domingo, 18 de outubro de 2009

Sopa de alheira de bacalhau



Olá, minhas jovenzinhas! Esta semana foi de cão, au, au, au, mas cá estou eu de volta, desta feita para apresentar o meu jantar de alterne de ontem (costumamos alternar os jantares de sábado com um casal amigo, de modo que é esta a designação que se aplica!). 

Começo, então, pela entrada, uma sopa de alheira de bacalhau. Um colega do meu marido comeu esta sopa no Hotel Infante Sagres, um dos melhores e mais bonitos do Porto, e eu decidi apresentá-la ontem, mas com alheira de bacalhau, já que não como carne. O sabor, de resto, é igual, até porque se deve mais ao tempero e ao fumeiro do que ao próprio recheio. Assim, refoguei muito ligeiramente 1 cebola grande e 2 dentes de alho em azeite, e juntei 1 cenoura, não me lembro quantas batatas, 3 colheres de feijão preto e, já no final da cozedura, 1/2 alheira sem pele (e água, claro). Triturei e depois adicionei mais 2 alheiras sem pele e cortadas aos bocados. Temperei com sal, pimenta preta e cominhos, e deixei apurar em lume muito brando durante uns 40 minutos. Experimentem, ficou muito boa!

9 comentários:

  1. Alheira de bacalhau... diferente... bem bom!

    ResponderEliminar
  2. Já comi alheira de bacalhau, de legumes, mas nunca me passaria pela cabeça fazer sopa, ficou uma delicia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. Ummm, parece muy rica. Sólo una pregunta: qué es "fumeiro"?

    Veré si encuentro esa delicia por aquí.

    Saludos tropicales.

    Víctor

    ResponderEliminar
  4. Ai estas receitas teem bom aspecto! Apesar de eu não comer peixe, confesso que o aspecto deixa mesmo água na boca e imagino que sejam boas!
    Eu falei dos cães, porque hoje passei a tarde na praia com a cadela do meu primo, aquela labrador preta, e tive oportunidade de tirar muitas fotos! Mas eu pessoalmente sou mais pessoa de gatos do que de cães :D a minha gata mais nova é a mascote da casa, e é super fiel! E não é daqueles gatos que quer estar sozinha, pelo contrário!
    Em relação a terem tirado as taças, eu tenho vizinhas ranhosas que já tiraram taças que eu punha com comida para gatos... Agora eu ponho-as e fico á cuca, e mal vejo que os gatos comeram vou lá buscar... Também me revolta, mas essa gente é gente sem sensibilidade! Mereciam ouvir poucas e boas, mas temos que ser superiores, pelos nossos amigos gatos né?
    **

    ResponderEliminar
  5. que delicia mas nunca vi alheira de bacalhau deve ser deliciosa?!
    onde a compras-te?

    ResponderEliminar
  6. Ai que coisa tão boa!!!!
    Não conhecia, mas adorei.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Não conheço alheira de bacalhau, mai imagino que deve ser muito boa, assim como essa sopa!
    Onde posso encontrar a tal alheira?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Hum, b deve ser boa, onde comprase a alheira?

    ResponderEliminar
  9. Querida Madalena
    Gosto muito de alheira de bacalhau, mas nunca me lembraria de fazer uma sopa com ela!Obrigada pela sugestão.
    Vai saber muito bem nestes dias que já começam a esfriar.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar