sexta-feira, 30 de abril de 2010

Queques de maracujá



Vite, vite!
Estes queques (detesto gente queque, mas destes queques adoro), ia dizendo, estes queques são do mais rápido que há, ideais para um lanche. Demoram, no máximo, 40 minutos a preparar, cozedura incluída. Então, vai 1 chávena de farinha, 1 colherzinha de fermento, 1 chávena de açúcar, outra de polpa de maracujá e 3 ovos. Tudo bem mexido, cozeu em formas de silicone a 175 ºC em cerca de 30 minutos.



Sim, porque, como diria o senhor que me vende a lenha, “nós aqui não andamos a nanar”!


Meninas que moram perto de mim, ou seja, junto da Avenida da República em V. N. Gaia, corram à Tribo, que está com liquidação total! Eu vou tentar ir mais logo ;)

Selinho Blogueira Dedicada


Já viram que selinho mais amoroso? Quem mo enviou foi a minha querida Belocas, do excelente blog http://iguariascaseiras.blogspot.com/.

Meus amores, estou com uma carrada de trabalho em cima, de modo que vou dedicar só a 6 meninas, desculpem, desculpem, embora todas mereçam!

E vai daí:
Para a Isabel: http://sitiodasdelicias.blogspot.com/
Para a Verónica: http://veronicavendas.blogspot.com/
Para a Fofis: http://fofisonline.blogspot.com/
Para a Fátima: http://paocomalho.blogspot.com
Para a Xana: http://ratatuidospobres.blogspot.com/
Para a Tuquinha: http://receitasdobardaosedamininha.blogspot.com

Arrivederci!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sopa gratinada de amêijoas


Tem mau aspecto, mas garanto-vos que é uma delícia. Encontrei aqui a receita, no Gastronomias.

Como sempre, adaptei-a um pouco. Alourei 2 cebolas pequenas em 2 colheres de sopa de margarina. A seguir, polvilhei com 2 colheres de sopa de farinha, mexendo sempre e adicionando aos poucos a água necessária para formar um caldo. Quando levantou fervura, foram a banhos as amêijoas, já só em miolo, para cozer até ficarem tenras. Como tempero, apenas um pouco de sal, pimenta branca e coentros em pó.


Entretanto, tostei metades de pão caseiro, barrei-as com margarina e dispus num tabuleiro. Pronto o caldo das amêijoas, reguei com ele o pão, sem ensopar demasiado, polvilhei com queijo ralado e deixei gratinar no forno. Servi o restante caldo numa molheira. Experimentem que vão gostar ;)



Eu não tinha uma sardinheira! Como é possível?

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pão de sementes com nozes


Isto nem chega a ser uma receita! De acordo com as instruções da farinha para pão de sementes do Continente, deitei na cuba da máquina 500 g de farinha, 300 ml de água, 2 colheres de sopa de óleo (escolhi o de girassol), e o meu único toque pessoal foi uma mão cheia de nozes. Depois de amassar e levedar na máquina, passei a massa para um tabuleiro forrado com papel vegetal, pincelando por cima com leite - um truque que aprendi num blog, mas não me lembro em qual, desculpem :(
Forno a 200 ºC durante uns 30 minutos e mesa, para acompanhar um paté de atum.


Um bom dia e boa sorte com os transportes! Como diz o meu marido, hoje vai ser “o fim do mundo em cuecas”!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pudim de laranja


Um dia destes, fico toda tremeliques com uma overdose de laranja. São 2 laranjas por dia (muito sumarentas, por sinal, geralmente aqui da mercearia do prédio), é pudim de laranja... Enfim...



Ia fazer um quindim para o jantar de sábado, mas decidi-me antes por este pudim, que levou 1 laranja inteira sem casca, 6 ovos, 1 colher de sopa de maisena, outra de margarina de soja, 2 chávenas de açúcar e 1 frasco de creme de soja. Tudo batido no liquidificador, passado para uma forma untada com caramelo líquido e cozido em banho-maria durante 50 minutos. Depois de bem geladinho, é uma delícia!

O creme fantasminha!


Uma excelente semana para todas! Força nisso (seja lá o que for “isso”!)!

domingo, 25 de abril de 2010

Empadão de bifes de atum


Para o jantar de ontem, decidi converter umas bifanas de atum (que postei há umas semanas) num reconfortante e prático empadão.
A base foi a mesma: num tacho grande, azeite, 2 dentes de alho picados e alourados, 1 pacote de polpa de tomate frito, um pouco de vinho do Porto, pouco sal, pimenta branca e orégãos, e 1 colherzinha de mostarda com grãos. Quando levantar fervura, mete-se os ditos cujos lá dentro e deixa-se cozer. Quanto mais tempo, melhor.

Entretanto, atapeta-se um tabuleiro com puré de batata e, quando os bifes estiverem bem apurados, já a desfazerem-se em lascas, espalha-se por cima do puré, incluindo o molho que restar, cobre-se com mais puré e ovos batidos. Um pouco de maionese e pepinos de conserva para dar um ar de graça. Forno bem quente durante uns 30 minutos.

(Descobri que os bifes de atum que compro cá, na Makro, são muito melhores do que os que trouxe de Espanha. O que é português, é bom!).

Meninas, passem um excelente dia!

Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade!


Não tenho cravos, mas vão mesmo as minhas primeiras rosas do ano (a vermelha abriu ontem à noite!)!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Macarrão com vieiras e molho de queijo


Ai, não devia estar a parar o trabalho para postar, mas já sinto falta disto e é só um post pequenino...

Antes que me esqueça, cá vai a receita deste macarrão. Tão simples: alourei em azeite 1 chalota e 2 dentes de alho picados, adicionei a imprescindível polpa de tomate frito e um bom punhado de irresistíveis vieiras, ainda congeladas. Cobri tudo com água e, quando levantou fervura, juntei o macarrão, e temperei com sal, pimenta branca e coentros moídos – entretanto, semeei coentros na varanda e já estão a brotar!



Quando a massa estava cozida, já quase sem água, juntei uma porção de queijo ralado e envolvi bem no molho. Já na travessa, ovos cozidos às rodelas e orégãos por cima. Muito bom!



P.S. Just for the records, tenho um pão a amassar na máquina ;)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pudim de licor de café



Ah, que bem me soube este segundo café do dia!
Levantar cedo (hoje às 5) deixa-me, geralmente, bem-disposta, embora com sonito. E, como é óbvio, produzo muito mais. E permite-me também fazer uma pausa apertadinha para um post, este de um pudim que fiz para gastar um licor de café de sabor forte que me deram há algum tempo.



Preparei-o misturando no liquidificador 6 ovos, 1 pacote de natas, 1 casquinha de lima, 1 colher de sopa de Maisena e 1 cálice de licor. Cozeu 45 minutos em banho-maria, em forma caramelizada, e o sabor é para maiores de 18...



Delicioso este perfume que o meu marido me ofereceu ontem e que já estou a usar hoje.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pausa para café e brioche


Café e brioche acabadinho de fazer (com a fabulosa farinha Continente)! Alguém é servido?

terça-feira, 13 de abril de 2010

Baba de moça


Vai uma babinha de moça para sobremesa? Dito assim, parece repugnante, mas é uma delícia!
Sem grande imaginação ultimamente, tenho procurado fazer algumas receitas dos fartos livros que cá tenho. E esta tirei-a do livro da Koala, que ganhei na compra do leite de coco. As receitas são do Hernâni Hermida.


Incorrigível, alterei a receita, utilizando uma lata inteira de leite de coco, ao invés dos 200 ml recomendados, levando ao lume com 250 g de açúcar e um pau de canela, até ferver, mexendo a partir desse ponto durante uns 10 minutos. A seguir, deixa-se arrefecer a calda para adicionar aos poucos 6 gemas de ovos levemente batidas. Vai novamente ao calor, até levantar fervura, mexendo sempre para não encaroçar.

Em tacinhas, quanto mais gelar, mais durinho e delicioso fica ;)

E agora vou ligar o turbo, porque já estou com trabalho até ao fim da semana que vem!

domingo, 11 de abril de 2010

Papaia exótica



Olá lindezas!
Mais uma receita fruto do zapping pelas revistas, esta numa "Mulher Moderna na Cozinha" da Páscoa. Já não tenho a certeza das quantidades, porque foi o meu marido a colocar os ingredientes numa taça e eu, depois, só tive de preparar no fogão e rechear as papaias. Mas é mais ou menos assim: para 5 metades de papaia, polpa de 1/2 manga, polpa das papaias (obviamente, sem os caroços), e penso que 1 colher de sopa de maisena, 1 colher de açúcar e 3 gemas de ovos. Depois de tudo misturado a frio, leva-se a engrossar um pouco num tacho ao fogão. No final, é rechear as metades das papaias, polvilhar com côco ralado e deixar gelar um pouco. É mesmo muito bom!


Beijos e bom domingo!

sábado, 10 de abril de 2010

Bolachinhas de laranja


No fim-de-semana passado, fiz um zapping pelas minhas revistas de culinária, pelo menos por algumas, porque tenho milhentas. Já raramente as compro, porque, se fizer uma receita de cada uma, será muito. Mas, de vez em quando, lá as consulto. E, numa “Saberes e Sabores” da Vaqueiro, tinha esta receita ultra-simples de bolachinhas de laranja.
Senão vejamos: numa tigela, mistura-se 600 g de farinha com 150 g de açúcar, adiciona-se 200 g de margarina amolecida, juntando-a com as mãos à farinha e ao açúcar, como para um “crumble”, e, por fim, acrescenta-se 4 gemas de ovos e sumo e raspa de 2 laranjas, segundo a receita – ou de 1 laranja grande e sumarenta, segundo moi même (sou viciada em laranjas, tenho de comer 1 ou 2 por dia, e custou-me gastar outra!).


Tenho de começar a pagar cachet à gata...

Bom, a seguir amassa-se com as mãos, o que faz muito bem aos nervos, retira-se bocadinhos de massa e molda-se em bolachinhas. Forno a 200 ºC durante uns 15 minutos. Ainda quentes, passa-se por açúcar.
Guten Appetit!



Não resisti a estes brincos de princesa ;)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Espetadas de salmão e camarão com legumes


Deitar cedo e cedo postar, dá saúde e faz... animar?

Anyway, o jantar de ontem foi... espetadas de salmão e camarão com legumes!
Com o calor que esteve de tarde, os lombos de salmão que trouxe do supermercado já chegaram a casa descongelados. Aproveitando a deixa, cortei-os em pedaços que fui enfiando alternadamente em espetos, com pimento verde, tomate e camarões com casca. Por cima, reguei com fios de azeite e sumo de limão, temperando ainda com umas areiazinhas de sal, pimenta e mostarda com grãos.


Como detesto fumarada em casa, fiz mesmo no forno, com o tabuleiro na parte superior, a 250 ºC. Fica pronto num instante.


Para acompanhar, arroz solto, feito com esta sobrinha de pimento.

Passem um excelente dia!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Calcinhas de seda


A abrir o jantar de sábado, outra receita achada na Internet, de nome bem-sonante e da autoria do Pedro Nuno, em http://culinaria.weblog.com.pt/arquivo/cat_bebidas.html. O meu marido, que a preparou, alterou um pouco a receita. Então, misturou 1 lata de Red Bull com outra de leite condensado de soja, 1 dl de cachaça, 2 dl de natas de soja e 1 dl de xarope de groselha. Tudo batido no liquidificador com gelo picado, durante 3 minutos.


Bloody hell!

domingo, 4 de abril de 2010

Lagosta fingida


Olá!
Espero que estejam a passar uma boa Páscoa! Cá em casa, por vários motivos, não a celebramos. Aparte isso, sou uma pessoa que conto com Deus todos os dias, sem ser propriamente seguidista de uma religião.

Para a - aí sim - celebração de amizade de ontem à noite, preparei uma receita que o meu marido encontrou na internet, aqui http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=3808.0. O nome não me agrada lá muito, pois não gosto de coisas fingidas, mas...

Seguindo a receita, cozi lombos de pescada e ovos em água temperada com sal, pimenta branca e um fio de azeite. Depois de cozida, retirei a pescada e mergulhei na mesma água camarão descascado, para uma leve cozedura. Num tabuleiro forrado com folha de alumínio, deitei metade da pescada desfeita em lascas, cobri com o camarão e rematei com a restante pescada. Por cima, ovos batidos com polpa de tomate frito, o que lhe dá um sabor muito apetitoso, sal e pimenta. Foi ao forno durante uns 30 minutos e, já desenformado, envolvi em maionese batida com mostarda, e alegrei com os ovos cozidos. Para acompanhar, puré de batata.

Um bom domingo e uma excelente semana para todas e todos!