terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bolo de queijo


Só mais um bolo, posso?
Receita adaptada deste livro maravilhoso que veio da casa dos meus pais (muito folheei eu este livro!), onde se conta que o bolo, de origem grega, foi redescoberto pelos americanos.

(Que chatice, vou ter de copiar a receita…)

Vamos a isto, copi-adaptando:
Desfaz-se 9 tostas grandes num pano de cozinha, batendo e esmagando com o rolo da massa (“Ah, detesto-a, detesto-a”, vai-se remoendo enquanto se malha nas tostas com o rolo). Then, mistura-se as migalhas com 2 colheres de sopa de açúcar e 40 g de manteiga (é claro que foi a olhex), e esfrega-se com as mãos, não de satisfação, mas até ligar bem os ingredientes. Comprime-se a massa, com uma colher de sopa, numa forma de fundo solto untada com manteiga, de modo a criar um fundo liso. A seguir, deveria ter esmagado 500 g de queijo fresco, mas, ao invés disso, utilizei igual quantia de queijo creme sem lactose, e misturei com 120 g de açúcar, 1 colher de chá de raspa de limão, 1 colher de sopa de sumo de limão e 5 gemas de ovo, batendo até ficar cremoso. Entretanto, bate-se 5 claras em castelo, mistura-se delicadamente no creme anterior e verte-se sobre a base de tostas. Coze a 150 ºC durante 75 minutos.
“Deixe arrefecer 10 minutos e retire o aro da forma. Sirva só ao fim de 3 horas.” Qual quê? Tive de abreviar a coisa, porque havia mais 2 pratos para levar ao forno e servi umas 2 horas depois, mas gostei bastante do bolo, ainda assim. Pena não ter ficado mais bonito e alto, mas voltarei a tentar com mais tempo e com queijo fresco.

18 comentários:

  1. Que belo bolo de queijo, a minha mãe tembém tem esse livro, eheh!! Já é bem antigo e tem receitas fantásticas!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ola amiga que delicia que deve estar só pelo aspecto da vontade de comer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mais um bolo, claro que podes, eu deixo! hehe. Gosto e uso a tua técnica para esmigalhar as tostas :) Recomendo, é uma boa terapia! Quanto ao bolo deve ser muito bom, iami iami.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá! Ainda outro dia andava eu na despensa da minha mãe a espreitar os livros de cozinha dela. Todos do século passado, mas com receitas maravilhosas.Estou a pensar confiscar-lhe alguns.Ela já pouco lhes liga.Ficariam mais animados ou folheados nas minhas mãos.
    Obrigada por te teres dado ao trabalho de copiar esta receita. Deve ter ficado muito saboroso.
    Bj
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Esse bolo parece uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olha que mesmo sendo uma receitinha "velhinha" tem um aspecto delicioso...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Sabes que também tenho esse livro hehehe e trazido (roubado) da casa da mãezinha assim que me casei hehehe. O bolo só pode ser bom e tem um aspecto delicioso,

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Acreditas que "herdei" à dias esse livro da minha Mãee fiquei a achar que não tinha receitas nenhumas de jeito!?
    Agora vejo que estava enganada e vou voltar a folhear o dito!!!!
    Beijinhos grandes e obrigado.

    ResponderEliminar
  9. Conheço esse livro, a minha mãe tem.
    O bolo mesmo baixinho tem bom aspecto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Pois eu não conheço esse livro, mas acredito que esse bolo estava muito bom.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. deve ser muito bom amiga...gostei do teu bolinho....bjokinhass

    ResponderEliminar
  12. SEU LIVRO É UMA RIQUEZA TUDO DE BOM!
    ESTE BOLO COM ESTES INGREDIENTES SÓ PODE ESTÁ UMA DELICIA!

    BEIJINHOS,
    ANDRÉA.......

    ResponderEliminar
  13. Sempre deliziose le tue torte Bella,complimenti!!!;-))
    Un abbraccio e buona notte vista l'ora
    Kiss

    ResponderEliminar
  14. Madalena,
    Que delicia deve ter ficado esse bolo... Ja estive a cuscar as novidades desta cozinha. E quanta coisa boa que vai por aqui : ) Para a semana acabaram-se as ferias, que bem que estavam a saber mas e' a vida ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Oh rapariga têm um aspecto tão fofinho que era capaz de me sentar aí a tomar um cafézinho e a comer do bolo...Os livros que passam de geração em geração são os mais valiosos:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. os livros velhos tem receitas fabulosas com esta
    esta bem apetitosos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Suponho que, mais uma vez, a esta hora já não haja uma fatia para mim... É pena!

    ResponderEliminar
  18. Se tivesse que escolher entre este bolo e a tarte de framboesas aqui de baixo, ficava mesmo era com os dois! :) Que delícias.
    Bjs

    ResponderEliminar