecer, umas gotas de vinho do Porto em cima do bolo se apetecer... e não é preciso dizer mais nada, está tudo à vista!


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Massa com feijão vermelho, lentilhas e cogumelos




A comida vegetariana é amiga dos animais, parceira do ambiente, económica, leve, nutritiva...


 

E muito agradável e de rápida preparação! Apanha-se uma bela cebola média e um gordo dente de alho, e refoga-se, depois de picados, em azeite quente. Os tempos são de crise, passa-se em revista o frigorifico, e detecta-se uma lata de tomate pelado já aberta, vai suco e tomate para dentro do tacho, outra de feijão vermelho, tatchó, e um fundo de frasco de lentilhas: taschen! Mais se refoga para, a seguir, se adicionar água a ferver, sal, piri-piri, polpa de tomate frito, cominhos e, já não era sem tempo, a massa! Num instante isto coze e apura!


De resto, olhem o rosmaninho tão lindo que comprei na sexta!