sábado, 30 de janeiro de 2010

Bolo de polenta e banana madura


Duas bananas muito maduras e um pacote de polenta com o prazo a acabar… No hay problema! 4 ovos, 2 chávenas de açúcar, as 2 bananas realmente maduras, 1 chávena de polenta, 2 chávenas de farinha de trigo, 1 colher de chá de fermento e sumo de meio limão, tudo muito bem batido por esta ordem, cozeu a 175 ºC durante uns 30 minutos. Por cima, a enfeitar, cerejas em calda.


Minhas queridas, beijinhos e, se puderem, aproveitem bem o sábado! Eu podia ir agora às compras, mas estou com preguiça...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Melão Recy


Estava meio melão desanimado no frigorífico, há dias à espera de que alguém o arranjasse. Tive piedade dele e resolvi dar-lhe atenção. Anda cá, bichano, que já te conto uma história... Pois bem: com uma colher de servir gelados, desanquei-o todo para dentro do liquidificador, onde o misturei com 1 saqueta de gelatina tutti-frutti em pó. Entretanto, na batedeira, já andavam às voltas 2 pacotes de natas com 3 colheres de sopa de açúcar. Tudo bem sovado, foi primeiro o melão com gelatina, assim recyclado, para o fundo da taça que vos mostro, sendo abafado por uma camadinha de bolacha maria integral, para não se misturar logo com as natas que vieram a seguir. Por cima, confettis carnavalescos. Frigorífico toda a noite para servir ao almoço do dia seguinte: hoje.

Afinal, acabei por ser um pouco sádica com o melão…

sábado, 23 de janeiro de 2010

Bolo de nozes e bombons


Mais uma receita para empandeirar, desta feita uns bombons de avelã ligeiramente amargos que sobraram da passagem de ano.

Então, bati 6 ovos com 2 chávenas de açúcar, 10 nozes, 2 chávenas de farinha, 1 pitada de fermento, 1 colher de sopa de óleo (para ficar húmido) e 1 pacote de natas. Deitei a massa na forma e coloquei por cima alguns bombons que desceram amavelmente até ao fundo, criando o efeito que se vê.

Ah, foi ao forno durante 45 minutos a 175 ºC ;)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Receita


Uma boa receita para "empandeirar" vinho menos bom que uma pessoa tenha por casa...


Aqui, o departamento de bebidas fica a cargo do meu marido e parece-me que já lhe incuti a ideia de que as receitas não são para se seguir, de modo que esta bebida teve o seu cunho pessoal. Assim, à esperada mistura de vinho branco e cerveja, que seria a chamada “receita”, pelo menos como é conhecida cá no Norte, ele acrescentou um pouco de rum, gelo picado, açúcar + açúcar mascavado e mel.

Sabem que mais? ‘tá-se bem ;)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Salmão com acidoce de ananás


Uma rapidinha antes de preparar o almoço ;)

Gostei tanto deste salmão com acidoce de ananás que o fiz duas vezes esta semana, um só para nós e outro num jantar com amigos.
Na sexta, tendo aberto uma lata de ananás para a pizza, pensei em combiná-lo com uns lombos de salmão. Apetecia-me algo… bom!

E assim foi: triturei umas rodelas de ananás com um pouco de calda do mesmo, mostarda Dijon com grãos, umas gotinhas de tabasco, outras de vinagre (apenas umas 3 de cada) e açúcar. Depois de alourar em margarina o salmão, temperado com sal e mostarda, aqueci o acidoce na frigideira e servi-o quente por cima do salmão.
Num dia, acompanhei com espirais; noutro, com arroz branco.

É disto que eu preciso:

E, agora, ala para a cozinha!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Pizza verde


Tanto comerete e beberete para postar que nem sei por onde começar – ah, que jeito tenho para versos!

Começo pelo mais antigo, a pizza do meu almoço de sexta. Num tímido rasgo de hedonismo, pensei: por que não fazer uma pizza só para mim?


Tinha uma base congelada, que barrei com ketchup, e carreguei com queijo mozzarella ralado, salsichas de soja, ananás, azeitonas verdes, cogumelos e mais queijo. Polvilhada com orégãos, 15 ou 20 minutos em forno quente e está o almoço na secretária!



Não estão lindos os meus narcisos?

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Linguado com leite de côco e caril


Estou feita comigo! Não é que vieram cá entregar uma encomenda e eu, ao apresentar o talão de desconto ao homem, lhe disse: “tenho aqui um SELO…, um..." Ele: “sim, um talãozinho!”!!!

Bem, passemos à receita... Ontem, fiquei contagiada pelos pratos de inspiração indiana do http://cabecasdealhochocho.blogspot.com e do http://pratosdabela.blogspot.com. Assim sendo, preparei uns lombinhos de linguado com molho de caril e leite de coco: depois de alourar 1 cebola e 2 dentes de alho em azeite, juntei polpa de tomate frito, sal, pimenta branca e 1 colher de chá cheia de caril. Depois de ferver um pouco, coloquei os lombinhos de linguado e grãos de soja, para dar um toque verde, e refresquei com uma lata de leite de coco. Deixei apurar em lume brando durante uns 30-40 minutos. Servi com arroz branco.

Já está sol por cá ;)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Selo Sunshine Ward


Que selinho tão querido este, passado pela minha amiga Scaf, do Asas na Cozinha (http://scafsky.blogspot.com/), que se lembra sempre de mim ;)
Ora temos de passá-lo a 10 ricas meninas. E passo:

à Anabela, do http://espacodabelita.blogspot.com/
à DonaBimby, do http://donabimby.blogspot.com/
à Gina, da http://acasadagigis.blogspot.com/
à Isabel, do http://acasadagigis.blogspot.com/
à Belinha, do http://docurasebelezuras.blogspot.com/
à Joana, do http://bimbyparatodos.blogspot.com/
à Marina, do http://cabecasdealhochocho.blogspot.com/
à Patrícia, do http://cocoebaunilha.blogspot.com/
à Cuca, do http://cuca-simplesmente.blogspot.com/
à Doces & Cia., do http://caosnacozinha.blogspot.com/

Arfff, tantas...

Bola de atum, delícias e pickles


Fiz ontem esta bola para acompanhar o jantar e ir trincando quando apetece. 



Massa feita com 3 ovos, 3 chávenas de farinha de trigo, 1 pitada de sal, outra de fermento, cerca de ½ chávena de óleo e 1 chávena de leite. Deitei uma camada de massa numa forma quadrada e dispus por cima 3 latas de atum desfiado, várias delícias do mar cortadas em tiras, pickles picados e, para rematar, fatias de queijo flamengo. Cobri com a restante massa e preparava-me para pincelar com gema de ovo batida, mas não havia mais ovos! Que má dona de casa sou… Bom, procurei alguma coisa que conferisse cor e descobri um frasco de molho de francesinha! Pincelei com uma porção dele, enfeitei com mais uns pickles e cá está a nossa bola!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Medalhões de pescada no forno


Estes medalhões de pescada ficaram óptimos! Temperei-os com sal, pimenta branca, sumo de limão, alho picado e leite. Depois de marinarem um bocadinho, coloquei-os numa assadeira untada com azeite e, por cima, compactei uma cobertura de pão caseiro picado com alho e salsa, regada com azeite. Foram ao forno na companhia de batatinhas brancas com casca, regularmente viradas e regadas com o azeite, durante uns 40 minutos, a 200 ºC.

Nunca mais é Verão… :(

domingo, 10 de janeiro de 2010

Tosta de legumes no forno

Pausa para café, bolo e blog...


Já tenho feito algumas vezes esta tosta de legumes. É boa para gastar pão de forma, quando está quase a acabar a validade. Simplicíssima. Tal como começa boa parte destas receitas, refoga-se alho e cebola em azeite, adiciona-se um pouco de polpa de tomate frito, e depois vai-se deitando os legumes que temos por casa. Neste caso, levou cogumelos, uns inteiros e outros laminados, castanhas, favas e grãos de soja. Temperei com sal, pimenta e cominhos, e deixei estufar um bom bocado. Entretanto, forrei a assadeira com pão de forma, que pode ser previamente torrado, e deitei este recheio por cima, alternando com mais pão e outra camada de legumes. Por fim, ovos batidos com mistura de 3 queijos ralados. Forno para gratinar!



Já agora, alguma menina sabe como faço para colocar as etiquetas (tipo Pães, Bolos, etc.) na coluna lateral? Eu queria, mas não faço ideia como é. Desde já, obrigada!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Bolo de café e banana


Buon giorno! Está um gelame por aqui…

Ontem à noite fiz este bolo para sobremesa e pequeno-almoço. Levou 5 ovos, 2 chávenas de açúcar, outras 2 de farinha, 1 colher de chá de fermento, 1 pacote de natas, 1 colher de sopa de café instantâneo e, por cima, 2 bananas às rodelas e uns devaneios de leite condensado – adoro aquela embalagem tipo bisnaga!

Não reparei durante quanto tempo cozeu, mas deve ter sido uns 40 minutos, a 200 ºC.

Um bom sábado para todas e todos! Tenho trabalho para toda a tarde, mas também já está o dia relativamente organizado ;)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

As rabanadas e a aletria

Achavam muito mal se eu ainda mostrasse as minhas rabanadas e a aletria do Ano Novo? Não? Então vou mostrar!

As rabanadecas:


Como habitualmente, as fatias de pão foram embebidas numa calda de leite fervido com casca de limão, pau de canela e açúcar, mas este ano acrescentei também moscatel e um pouco de leite condensado. Passei-as, depois, por ovo batido, fritei-as em óleo quente, e envolvi-as em açúcar, canela e uma pitada de chocolate em pó.




A aletria também é do mais simples que há: novamente leite (com um pouco de água) fervido com casca de limão, pau de canela e açúcar, mais um pouquinho de leite condensado, aletria desfeita para dentro, e é só cozer, como sabem.



Os meus maroteiros à lareira, a tomarem conta dos lombos de bacalhau que descongelavam!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Portobellos com paté de queijo da Serra e atum



Hola!

O início do ano está a ser atípico. Supostamente, esta semana deveria ser mais parada, mas tenho estado sob uma avalanche de trabalho, e hoje ainda vou fazer outra noitada e madrugada. Ronc…
Bem, fiz para o jantar uns portobellos bem bons. Salteei-os em 2 colheres de sopa de margarina de soja com 2 dentes de alho picado, deixei estufar um pouco e transferi-os para uma assadeira untada com mais margarina (perdi outro quilito na última semana, por isso posso investir na margarina!). Por cima, comprimi um paté feito com atum de conserva, queijo da Serra picado – ainda da passagem de ano – e mostarda com grãos. Um fio de azeite por cima e forno quente para fundir o queijo. E foi à mesa com arroz branco ;)

Espero que tenham começado bem o ano novo. Força nas vossas determinações, que eu também estou apostada nas minhas!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Sopa de farrapo velho


A passagem do ano e o dia de ano novo é quase sempre cá em casa. Este ano, para além do bacalhau cozido para os mais tradicionais (os homens mais velhos), fiz um "à casa”, fritando lombos de bacalhau, passados por ovo batido e farinha, e dispondo-os em travessas (éramos 12 comensais), acompanhados por puré de batata, com cebolada por cima e maionese para gratinar no forno.



Como sempre, sobrou bacalhau, couves, batatas… Geralmente, fazemos com isso uma coisa que detesto – farrapo velho, blherghhh!!! – mas que o resto do pessoal adora. Contudo, este ano, notou-se mesmo como estamos a ficar velhotes, especialmente alguns que quiseram ir descansar mais cedo para casa. E o lanche também tinha sido bem reforçado, de modo que não houve farrapo velho para ninguém. Mas, e as sobras? Eureka: é fazer uma sopa de farrapo velho!

Batata, couve e grelos, tudo já cozido, sobre um refogado de azeite, cebola e alho, mais umas cenouras. Água a ferver em cima, cozeu uns 15 minutos, e foi só passar com a varinha e guarnecer com lascas de bacalhau!

Bacalhau espiritual



Olá, doces meninas (e algum eventual gentil cavalheiro que me leia…)!

Tenho várias comidinhas para postar, mas não tem havido tempo. Cá em casa, a passagem de ano funciona como o Natal, de modo que, na última semana, não tive “parança”.
Nem sei o que hei-de postar primeiro. Olha, vai o bacalhau espiritual de ontem, que fiz para gastar 3 lombos e ½ de bacalhau que sobraram do jantar de ano novo, em que fiz o tradicional bacalhau cozido com batata e couve, e ainda um bacalhau mais alternativo (nem vos passa como eu sou alternativa!), tipo bacalhau à casa, frito e com puré.
Para o espiritual, que nunca tinha feito, baseei-me nesta receita, http://www.gastronomias.com/receitas/rec0769.htm, alterando várias coisas. Fiz um refogado com azeite, margarina, alho e cebola, ao qual adicionei o bacalhau desfiado. Desmanchei uns 3 pães e ½, grandes e frescos, embebi-os em leite de soja e juntei-os ao bacalhau, temperando com sal, pimenta branca e noz-moscada. À parte, preparei um bechamel com farinha, margarina e leite de soja, também temperado com sal, pimenta e noz-moscada. Depois de arrefecido, juntei-lhe 4 gemas de ovos, e somei ao preparado de bacalhau e pão. Bati 4 claras em castelo, envolvi-as na mistura anterior e levei ao forno pré-aquecido a 200 ºC durante uns 30 minutos. 



Queridas, um excelente ano 2010 para todas! Que consigam o que mais querem, sendo que, muitas vezes, temos de nos adaptar ao que temos e tentar ser felizes com isso, porque há coisas que não podemos mudar mesmo. Nas outras coisas que dependem de nós, força, confiança e muita garra!!!!!!