terça-feira, 7 de julho de 2009

Vieiras em couve-flor e pão de soja



No sábado, tivemos um casal amigo cá a jantar. Costumamos alternar, num sábado em casa de uns e, no seguinte, em casa dos outros, quase consecutivamente. São verdadeiros “jantares de alterne”!!!
E fiz uma entrada muito agradável, baseada numa receita do excelente livro “Entre Pratos” do Henrique Sá Pessoa.
Bom, vamos a pratos. Simplifiquei a receita, porque a original leva foie gras (coisa que eu seria, de resto, incapaz de comer), azeite de trufa, cebolinho e vinagre balsâmico, e a minha levou só mesmo o básico.
Então, refoguei uma chalota em azeite, adicionei couve-flor e deixei estufar um pouco. A seguir, reguei com natas de soja (leite, no original) e deixei cozer uns 15 minutos. Triturei em puré e reservei. Depois, salteei a vieira em óleo (azeite no original, mas salpica mais e eu não estava numa de me queimar!), temperando com sal e pimenta.
Por fim, montei a entrada em pratos sopeiros, colocando 2 colheres do puré de couve-flor sobre uma metade de pão de soja e rematando com a vieira (no original, são servidas apenas sobre o puré e com o foie gras). Acho que ficou lindo e estava muito bom ;)

2 comentários:

  1. Excelente. Por acaso conheço o tal casal que alterna, de vez em quando, e garantiram que estava soberbo.

    ResponderEliminar
  2. Minha querida
    Como o casal deve ter ficado impressionado!!!
    Parece-me uma receita deliciosa e fácil de se preparar.
    Obrigada por partilhar.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar