domingo, 3 de janeiro de 2010

Bacalhau espiritual



Olá, doces meninas (e algum eventual gentil cavalheiro que me leia…)!

Tenho várias comidinhas para postar, mas não tem havido tempo. Cá em casa, a passagem de ano funciona como o Natal, de modo que, na última semana, não tive “parança”.
Nem sei o que hei-de postar primeiro. Olha, vai o bacalhau espiritual de ontem, que fiz para gastar 3 lombos e ½ de bacalhau que sobraram do jantar de ano novo, em que fiz o tradicional bacalhau cozido com batata e couve, e ainda um bacalhau mais alternativo (nem vos passa como eu sou alternativa!), tipo bacalhau à casa, frito e com puré.
Para o espiritual, que nunca tinha feito, baseei-me nesta receita, http://www.gastronomias.com/receitas/rec0769.htm, alterando várias coisas. Fiz um refogado com azeite, margarina, alho e cebola, ao qual adicionei o bacalhau desfiado. Desmanchei uns 3 pães e ½, grandes e frescos, embebi-os em leite de soja e juntei-os ao bacalhau, temperando com sal, pimenta branca e noz-moscada. À parte, preparei um bechamel com farinha, margarina e leite de soja, também temperado com sal, pimenta e noz-moscada. Depois de arrefecido, juntei-lhe 4 gemas de ovos, e somei ao preparado de bacalhau e pão. Bati 4 claras em castelo, envolvi-as na mistura anterior e levei ao forno pré-aquecido a 200 ºC durante uns 30 minutos. 



Queridas, um excelente ano 2010 para todas! Que consigam o que mais querem, sendo que, muitas vezes, temos de nos adaptar ao que temos e tentar ser felizes com isso, porque há coisas que não podemos mudar mesmo. Nas outras coisas que dependem de nós, força, confiança e muita garra!!!!!!

8 comentários:

  1. Uma delicia...maravilhosos. Beijinhos e um excelente ano.

    ResponderEliminar
  2. È um prato que gosto muito hummmm :)
    obrigado pelo apoio miga muahhhhhhhhhhhhhhh :)

    ResponderEliminar
  3. Olá, Vanessa! É mesmo esse o nome desta receita tradicional. Talvez seja uma receita conventual ou talvez o nome se deva ao facto de ficar fofo, como uma nuvem do céu ;)
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  4. Uma delicia mesmo, gosto muito.
    Tudo de bom para ti tb.
    bjssss

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha!! Huuuummm! Estou curiosa para ver esse prato alternativo! =)
    Bom ano!!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. ola e a minha primeira visita ao teu cantinho e estou a adorar
    eu adoro este rato
    ha iemnso que nao faço
    esta uma delicia
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Hoje houve bacalhau espiritual cá em casa. E de quem é a culpa? Da M., claro!

    ResponderEliminar