terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cabaz de fruta e legumes


Dulcíssimas, vi hoje algures a descrição de um daqueles cabazes de fruta “da crise” a 10 euros. Pareceu-me tudo bom, é certo, mas queria falar-vos de onde tenho comprado a fruta e os legumes nos últimos meses. Fica na Estela, uma freguesia da Póvoa do Varzim, nem sei o nome daquilo, mas é um pomar na berma da estrada e… bom, para além de ser tudo fresquinho, maravilhoso, com bom atendimento – daquele simpático e discreto, que nos deixa à vontade para mexer em tudo sem chatear –, ainda tem ervas aromáticas, morangueiros, etc., etc., e compra-se 2 sacos grandes de fruta, cujo peso nos derreia, por cerca de 10 euros! Neste sábado, trouxe 1 melão, 1 manga, pêssegos, ameixas, maçãs, peras, limões, courgettes, cenouras, tomates coração-de-boi (é assim que se chama, espero), 1 molho de grelos, 1 pimento… e a senhora ainda me ofereceu um raminho de salsa por cortesia! Na verdade, os grandes estabelecimentos conseguem aqueles preços também pelo pouco que pagam aos agricultores, não é?

Eram mais, mas alguns já foram comidos…
Os legumes numa gaveta do frigorífico. Para a próxima, tiro mesmo uma fotografia aos sacos ;)
Obviamente, não é preciso ir a esta loja em particular. Eu vou quando tenho tempo, aproveitando o passeio, mas não faltam pomares assim por todo o país.

25 comentários:

  1. Quem tem o privilegio de conseguir comprar ao produtor é de aproveitar!!Eu compro na praça a uma srª que cultiva e depois vai vender.Ás vezes sai me mais caro mas sei que o que como é fresquinho, sem tempo de frigorifico e é portugues. Não quer dizer que também não compre no super, porque há frutas que a srª não tem e também há a questão monetaria, pois ás vezes o mes é apertadinho e em vez de se comer produto portugues come se um mais baratinho de outra lingua....è o país que temos que nos obriga a isso!
    O que vale é que com o marido a trabalhar na Vitacress tenho sempre alfaces e ervas aromaticas fresquinhas e bem portuguesas...eheheh

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Isso sim, é um cabaz a sério! Não há dúvida que esses são os sítios ideias para comprar frutas e legumes, são baratos e têm qualidade. Não são "normalizados e etiquetados", mas têm sabor, que é o principal. E tens toda a razão, os preços baixos dos hipermercados saem caro a muita gente, nada acontece por acaso...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Sim tudo e supostamente todos beneficiam deste tipo de comércio,a nossa carteira, o produtor, o governo, se os produtores pagarem impostos pelo comércio, e o nosso corpo, supondo que nesses sítios não usam tantos químicos! No entanto, duvido que seja possível cultivar mangas na Póvoa do Varzim.

    ResponderEliminar
  4. Maravilha, querida M.!
    Também aqui para os meus lados há mercado de rua aos sábados onde vendem fruta e verduras, produtos que pequenos proprietários de terrenos cultivam. Também costumo ver à beira da estrada pessoas a vender fruta da época que é um regalo...
    Penso que sim, o tomate assim para o comprido e encarnadinho é coração-de-boi.

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  5. Que belo cabaz de frutas e que devem ser optimas vindas directamente do pomar. Quem pode e tem ao pé de si deve mesmo aproveitar,

    beijinhos e tem um excelente dia!!

    ResponderEliminar
  6. pois...bem verdade o k dizes:
    'os grandes estabelecimentos conseguem aqueles preços também pelo pouco que pagam aos agricultores, não é?'
    poizz..... é ver qm + chula o vizinho.........!!
    xiçaaaa........
    beijinho***********

    ResponderEliminar
  7. Eu até me faz confusão a malta dos Supermercados e grandes superfícies. Eles é que estão a dar conta dos pequenos agricultores, exigindo preços impraticáveis, para depois venderem mais barato e tenho sérias dúvidas que seja tudo nacional como eles publicitam.

    Eu tenho a sorte da minha mãe ter muita coisa, desde fruta, legumes, galinhas, patos, etc. É uma benção nos dias de hoje!

    Depois onde eu moro, conhecemos sempre uma ou outra história de algum produtor que está mais aflito, vou lá e compramos, pelo menos não deitam as coisas fora.

    Há uma senhora perto de mim que tem uma estufa de alfaces, um Supermercado quis comprar-lhe as alfaces a 0.19€, não dava nem para a despesa que ela tinha tido e depois vês à venda por mais de 1€!! É indecente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, não só dos pequenos agricultores, os médios também desaparecem na gula dos grandes capitalistas que viraram a merceeiros e tudo o mais.
      Todas as produoes são tomadas de assalto pelos fabulosos que têm capitais para comprer grandes superficies como quem compra um par de chinelos.
      Depois, é explorar o trabalho de uns poucos empregados e a fortuna aumenta na medida que os pequenos comerciantes têm de fechar as lojas.

      Eliminar
  8. E nem é só isso, Raquel, é que depois pagam-lhes quando bem lhe apetece! Uma pessoa tem de pensar na origem das coisas. Noutro dia, num programa da tv, perguntaram a um miúdo que ovos é que ele conhecia, para além dos ovos de galinha, e responde o puto: "ovos de supermercado"!...

    ResponderEliminar
  9. Pois, essa é outra realidade.
    Por isso não me arrependo de ter trocado a cidade por uma aldeia, pelo menos a minha filha conhece a origem das coisas.

    ResponderEliminar
  10. A minha sogra costuma ir a Estela buscar os legumes.Vem sempre bem carregada dde lá e não gasta tanto quanto isso e olha que trás mesmo em grandes quantidades,por vezes ainda me dá algumas coisinhas e à minha cunhada também :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Gosto de comprar a fruta aos produtores e aqui perto do mim existem imensas feiras e praças onde posso fazer a melhor escolha.
    Nem sempre dá por uma questão de disponibilidade, visto que os super's estão abertos até às tantas...mas nem se comparam os produtos, só pelo cheiro super apurado compensa.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. é bem verdade amiga que pena não se encontrar em muito lado...bjokitass

    ResponderEliminar
  13. É um privilégio que também consigo ter! Não há comparação.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Que lindas essas fruta, muito bem organizada e protegida assim dessa forma nas gavetas. Beijos e ótima noite!

    Smareis

    ResponderEliminar
  15. POR AQUI VÉ-SE MUITO AO PÉ DA ESTRADA A VENDEREM LEGUMES E FRUTA.
    BJS

    ResponderEliminar
  16. A questão do sabor é fundamental. Antigamente gostava de maçãs, mas depois deixaram de ter sabor, mesmo a "vermelhinhas", as minhas predilectas. O mesmo com as pêras, e aí tive pena porque eu gosto mais de pêras do que de maçãs. Salvam-se as trazidas da aldeia, enrugadas, mas a saber a fruta. Esse é precisamente, a juntar à parte lúdico-terapêutica, um dos motivos do sucesso das hortas urbanas que vão surgindo e de haver quem já arranque a relva do jardim para fazer hortas. Para quem não tem essa possibilidade, até porque o tempo não é elástico, comprar aos produtores é uma excelente ideia. E eles bem precisam de escoar a produção.

    ResponderEliminar
  17. O tomate comprido e encarnadinho, é tomate-chucha ou tomate de cacho. Coração de boi, é a couve :)

    ResponderEliminar
  18. Mas olhe que aqui, mesmo nas mercearias, referem-se ao tomate grande, em forma quase de coração, como coração-de-boi. Ora veja por favor (esperando que o link não crie algum vírus...): http://www.google.pt/#sclient=psy-ab&hl=pt-PT&source=hp&q=%22tomate+cora%C3%A7%C3%A3o+de+boi%22&pbx=1&oq=%22tomate+cora%C3%A7%C3%A3o+de+boi%22&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=7089l9722l2l10198l2l2l0l0l0l0l117l222l0.2l2l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=2c7230698135b47c&biw=1280&bih=657

    ResponderEliminar
  19. Mas também há, de facto, couve coração-de-boi!

    ResponderEliminar
  20. Pois é, é o sistema em que vivemos... os que produzem são os que menos ganham.
    Nem sempre é assim, pois os grandes agricultores que dispõem de centenas de hectares, maquinaria e assistência técnica para enormes produções, ganham bem.
    Também há pequenos agricultores que se colocam à beira das estradas que nos enviam cada "barrete" em preço e qualidade.
    É assim tudo mas, de qualquer modo, cada consumidor deverá escolher produtos nacionais para ajudar a combater a fome e o desemprego.
    É um acto de bom patriota, mesmo que seja um pouco mais caro porque o que mais barato sai mais caro com desempregos e tudo o mais.

    ResponderEliminar