segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pudim francês




Olá, doces jovenzinhas e jovenzinhos!
Esta vossa velha amiga traz hoje um pudim francês.

Ia jurar que tinha uma receita com poucos ovos, mas mentiria se jurasse. A que tinha era esta,

no meu caderno de receitas da infância e adolescência. De todo o caderno, penso que só fiz uma, e essa compulsivamente (um dia destes faço e mostro aqui), mas era com muito gosto que as apontava. Como a minha caligrafia mudou! Hoje em dia, praticamente só eu percebo (e mal) o que escrevo à mão!

Bon, abreviei a receita (mais concretamente, os ovos da receita), e utilizei 6 ovos grandes, 4 dl de leite, 2 chávenas e meia de açúcar, 2 colheres de sopa de maisena, 1 casca de limão e ½ cálice de vinho do Porto, tudo misturado no liquidificador. Cozeu em banho-maria numa panela ao fogão, em forma untada com caramelo líquido, durante 1 hora. Antes de servir, como sabem, tem de arrefecer bem no frigorífico, de preferência de um dia para o outro.

34 comentários:

  1. hummm

    este vou fazer ate pk tenho muitos ovos para gastar:)

    ResponderEliminar
  2. Muito bom esse pudim!
    Também ainda tenho o meu caderno de receitas, já há muito que não o desfolho, não tem imagens por isso não cativa. A minha letra também mudou bastante, antes toda redondinha. Agora é quase ao calha.
    Bjs
    http://viciosesabores.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Tudo bem contigo?
    Esse pudim é um dos meus favoritos.
    E realmente que recordações temos nós de infância, com essas receitinhas, não é?
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Ficou com uma cor magnífica o teu pudim, mesmo guloso.

    ResponderEliminar
  5. Parabens amiga , ficou muito bonito e sem duvida que é uma delicia, é um dos meus preferidos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. AMO Pudim! e dessa vez vou tentar fazer em casa, msm sendo um desastre na cozinha. hahaha
    ah! aliás, nem tanto.. quero dizer, aprendi a fazer um bolo de limão maravilhoso e super prático, depois te paço minha humilde receita. rsrsrs
    tenha uma ótima semana... e tenha certeza que me deixou com água na boca com essa receita...
    beijinhos :*

    ResponderEliminar
  7. Que bom, já estou a salivar por uma fatia.

    Mas o gato consegue dormir assim, todo encolhido? lol lol

    beijo

    ResponderEliminar
  8. Madalena, com este Pudim você arrasou...
    Ficou perfeitooooooo!

    E ouvir a Piaf é um prazer sempre renovado, um dos muitos marcos que ficaram na nossa memória.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que grande que ficou!!
    E tem uma cõr lindissima...

    Bjinhos,


    Rita
    http://bembons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Que rico pudim... ficou com uma
    cor linda. Também ainda tenho o meu
    caderninho de infância :) Como a
    minha mãe faz tudo a olho sentava-me
    na cozinha e ia anotado o que ela
    fazia. Que boas recordações.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Che strepitoso budinoooo!!!!!!
    Troppo bello e buono,bravissima!!!! ;-)
    Un bacione e buona serata:-**

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha... eu ainda mantenho o meu caderno de há muitos anos...
    Gostei muito deste pudim está fantástico. mesmo guloso.
    Beijinhos***********

    ResponderEliminar
  13. Tenho que fazer este pudim, o meu marido adora!
    O meu livro é menos bonito, a letra essa era mais bonita, do que hoje.

    Boa semana, Madalena

    Bjssss

    ResponderEliminar
  14. Ficou bem bonito o teu pudim , bjs

    http://acasadagigis.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. que cosa tan rica!!! es parecido a lo que aqui le dicen FLAN creo, al menos eso parece! bueniiiisimo :) ay que dulcera soy! ñam! :)
    besotes amiga! (sigo sumando tus recetas a mi recetario en la compu, no lo paso a mano porque mi letra es un desastre tambien cada vez peor! jajja)

    ResponderEliminar
  16. Isso é um pudim????Mais me parece um pudinzão amiga, lindo, grande, supercalórico, superdelicioso hummmm ADOREI!!!
    Tira daí a patita gatinho que o pudim é para mim hehehhe, beijokas Madalena.

    ResponderEliminar
  17. Gosto de pudins diferentes e o vinho do Porto é uma adição que deve ficar deliciosa :)

    ResponderEliminar
  18. Oooooh... impresionante este puding, delicioso, seguro.
    La foto del gato es preciosa.
    besinos

    ResponderEliminar
  19. Era mesmo a minha gata Leonor que se ficava a dormir ao lado do pudim... era, era ;)

    ResponderEliminar
  20. ESSE PUDIM ME PARECE BOM DEMAIS GOSTEI DA COR BEM MORENINHO!

    ResponderEliminar
  21. Uma pessoa chega aqui e é sempre a mesma coisa: receitas de ficar a babar só de olhar! Está menhame!
    Belo caderninho de receitas!
    A gatinha é acrobata!

    ResponderEliminar
  22. ¿Me ha dejado algo el gato?...

    Tiene pinta de estar muy, muy jugoso.

    Un besote, mi solete.

    Vamosalculete.

    ResponderEliminar
  23. Que visão...me encheu a boca d'água, deve ter ficado uma delícia seu pudim!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  24. mmmmmm it looks YUMMY!!!
    Great pics, I love the one with the cat on the back!
    xx

    www.ohmyvogue.com

    ResponderEliminar
  25. olá M. Já não te vejo há tanto tempo... Essa tua gatinha "mai nova" está tão fofa. Beijos para todos.

    ResponderEliminar
  26. Olá Madalena,
    Que chic este pudim francês!!!!Claro que com vinho do Porto só pode ser uma delicia,me diga o que fica ruim com vinho do Porto????Ah!!que que linda essa gatinha fofinha cuidando do pudim....saudades de meu gatinho.
    Beijinhos,
    Carla

    ResponderEliminar
  27. ainda no fim de semana passado preparei um la em casa
    esta bem bonito este teu pudim
    beijocas madalena

    ResponderEliminar
  28. Ola amiga
    Que maravilha que tenhas postado esta receita do pudim,e o pudim que mais gosto ,mas só se for assim caseiro,agradeço mesmo.
    Beijinhos para ti e para a tua mãezinha.
    Obrigada és a maior das maiores,sou tua fã.

    ResponderEliminar
  29. Obrigada Madalena.
    És uma querida e uma amiga,gosto muito de ti,beijinhos também do meu Joaozito.

    ResponderEliminar
  30. Muito perfeitinho que ficou! E bem saboroso imagino!
    Beijinhos

    ResponderEliminar